Início » Futebol » Quem é o pai do Cristiano Ronaldo? Conheça a história de José Diniz Aveiro

Quem é o pai do Cristiano Ronaldo? Conheça a história de José Diniz Aveiro

Publicado em:

Última atualização:

Em setembro de 2024, o craque português viveu um misto de emoções ao marcar em uma partida na Champions League Asiática. Nesse sentido, o jogador homenageou José Diniz Aveiro. Mas afinal, quem é o pai de Cristiano Ronaldo?

Conheça a história de José Diniz Aveiro, pai de Cristiano Ronaldo

No dia 30 de setembro de 1953, José Diniz Aveiro nasceu em Santo António, uma freguesia de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal. O pai do futuro craque Cristiano Ronaldo serviu nas forças armadas portugueses.

Desse modo, em 4 de setembro de 1974, José Diniz embarcou em uma missão na África, em direção a uma vila na Zâmbia. O continente passava por movimentos de independência e guerras civis. Ele desembarcou no local para conter o movimento de independência da Angola.

Porém, a situação do exército lusitano era crítica. Portugal perdera o domínio sobre as nações e a única coisa que os soldados poderiam fazer era entregar as ex-colônias para as forças locais.

Assim, o batalhão do pai do Cristiano Ronaldo não participou de nenhum conflito armado. Entretanto, sofreu com as péssimas condições de estrutura dos portugueses e com doenças. Nesse sentido, a malária assombrava o continente e infectou milhares de pessoas.

Como resultado, os homens do exército lusitano sofreram com calafrios, tremores e febre. Além disso, os alimentos não suportavam a refrigeração dos transportes, obrigando-os a caçar. A água portável também era escassa e a cerveja local muitas vezes era a única opção.

Início do alcoolismo e morte

Nesse cenário, os portugueses começaram a consumir a bebida alcoólica em excesso. Após treze meses com esta rotina, o pai de Cristiano Ronaldo retornou para Portugal.

Chegando lá, encontrou um país em crise econômica, cuja consequência foi o desemprego e o aumento da pobreza. Assim, José Diniz se entregou de vez a bebida, como fuga da realidade. Após meses sem conseguir um emprego formal, Aveiro finalmente conseguiu um trabalho como roupeiro de um clube local, o Andorinha.

Dessa forma, o pai influenciou no sonho do Cristiano Ronaldo a virar jogador de futebol profissional. Então, aos 12 anos, o jovem parte para Lisboa em busca de realizá-lo.

Quando Ronaldo começou a ganhar dinheiro na capital, ele tentou ajudar a família a se estruturar, mandando quantias para os parentes. Entretanto, José Diniz destinava parte do dinheiro para o vício no álcool.

Em 2005, quando o craque português foi para o Manchester United, o pai do jogador sofreu com uma doença no fígado, que parou de funcionar. Cristiano fretou um avião e levou José Diniz para Londres. Entretanto, já era tarde e, em 6 de setembro, Aveiro faleceu.

Cristiano Ronaldo faz homenagem ao pai em dia do seu aniversário

Durante a partida entre Al Nassr e Al Rayan pela Champions League Asiática, Cristiano Ronaldo marcou o segundo gol da vitória da sua equipe por 2×1. A partida aconteceu em 30 de setembro, data em que o pai comemoraria 71 anos. Ronaldo dedicou o gol a ele, sob a fala “quem dera que o meu pai estivesse vivo”.

O falecimento do pai do Cristiano Ronaldo aconteceu no início da sua quarta temporada como profissional. Dessa forma, José Diaz não pôde ver as conquistas do jogador.