Bola rolando para o futebol americano! Não, não estamos falando do Super Bowl ou da NFL. Passada a temporada da bola oval na terra do Tio Sam é fora de um novo gramado entrar em cena por lá com a MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.
A partir desta terça-feira, dia 21 de fevereiro, teremos bola rolando na Major League Soccer, a popular MLS, uma das grandes ligas do esporte nos Estados Unidos, como a NBA no basquete, NFL no Futebol Americano e a MLB no baseball, além da NHL do hóquei no gelo.
Por mais uma temporada todos os olhos da liga estarão voltados para Lionel Messi, mas é hora de conhecer as curiosidades e como funciona a MLS, uma liga diferente de tudo o que você está acostumado a acompanhar.
O maior artilheiro da MLS
Para começar, vamos conhecer o maior artilheiro da história da MLS. E aqui muitas pessoas erram, já que pensam que este posto pertence à lenda do futebol norte-americano Landon Donovan.
Maior jogador da história dos Estados Unidos, Donovan tem passagens pela Europa, onde jogou no Bayer Leverkusen e no Everton. Porém, a grande estrela do Los Angeles Galaxy é apenas o segundo maior artilheiro da MLS, com 170 gols.
A honra de ser o maior artilheiro fica para Chris Wondolowski, que com a camisa do Houston Dynamo e, principalmente, do San Jose Earthquakes, marcou 174 gols.
O maior campeão da MLS
Se não é o maior artilheiro da história da MLS, pelo menos Donovan ajudou o Los Angeles Galaxy a ser o maior campeão de todos os tempos da MLS. O time da Califórnia já levantou o troféu em 5 oportunidades: 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014. Além disso, foi vice-campeão 4 vezes.
O segundo maior campeão da MLS é o DC United, com 4 títulos, seguido pelo Columbus Crew, tricampeão.
O jogador com mais partidas pela MLS
O jogador com mais jogos na história da MLS é o goleiro Nick Rimando, que em toda a sua carreira defendeu o Miami Fusion, clube já extinto, DC United e o Real Salt Lake, sendo campeão da MLS nos dois clubes.
Rimando já está aposentado desde 2019, atualmente tem 44 anos e fez nada menos do que 554 jogos oficiais na MLS.
O atual campeão da MLS
A última temporada da MLS já teve Messi como um dos destaques, mas o argentino chegou no meio da temporada ao Inter Miami e não conseguiu classificar o time para os playoffs da competição.
Desta forma, o grande campeão foi o Columbus Crew, que chegou ao seu terceiro título. Na grande final o time venceu o Los Angeles FC por 2 a 1.
Como é a forma de disputa da MLS?
A MLS é uma liga diferente de tudo o que você está acostumado a assistir. Para começar, esqueça acessos e rebaixamentos. A MLS é disputada no sistema de franquias, assim como outras ligas como a NBA e a NFL, e as mesmas 29 equipes disputam o torneio todos os anos.
Confira abaixo como é a disputa e as suas particularidades:
O sistema de Conferência
Na temporada regular da MLS, as 29 equipes são divididas em duas conferências geográficas: a Conferência Leste, que traz 15 clubes e a Conferência Oeste, que traz 14 clubes. Cada conferência tem suas próprias equipes e tabela de classificação.
Durante a temporada regular cada equipe joga um total de 34 jogos, sendo 17 dentro de casa e 17 fora.
Isso geralmente significa que cada equipe enfrenta os outros times da sua própria conferência duas vezes (em casa e fora) e os times da conferência oposta uma vez, totalizando 24 ou 25 jogos. Os jogos restantes podem ser preenchidos de várias maneiras, dependendo do calendário da temporada específica.
Vale a lembrança que embora a MLS tenha duas conferências ao final da temporada regular há também uma tabela única com todos os times, e quem terminar em primeiro nessa tabela já recebe o primeiro título da temporada, o MLS Supporters’ Shield.
Os playoffs da MLS
Durante a temporada regular cada conferência tem sua própria tabela de classificação. Após os 34 jogos os 7 primeiros de cada conferência se classificam para os playoffs, além do 8º e do 9º colocados que se enfrentam em partida única pela última vaga.
Os playoffs da MLS seguem um formato de eliminação direta, onde as equipes competem em uma série de confrontos de um único jogo. Isso significa que uma derrota em qualquer rodada elimina a equipe da competição.
As equipes se enfrentam nas quartas de final, semifinais e finais dentro da conferência, com os campeões de cada uma das conferências se enfrentando na grande final da MLS.
A grande final da MLS
A grande final da MLS coloca frente a frente os campeões da Conferência Leste contra os campeões da Conferência Oeste em um jogo que também tem um nome especial: a MLS Cup.
A MLS Cup é a grande final da MLS e também é disputada em jogo único, com o seu local sendo definido de maneira antecipada, em modelo semelhante ao que é visto na NFL com o Super Bowl.
Onde assistir a MLS ao vivo no Brasil?
Durante muitos anos a MLS foi transmitida para todo o Brasil pela ESPN no sistema de TV por assinatura. Porém, justamente quando Messi e companhia chegaram ao campeonato, está mais difícil de ver a MLS no Brasil.
Atualmente a MLS tem transmissão ao vivo para o Brasil pela Apple TV+ no sistema de streaming. Desta forma, para assistir ao campeonato é necessário ter uma assinatura que custa entre R$ 34,90 por mês ou R$ 249 pela temporada.
Aposte na MLS na sportingbet com Messi e Suárez em campo
A MLS neste ano começa com destaque para o Inter Miami, que fará na Flórida uma reedição de um time clássico do Barcelona com Messi, Suárez, Busquets e Alba treinados novamente por Tata Martino.
Para apostar no time como favorito ao título da MLS ou em todos os jogos do torneio basta acessar a sportingbet. Por aqui temos odds e mercados abertos em todos os jogos, com apostas pré-jogo e ao vivo.