Após a demissão do treinador Rafael Paiva, o Vasco da Gama volta ao mercado para buscar um novo treinador para o ano de 2025. A diretoria cruzmaltina decidiu antecipar a saída do técnico após uma sequência de resultados negativos, e já tem alguns nomes especulados que podem assumir o Gigante da Colina. Quem vai ser o novo técnico do Vasco? Vamos conferir.
Resumo de Rafael Paiva no Vasco
Em sua segunda passagem como treinador nas categorias de base do Vasco, Rafael Paiva foi promovido a treinador interino do time principal em abril de 2024 após a demissão do argentino Ramón Diaz. Sua rápida passagem durou apenas quatro jogos, mas deixou boa impressão por conta da recuperação de alguns atletas que estavam em baixa.
Paiva retornou ao comando do time Sub-20 após a chegada do português Álvaro Pacheco. No entanto, o “Boina” acabou demitido em apenas quatro jogos em uma passagem desastrosa. Logo, Pedrinho, presidente do Vasco, decidiu dar uma nova chance a Rafael Paiva como treinador do time principal. Os resultados agradaram, o desempenho do time melhorou e ele foi efetivado.
Rafael Paiva se destacou por alguns quesitos em específico. Primeiro, deu chance a jovens jogadores que já conhecia da categoria de base do Vasco, como Leandrinho, Rayan e Guilherme Estrella. Depois, mudou o estilo de jogo, saindo da estratégia de buscar contra-ataques para propor um jogo de transição, aproveitando a rapidez e a vitalidade da equipe para pressionar e agir com maior velocidade.
Com bons resultados, o Vasco de Paiva chegou até as semifinais da Copa do Brasil e se estabilizou no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. No entanto, o trabalho acabou apresentando problemas ao longo do caminho, e após uma fase de apenas duas vitórias em 14 jogos, o treinador acabou sendo demitido faltando três jogos para o fim do Brasileirão. Para o seu lugar, o diretor técnico e ídolo do clube, Felipe “Maestro”, assume o comando da equipe no restante do ano.
Quem vai ser o novo técnico do Vasco em 2025?
Após a demissão de Rafael Paiva diante da derrota do Vasco contra o Corinthians por 3 a 1, o presidente Pedrinho convocou uma coletiva de imprensa ao lado do diretor de futebol Marcelo Sant’Ana na segunda-feira (25) para falar sobre o futuro do clube. Entre os assuntos relacionados, o novo treinador foi um deles. Mas, afinal, quem vai ser o novo técnico do Vasco?
Marcelo e Pedrinho optaram por não fornecerem detalhes sobre o perfil que a diretoria traçou para ser o novo treinador do clube em 2025. No entanto, a dupla afirmou que a busca será por profissionais que conhecem a cultura do futebol brasileiro e já trabalharam por aqui, independentemente de nacionalidade. Outro fator importante será considerar os treinadores que falam a língua portuguesa ou a língua espanhola, por conta da facilidade na hora da comunicação.
De acordo com o jornalista Lucas Pedrosa, o Vasco já fez seu primeiro contato formal com aquele que seria a prioridade da diretoria. Trata-se do português Luís Castro, que comandou o Botafogo em 2023 e estava no comando do Al-Nassr ao lado de Cristiano Ronaldo. A diretoria do Vasco teria entrado em contato com o staff do profissional para consultar se há interesse do português em comandar o cruzmaltino em 2025, e se ele gostaria de discutir o projeto esportivo. Até o momento, o treinador não respondeu formalmente sobre o contato do clube carioca.
O “GE” também apontou outros nomes que estão na mesa da diretoria do Vasco. O argentino Gustavo Quinteros, do Vélez Sarsfield, o compatriota Hernán Crespo, ex-São Paulo, e o português Pedro Caixinha, ex-Red Bull Bragantino, também foram consultados. Até o momento, no entanto, apenas receberam contatos dos executivos vascaínos sobre valores e interesse no projeto do Vasco.