A Seleção Francesa é uma das equipes mais temidas pelos adversários; mas, afinal, quantos títulos tem a França? Com jogadores emblemáticos ao longo da história, como Zinedine Zidane, Thierry Henry e Michel Platini, os Les Bleus (Os Azuis, traduzido do francês) empilham canecos em suas salas de troféus. No entanto, estão longe de ser a seleção mais vitoriosa da história.
Continue a leitura e saiba quantos títulos tem a Seleção Francesa, e relembre a trajetória da equipe ao longo das suas principais conquistas.
Afinal, quantos títulos tem a França?
A França tem oito títulos de grande importância na história. Com duas Copas do Mundo, duas Eurocopa e uma Liga das Nações da UEFA — sendo esse o último troféu —, os franceses são uma das potências do Velho Continente. Confira, então, todos os troféus:
- Eurocopa (1984 e 2000)
- Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (1985)
- Copa do Mundo (1998 e 2018)
- Copa das Confederações (2001 e 2003)
- Liga das Nações da UEFA (2020-21)
Além disso, a França conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles.
Relembre a seguir os principais títulos da Seleção Francesa ao longo da história.
Copa do Mundo da FIFA (1998 e 2018)
A primeira conquista da França na Copa do Mundo da FIFA aconteceu em 1998, no próprio país. O elenco contava com grandes nomes:
- Goleiros: Fabien Martinez, Bernard Lama e Lionel Charbonnier
- Defensores: Vincent Candela, Lilian Thuram, Marcel Desailly, Laurent Blanc, Frank Lebouef e Bixente Lizarazu
- Meio-campistas: Robert Pirès, Zinedine Zidane, Youri Djorkaeff, Patrick Vieira, Didier Deschamps, Emmanuel Petit, Bernard Diomède, Alain Boghossian e Christian Karembeu
- Atacantes: Thierry Henry, Davi Trézéguet, Stéphane Guivarch e Christophe Dugarry
A França pegou o Brasil na final e aplicou um verdadeiro chocolate na seleção canarinho. Isso porque os Les Bleus fizeram 3 a 0 no Brasil: Zidane marcou dois gols, enquanto Petit fez o terceiro, para fechar com chave de ouro a primeira conquista do mundo pelos franceses.
Os craques da Seleção Francesa na competição foram Youri Djorkaeff, que fez um gol e deu três assistências, Thierry Henry — artilheiro da equipe, com três gols — e o camisa 10, Zinedine Zidane, que teve os dois gols da competição marcados na final, além de uma assistência.
Já o segundo título da França veio 20 anos depois, com outro elenco de ouro:
- Goleiros: Hugo Lloris, Steve Mandanda e Alphonse Areola
- Defensores: Pavard, Kimpembe, Varane, Samuel Umtiti, Adil Rami, Djibril Sidibé, Lucas Hernández e Mendy
- Meio-campistas: Pogba, Thomas Lemar, Corentin Tolisso, N’Golo Kanté, Blaise Matuidi, Steven Nzonzi e Florian Thauvin
- Atacantes: Griezmann, Giroud, Kylian Mbappé, Nabil Fekir e Dembélé
Na final, a equipe pegou a Croácia, que havia passado pelo Brasil em uma recuperação histórica. A França ganhou de 4 a 2 e garantiu o segundo troféu mundial. Mbappé foi o grande destaque francês durante o campeonato, com quatro gols e nove chances criadas, segundo o Sofascore.
Eurocopa (1984)
Uma seleção que contava com o craque Michel Platini não poderia deixar de ganhar a Eurocopa de 1984. Ainda na fase de grupos, a França aplicou uma goleada histórica na Bélgica, com cinco gols contra nenhum dos belgas. Platini fez três gols, sendo um de pênalti, e Giresse e Fernández fizeram os outros dois.
Por outro lado, na final contra a Espanha, a partida foi pegada. Isso porque os espanhóis contavam com outros grandes jogadores em seu plantel, como o arqueiro Luis Arconada (apesar da falha na grande final), Fernando Gallego e Santillana.
Mesmo assim, o La Roja não foi páreo para os Les Bleus, e a França ganhou a partida por 2 a 0, com gols de Platini, aos 12 minutos da segunda etapa, e Bellone, já nos acréscimos do segundo tempo, para fechar o caixão espanhol.
Liga das Nações da UEFA (2020-21)
Mais uma vez um pesadelo espanhol, os franceses conquistaram a Liga das Nações da UEFA. Depois de passar por Suécia, Croácia e Portugal, a França avançou para as semifinais. Em jogo único, os Azuis venceram a Bélgica por 3 a 2, enquanto a Espanha bateu a dona da casa, Itália, por 2 a 1, e as duas seleções avançaram novamente para mais um confronto em uma final.
Na finalíssima, o elenco francês contava com os seguintes jogadores, sob o comando do técnico e ex-atleta da seleção, Didier Deschamps:
- Goleiro: Lloris
- Defensores: Koundé, Varane (Upamecano), Kimpembe e Pavard (Dubois)
- Meio-campistas: Tchouaméni, Pogba e Theo Hernández
- Atacantes: Giroud (Veretout), Benzema e Mbappé
O primeiro gol do jogo foi do espanhol Oyarzabal, após chute cruzado. No entanto, os franceses não deixaram os Rojos gostarem do jogo e, dois minutos depois, Benzema mandou a bola na gaveta do gol. A França continuou atacando, e o resultado não poderia ser diferente: 14 minutos depois, Mbappé pedalou e chutou por baixo do goleiro Simón.
A Espanha até reagiu, quase marcando no finalzinho do jogo, com chute de Pino após cobrança de escanteio. No entanto, o goleiro Lloris salvou em cima da linha, garantindo mais um título para a França.