A Bola de Ouro é uma das premiações mais importantes do futebol. A cerimônia aconteceu no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, e coroou jogadores e clubes em dez categorias. Mas, afinal, quem ganhou a Bola de Ouro 2024?
Primeiro, é necessário entender como funciona a premiação dos melhores jogadores do ano. A revista France Football, responsável pela Bola de Ouro, faz uma lista com os 30 melhores atletas da temporada 2023-24, das categorias feminina e masculina. O TOP 30 é entregue para jornalistas de diferentes países, que elegem os dez melhores. Assim, as posições de cada lista viram pontuações para o prêmio final.
Dessa forma, confira quem ganhou a Bola de Ouro de 2024.
Bola de Ouro: premiações para técnicos
Melhor técnica de futebol feminino
Emma Hayes venceu o prêmio de melhor treinadora do futebol feminino. A técnica inglesa dirigiu o Chelsea e os Estados Unidos durante o período de avaliação da Bola de Ouro. Desse modo, o desempenho dos Blues, campeão da Women’s Super League, a principal liga de futebol feminino da Inglaterra, entrou na consideração para o prêmio.
Além disso, Hayes comandou os Estados Unidos, que venceram a medalha de ouro nos Jogos de Paris.
Melhor técnico de futebol masculino
No masculino, o prêmio de melhor treinador da temporada foi para Carlo Ancelotti. Os principais concorrentes do técnico do Real Madrid foram Xabi Alonso (Bayer Leverkusen), Gian Piero Gasperini (Atalanta), Pep Guardiola (Manchester City), Lionel Scaloni (Argentina) e Luis de la Fuente (Espanha).
Dessa forma, a conquista de quatro títulos na temporada o colocou na primeira posição. Ancelotti venceu com o Real Madrid a La Liga a Supercopa da Espanha e a Champions League.
Bola de Ouro: premiações para equipes
Troféu de melhor clube feminino
Sem nenhuma surpresa, o Barcelona foi o grande time da temporada 2023-24. Campeão de quatro títulos, Copa de la Reina, a Liga Espanhola, a Supercopa da Espanha e a Champions League, é a equipe do futebol feminino a ser batida.
Troféu de melhor clube masculino
A Espanha dominou a Bola de Ouro por equipes na premiação. Desse modo, o troféu para equipe masculina ficou com o Real Madrid de Carlo Ancelotti e Vinícius Júnior. A conquista da 15ª Champions League da história e dos dois títulos nacionais, La Liga a Supercopa da Espanha, justifica a escolha.
Bola de Ouro: premiações individuais
Troféu Sócrates
A premiação que homenageia o ex-jogador do Corinthians é entregue ao jogador que se destacou com trabalhos humanitários no ano. Nesse sentido, a vencedora foi Jenni Hermoso, do Tigres (México) e da Seleção Espanhola.
Em 2023, Hermoso denunciou Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, por crime de agressão sexual. Além disso, a jogadora luta por igualdade no futebol.
Troféu Gerd Müller
A premiação consagra os maiores goleadores em competições europeias da temporada 2023-24. Assim, Harry Kane e Kylian Mbappé levaram o prêmio com 52 gols cada. Kane marcou os gols com o Bayern de Munique e a Seleção Inglesa, e Mbappé, apesar de defender o Real Madrid, fez os gols enquanto ainda estava no PSG e também pela Seleção Francesa.
Cristiano Ronaldo marcou 57 gols no mesmo período. Entretanto, o jogador atua no futebol da Arábia Saudita e não se qualifica para a premiação.
Troféu Yashin
Lev Yashin foi um atleta soviético que atuou como goleiro entre 1959 e 71, pelo Dinamo de Moscou e a extinta Seleção Soviética. Sendo considerado um dos melhores do mundo na posição, o troféu de melhor goleiro do mundo recebe seu nome como forma de homenagem.
Pelo segundo ano seguido, Emiliano Martínez, o Dibu, foi o vencedor do prêmio pelo seu trabalho na Seleção Argentina e no Aston Villa.
Troféu Kopa
O prêmio de melhor do mundo sub-21 foi para Lamine Yamal, do Barcelona e da Seleção Espanhola. O jogador que foi campeão da Eurocopa, sendo um dos protagonistas do título, atuando boa parte da competição com apenas 16 anos.
O troféu recebe o nome de Raymond Kopa, ex-jogador francês.
Quem ganhou os principais prêmios da Bola de Ouro 2024?
Bola de Ouro Feminina
Os Jogos Olímpicos têm um peso enorme na votação de melhor jogadora do Mundo. Entretanto, mesmo com a campanha abaixo do esperado da quarta colocada, Espanha, em Paris, Aitana Bonmatí recebeu, pela segunda vez, a Bola de Ouro.
A jogadora do Barcelona e da Seleção Espanhola, foi campeã com protagonismo de todos os campeonatos por clubes que participou. Nesse sentido, venceu a Copa de la Reina, a Liga Espanhola, a Supercopa da Espanha e a Champions League na temporada.
Confira abaixo, o TOP 5 da eleição da Bola de Ouro Feminina:
- 5º: Lindsey Horan (Estados Unidos e Lyon);
- 4ª: Sophia Smith (Estados Unidos e Portland Thorns);
- 3ª: Salma Paralluelo (Espanha e Barcelona);
- 2ª: Caroline Graham Hansen (Noruega e Barcelona);
- 1ª: Aitana Bonmatí (Espanha e Barcelona).
Bola de Ouro Masculina
O prêmio mais esperado da noite foi também o que mais gerou revolta dos brasileiros. A expectativa da coroação da temporada mágica de Vinícius Júnior se desfez ao ver Rodri levar o prêmio.
Rodrigo Hernández, meio-campista do Manchester City e da Seleção Espanhola, encerrou o jejum de 64 anos sem um título para um espanhol. O último vencedor do país foi o meia do Barcelona, Luis Suárez, em 1960.
Na temporada 2023-24, Rodri fez 58 jogos, 12 gols e 13 assistências. Porém, o número mais impressionante do jogador está no número de derrotas. A única partida que perdeu na temporada foi a final da Copa da Inglaterra por 2 X 1 para o Manchester United. O amuleto de Pep Guardiola conquistou quatro títulos no ano, a Premier League, a Supercopa Europeia, o Mundial de Clubes e Eurocopa.
Vinícius Júnior, que era cotado como favorito a vencer o prêmio, ficou em segundo na votação. O brasileiro terminou a temporada com 49 jogos, 26 gols e 11 assistências. Além de números melhores contra Rodri, o atacante do Real eliminou o City nas quartas de final da Champions League.
Dessa forma, o Brasil segue 17 anos sem vencer o prêmio. O último a conquistá-lo foi Kaká, em 2007. Confira abaixo, o TOP 5 da eleição da Bola de Ouro Masculina:
- 5º: Erling Haaland (Manchester City e Noruega);
- 4º: Dani Carvajal (Real Madrid e Espanha);
- 3º: Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra);
- 2º: Vini Jr. (Real Madrid e Brasil);
- 1º: Rodri Hernández (Manchester City e Espanha).