Os dois clubes com mais torcida no Brasil já conquistaram o mundo no passado. Mas, afinal, quem tem mais Mundiais, Flamengo ou Corinthians? Confira o histórico das duas equipes na competição!
Quem tem mais mundiais, Corinthians ou Flamengo?
Desde a fundação dos dois times, o Timão teve a oportunidade de participar da competição internacional duas vezes em sua história. Enquanto isso, o Rubro-Negro teve três chances de conquistar o mundo.
No entanto, mesmo com menos participações, o Corinthians acumula mais títulos do torneio. A equipe paulista ergueu o troféu em 2000 e 2012. Do outro lado, apesar de ter participado em 1981, 2019 e 2022, venceu apenas sua primeira participação.
Quantos títulos do Mundial de Clubes o Timão tem?
A primeira chance que o Corinthians teve de vencer o Mundial de Clubes foi em 2000, com o novo formato da competição. Na época, havia a expectativa sobre quem seriam os convidados, os vencedores de 1999 ou 1998.
A Fifa definiu que os vencedores de dois anos antes da competição estariam classificados. Sendo assim, o Vasco (campeão da Libertadores 1998) e o Alvinegro (campeão brasileiro de 1998) foram os escolhidos.
Na primeira fase, o Timão liderou o grupo formado por Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira somou sete pontos. Na decisão, o Corinthians enfrentou o Vasco, que liderou o grupo B que contava com o Manchester United.
No Maracanã, pela grande decisão, os brasileiros não balançaram as redes e o título foi decidido nos pênaltis. Do lado vascaíno, Gilberto errou a terceira cobrança. Marcelinho Carioca deu esperanças ao perder a quinta, mas Edmundo também desperdiçou. Corinthians campeão.
Posteriormente, em 2012, após vencer sua primeira Libertadores, o Alvinegro conquistou o mundo novamente. Na semifinal, os paulistas bateram o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0. Depois, na decisão do Mundial de Clubes contra o Chelsea, o time comandado por Tite contou com um gol de Guerrero para erguer seu segundo troféu da competição.
Quantos títulos do Mundial de Clubes o Rubro-Negro tem?
No lado carioca, o Flamengo teve sua primeira chance de conquistar o mundo em 1981, com o time liderado por Zico. Vencedor da Libertadores naquele ano, o time do Rio De Janeiro enfrentou o Liverpool no Japão.
Diferentemente do que ocorreu em outras decisões com brasileiros, o Rubro-Negro teve mais facilidade contra os europeus, resolvendo tudo no primeiro tempo. Logo aos 13 minutos, Nunes abriu o placar, e Adílio aumentou, com o camisa 9 fechando o 3 a 0.
Posteriormente, em 2019, no elenco histórico comandado por Jorge Jesus, os rubro-negros voltaram a sonhar com o Mundial de Clubes ao vencer a Libertadores. Na decisão, depois de passar pelo Al-Hilal, os cariocas enfrentaram novamente o Liverpool.
Diferente do que aconteceu no século passado, no Catar, o Flamengo não teve facilidade, mas conseguiu segurar o 0 a 0 no tempo normal. No entanto, ainda no primeiro tempo da prorrogação, Roberto Firmino marcou e acabou com o sonho flamenguista.
Por fim, em 2022, o Rubro-Negro teve sua última chance de conquistar o mundo. Após vencer Copa do Brasil e Libertadores, o time se empolgou, com a viralização do vídeo do vice-presidente de futebol da equipe, Marcos Braz, provocando o rival. “Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar“, puxou o dirigente após o título da Liberta.
No entanto, os brasileiros sequer chegaram a enfrentar os espanhóis. O Flamengo caiu ainda na semifinal do Mundial de Clubes, sendo derrotado pelo Al-Hilal por 3 a 2.