Início » Futebol » A história e o momento do Racing Club de Avellaneda

A história e o momento do Racing Club de Avellaneda

Publicado em:

Última atualização:

O Racing Club de Avellaneda é um dos clubes de futebol mais tradicionais da Argentina. Fundado em 25 de março de 1903, a equipe já conta com mais de 30 troféus em sua galeria, tendo também uma Libertadores e uma Recopa Sul-americana. Vale destacar também que sua última grande conquista foi o Troféu de Campeões da Liga Profissional, em cima do Boca Juniors.

Seu estádio, Presidente Perón, conta com capacidade para mais de 50 mil torcedores e é muito conhecido pela pressão nos torneios continentais. Sendo um dos cinco maiores times da azul-celeste, a equipe também já foi a mais popular do país nos anos 40. Os chamados “La Academia” têm um número aproximado de um milhão e meio de pessoas que vibram pelo El Primer Grande atualmente.

Quer saber mais sobre o Racing Club de Avellaneda, sua fundação, títulos e rivalidades? Acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre a equipe argentina.

A fundação e as conquistas do Racing Club de Avellaneda

Criado no início do século XX, o Racing Club de Avellaneda foi o primeiro clube da Argentina a ganhar sete campeonatos locais de forma consecutiva no futebol amador, além de levantar três taças de torneios profissionais seguidos. Apesar de todos esses méritos, a equipe passou por uma grande seca de títulos no começo de sua história.

Ainda assim, vale destacar que os torcedores nunca abandonaram o plantel, e por isso são conhecidos por “La Nº1”. O apelido veio justamente pela fidelidade dos amantes do time mesmo no período de vacas magras. Atualmente, a “Guarda Imperial” tem um plantel que está entre a terceira e quarta maior torcida na Argentina.

Outro ponto que mostra o valor da La Academia é quando o clube estava prestes a falir, em 1999, mas sua torcida ajudou o time a se recuperar, se tornando o primeiro elenco do país a ser administrado por uma empresa: Blanquiceleste S.A. Contudo, vale destacar que, nos dias de hoje, o plantel já não é mais uma SAF e tem como presidente Víctor Blanco.

Então confira as principais conquistas do Racing Club de Avellaneda até o momento:

  • 1 Copa Intercontinental (1967)
  • 1 Copa Libertadores das Américas (1967)
  • 1 Supercopa Sul-Americana (1988)
  • 18 Campeonatos Argentinos de Primeira Divisão
  • 1 Campeonato Argentino de Segunda Divisão 
  • 12 Copas nacionais 
  • 1 Superliga Argentina
  • 1 Supercopa Intercontinental
  • 1 Campeão da Liga profissional

No total, já são 39 taças levantadas pelo time.

Rivalidade de Racing Club de Avellaneda com o Atlético Independiente

Conhecido como o “Clássico de Avellaneda”, a história de rivalidade entre o Racing Club de Avellaneda e o Club Atlético Independiente é marcada por ser uma das maiores de todo o mundo. Com estádios localizados a menos de 300 metros de distância um do outro, a região dos clubes também intensifica os duelos entre as equipes.

Nos confrontos oficiais até aqui, são 71 vitórias do El Primer Grande, 75 empates e 89 vitórias dos Diablos. Entretanto, a maior hegemonia de duelos é da La Academia, que passou mais de 11 anos sem perder contra os vermelhos, totalizando 20 jogos invictos. 

Na última partida, a vitória foi do time azul por 1 a 0 na primeira fase do Campeonato Argentino. Adrián Martínez marcou o gol.

Vale destacar que, além do clássico contra o Independiente, o Racing Club de Avellaneda também tem duelos intensos contra os outros times entre os apelidados como “Os Cinco Grandes”, que são: River Plate, Boca Juniors e San Lorenzo.

Plantel e desempenho atual

Atualmente na quarta posição da segunda fase do Campeonato Argentino, o Racing Club de Avellaneda vem de três vitórias nos últimos cinco jogos. Importante ressaltar que, na primeira fase, o time ficou no quinto lugar do grupo B com sete vitórias, três empates e quatro derrotas. 

Disputando também a Copa Sul-Americana, o plantel da La Academia ficou na primeira posição no grupo H, na frente do RB Bragantino. A equipe agora aguarda para a disputa das oitavas de final do torneio continental.

Veja o elenco do clube comandado pelo técnico Gustavo Costas:

Goleiros: Gabriel Arias, Roberto León e Facundo Cambeses.

Defensores: Agustín García Basso, Marco Di Cesare, Nazareno Colombo, Germán Conti, Leonardo Sigali, Santiago Quiros, Iván Pillud, Gastón Martirena, Tobías Rubio, Gabriel Rojas e Ignacio Galván.

Meio-campistas: Juan Nardoni, Santiago Sosa, Leonel Miranda, Santino Vera, Bruno Zuculini, Juanfer Quintero, Baltasar Rodríguez e Agustín Almendra.

Atacantes: Maximiliano Salas, Adrián Martínez, Agustín Urzi, Santiago Solari, Johan Carbonero e Roger Martínez.

Entre os destaques, o centroavante camisa 10 Roger Martinez é o maior nome de todo o elenco. Além dele, outros atletas, como o lateral direita Gastón Martinera e o esquerda Gabriel Rojas, são os que mais chamam a atenção de todo o plantel. 

Além disso, vale destacar que, recentemente, o Palmeiras contratou o volante Aníbal Moreno, que fazia parte do plantel do Racing Club de Avellaneda. O negócio foi de um total de mais de 8 milhões de dólares, sendo sete fixos e um de metas a serem batidas pelo jogador.