Início » Futebol » Afinal, quantos torcedores tem o Cruzeiro atualmente?

Afinal, quantos torcedores tem o Cruzeiro atualmente?

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores clubes do Brasil, a Raposa acumula títulos e fãs em sua história, sendo dona de uma das maiores nações do país, a China Azul. Mas, afinal, quantos torcedores tem o Cruzeiro? Acompanhe a leitura para saber!

Quantos torcedores tem o Cruzeiro hoje?

Atualmente, o clube celeste está no top 6 das maiores torcidas do Brasil. Sendo assim, perde apenas para Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco.

No início deste ano, o instituto AtlasIntel divulgou mais uma pesquisa sobre os times com mais fãs no Brasil. O grupo realizou a investigação entre 6 e 20 de abril de 2023, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Neste cenário, a pesquisa é classificada com 95% de confiança e ouviu 1.600 pessoas, todas acima de 16 anos, espalhadas em 640 municípios brasileiros.

Sendo assim, a pesquisa constatou quantos torcedores tem o Cruzeiro aproximadamente. Segundo o instituto, a Raposa conta com 13 milhões de fãs, 6,1% dos apaixonados por futebol na terra tupiniquim.

Acima do clube, estão Flamengo – 46,9 milhões, Corinthians – 30,4 milhões, São Paulo – 21,2 milhões, Palmeiras – 16,5 milhões e Vasco – com 13,2 milhões de cruzmaltinos. O rival dos celestes, Atlético-MG, tem 9,2 milhões de torcedores.

Como meio de comparação, segundo os dados do AtlasIntel, o Cruzeiro tem mais que o dobro de apoiadores que Santos e Botafogo, bem como os dois números somados, uma vez que contam com 6,6 milhões e 4,2 milhões, respectivamente.

Como é conhecida a torcida do Cruzeiro?

Um dos apelidos da torcida cruzeirense é o de China Azul. A alcunha vem das décadas de 60 e 70, quando o clube viveu uma época de glórias, conquistando títulos marcantes e colocando seu nome entre os maiores do Brasil.

Neste cenário, o cronista atleticano Roberto Drummond criou o apelido que marcaria o rival. A ideia era uma analogia entre a crescente adesão de torcedores celestes e a população em rápida expansão da China naquela época. 

La Bestia Negra também é um nome que representa o time mineiro. Na década de 1990, o clube acumulou bons resultados em competições sul-americanas, passando números de Boca Juniors e Vélez. Além disso, acumulava um bom aproveitamento.

Com isso, somadas as vitórias dentro de casa, os rivais que visitavam o cruzeiro em Belo Horizonte costumavam ter noites negras e tristes. Posteriormente, o jornal chileno El Mercurio, depois de uma sequência de vitórias contra o Colo-Colo, apelidou o time.

O mais famoso apelido

Mascote oficial e apelido mais famoso do Cruzeiro, a equipe é marcada pela raposa, figura que foi introduzida na década de 1970 para personificar as atitudes do clube dentro e fora de campo. Sendo assim, a escolha do animal foi em alusão a Mário Grosso, ex-presidente do time. Ele era conhecido por suas habilidades retóricas e estratégicas nas negociações.

Com o passar dos anos, o Raposão se consolidou com uma figura querida pela China Azul, principalmente pelas crianças, e sua imagem passou a ser utilizada em materiais da equipe mineira. Assim, o design do mascote evoluiu constantemente. Inicialmente, era representada de maneira simplista, mas atualmente sua imagem conta com uma versão tridimensional e detalhada.