Início » Futebol » Veja como está o ranking masculino de seleções da FIFA

Veja como está o ranking masculino de seleções da FIFA

Publicado em:

Última atualização:

Assim como ocorre em outras modalidades coletivas, o futebol possui um ranking mundial específico que determina as colocações de cada seleção no cenário mundial. Esse ranking de seleções da FIFA, além de indicar qual time é o melhor, é útil em diversas circunstâncias na formação de torneios e afins.

No entanto, existem várias polêmicas que o cercam e, há tempos, sua credibilidade é posta em cheque. Leia o texto a seguir para entender melhor como ele funciona e a colocação atual das seleções.

Como ocorre o cálculo do ranking

Antes de comentar sobre o ranking de seleções da FIFA atual, é importante analisar o modo como ele é calculado. Vale destacar que a sua metodologia sofreu várias alterações ao redor dos anos, e a atual, de 2018, tem a intenção de reduzir o número de partidas manipuladas.

Desde a Copa do Mundo, a entidade máxima do futebol utiliza um método ELO. A partir dele, foi criado um algoritmo SUM para tentar medir com maior exatidão os pontos após cada partida. O algoritmo tem a seguinte fórmula: P = Pbefore + I ( W – We).

No caso, o “Pbefore” representa os pontos antes à partida, o “I” é o seu grau de importância, o “W” é o resultado do jogo e o “We” é o resultado esperado do jogo.

Dentre todas essas variáveis, o grau de importância acaba sendo o fator-chave do ranking de seleções da FIFA. O “I” pode variar de 5 a 60 dependendo do torneio em questão. Por exemplo, em partidas amistosas, ele acaba valendo 5. No entanto, há a possibilidade de valer 60 em jogos realizados a partir das quartas de final de uma Copa do Mundo.

Uso do ranking de seleções da FIFA

Como dito antes, o ranking de seleções da FIFA acaba sendo útil para definir torneios internacionais realizados.

Na Copa do Mundo, por exemplo, ele serve para definir os cabeças de chave da competição e quais times podem se enfrentar na fase de grupos. Além disso, define os potes em que cada seleção estará na realização de sorteios, impedindo que países com altas colocações se enfrentem logo de cara. Isso sempre beneficia os times melhores colocados.

Ranking de seleções da FIFA atual e polêmicas

O atual top 10 do ranking de seleções que antecede a Copa América e a Eurocopa é o seguinte:

  • Argentina (1858 pontos);
  • França (1840. 59 pontos);
  • Bélgica (1795.23 pontos);
  • Inglaterra (1794.9 pontos);
  • Brasil (1788.65 pontos);
  • Portugal (1748.11 pontos);
  • Holanda (1742.29 pontos);
  • Espanha (1727.5 pontos);
  • Itália (1724.6 pontos);
  • Croácia (1721.05 pontos).

Não importando a metodologia aplicada, sempre há polêmicas por trás do ranking. Muitas delas têm a ver com o cenário “injusto” que ele proporciona no futebol de seleções, afinal, muitas das equipes se encontram em lugares que não refletem seu atual momento.

A grande questão da vez é o fato de a Bélgica ser terceira colocada mesmo sem ter um resultado expressivo em torneios internacionais desde 2018. Ademais, países como Croácia e Marrocos estão atrás da Itália, que sequer chegou a participar da última edição da Copa do Mundo em 2022.