Início » Futebol » Relembre a trajetória de Raphael Veiga, goleador do Palmeiras

Relembre a trajetória de Raphael Veiga, goleador do Palmeiras

Publicado em:

Última atualização:

O meio-campista Raphael Veiga chegou ao Palmeiras em 2017. Dispensado das categorias de base de Corinthians e São Paulo, o atleta atuou no profissional pela primeira vez com a camisa do Coritiba, em 2016. De lá para cá, ele também passou pelo Athletico Paranaense, por empréstimo, quando já pertencia ao Verdão. Hoje, Veiga é o maior artilheiro do Porco no século XXI.

Continue a leitura e relembre a trajetória de Raphael Veiga, bem como suas estatísticas e títulos na carreira profissional.

Trajetória: um começo nada fácil

Raphael Cavalcante Veiga nasceu em 19 de junho de 1995, em São Paulo. Quando criança, o jogador queria ser goleiro. No entanto, devido à baixa estatura, não passou nos testes das categorias de base que tentou. Assim, Veiga se dedicou a novos testes jogando na linha, quando fez passagem no time juvenil do Corinthians. Lá, atuou junto ao zagueiro Marquinhos e ao goleiro Caíque França.

O que parecia o começo de uma história com o Timão se tornou decepção. Mais uma vez, o jogador foi dispensado; dessa vez, porque era muito franzino, e o clube buscava meninos com perfil mais atlético. Depois, o já meio-campista passou também pelo São Paulo até chegar ao Audax, do Rio de Janeiro, onde finalmente recebeu a devida atenção.

Isso porque um olheiro do Coritiba gostou do futebol de Veiga e o levou para jogar na base do Coxa em 2013, time que o revelou dois anos mais tarde.

Coritiba (2016)

Ao chegar à equipe profissional do Coritiba, Raphael Veiga estreou contra o Avaí em um 3 a 0 na Primeira Liga — competição que ocorreu somente naquele ano e em 2017, entre times do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Já no Campeonato Brasileiro, o primeiro jogo do meio-campista aconteceu na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz. Depois, o jogador passou a chamar a atenção de alguns clubes devido às suas atuações, fechando contrato com o Palmeiras.

No Coxa, Veiga completou a marca de três gols em 24 jogos.

Raphael Veiga no Palmeiras: antes do empréstimo

Após dez dias de apresentação no Palmeiras, o então camisa 20 fez tanto a estreia como o primeiro gol pelo Verdão contra a Chapecoense. No entanto, Veiga entrou poucas vezes em campo — mais precisamente 22 partidas —, marcando dois gols.

Assim, o Palmeiras o emprestou para o Athletico Paranaense em 2018.

Athletico Paranaense (2018)

Com um começo de poucas oportunidades no Athletico-PR, Raphael Veiga muitas vezes passava os jogos no banco de reservas. Todavia, ele ganhou espaço quando o técnico Tiago Nunes assumiu o comando do Furacão, conquistando a Copa Sul-Americana com a equipe contra o Junior de Barranquilla.

Na ocasião, além da assistência para gol do centroavante Pablo, Veiga também converteu um pênalti no jogo de volta, quando a partida chegou às penalidades. Ao todo, foram 48 jogos com a camisa vermelho e preto, além de nove gols.

Raphael Veiga no Palmeiras: em definitivo – até o momento

Depois de uma boa temporada no Furacão, além do primeiro título da carreira, Raphael Veiga voltou ao Palmeiras para marcar para sempre a história do clube. Agora, com a camisa de número 23, o atleta deixava para trás a má fase pelo alviverde.

Na primeira temporada de volta, disputou nove jogos no Paulistão, com um gol e uma assistência, conquistando mais um título na carreira. Além disso, ele marcou 11 gols no Brasileirão daquele ano. Apesar de não faturar o campeonato, ergueu a taça mais cobiçada das Américas: a taça da Copa Libertadores da América. Na competição, fez dois gols e deu uma assistência, ajudando o Palmeiras a empilhar mais um caneco.

Já 2021, Veiga novamente conquistou a América: foram 12 jogos e cinco gols na Libertadores. Além disso, durante o Campeonato Brasileiro, jogou 31 vezes, marcando 10 gols e dando quatro assistências.

No ano seguinte, foi a vez do Brasileirão, bem como do Paulistão e da Copa Sul-Americana. Ao todo, o jogador fez 44 partidas e marcou 18 gols. Entre 2023 e 2024, até o momento, Raphael Veiga soma 110 jogos, 17 assistências e 34 gols, sendo um meio-campista artilheiro.

Outra marca importantíssima da carreira do atleta é a de maior artilheiro do século XXI do Palmeiras. Isso porque Veiga atingiu o centésimo gol com a camisa alviverde no jogo contra o Fortaleza, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. E por falar nisso, esse tento foi de pênalti — habilidade que o meio-campista tem de sobra. Em 44 tentativas, o jogador marcou 37 gols em penalidades até outubro de 2024.

Títulos de Raphael Veiga no Palmeiras

Com 11 títulos conquistados vestindo a camisa palestrina, Raphael Veiga é uma das referências do clube atualmente. Veja todos os troféus que o meio-campista ergueu desde 2018, no Verdão:

  • Campeonato Paulista (2020, 2022-24)
  • Libertadores da América (2020-21)
  • Copa do Brasil (2020)
  • Campeonato Brasileiro (2022-23)
  • Recopa Sul-Americana (2022)
  • Supercopa do Brasil (2023)