O Galo é, sem dúvidas, um dos maiores clubes do Brasil nos dias de hoje. A equipe mineira, em tempos recentes, vem tendo certo protagonismo no cenário nacional, ao lado de Flamengo e Palmeiras, e chega de forma frequente à decisões de grandes torneios, como é o caso da Copa do Brasil e da Libertadores. Somando a isso, no que se refere à história, o alvinegro de Minas não deixa de ter sua tradição e, ao descobrirmos quantos títulos o Atlético Mineiro tem, isso ficará nítido.
Portanto, veja o texto a seguir para saber quantas taças os atleticanos levantaram desde a sua fundação. Vamos mostrar também quais são os principais deles e em que ano alguns ocorreram.
Quantos títulos ao todo tem o Atlético Mineiro?
Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que existem troféus antigos, pouco conhecidos pela torcida mais jovem, que fazem parte dos grandes triunfos da instituição. Sendo assim, pegando como referência o próprio site do Atlético, veremos que, ao todo, o possui o clube possui as seguintes conquistas:
- 3 Campeonatos Brasileiros Série A;
- 1 Libertadores;
- 2 Copas do Brasil;
- 49 Campeonatos Mineiros;
- 1 Supercopa do Brasil;
- 2 Copas Conmebol;
- 1 Recopa Sul-Americana;
- 5 Taças Minas Gerais
- 3 Taças Belo Horizonte;
- 1 Copa Centenário de Belo Horizonte;
- 1 Ramon de Carranza;
- 1 Torneio de Amsterdã;
- 1 Torneio de Berna;
- 1 Torneio de Paris;
- 1 Torneio de Bilbao;
- 1 Torneio Costa do Sol;
- 1 Torneio de Vigo;
- 1 Conde de Fenosa;
- 1 Torneio de Leon;
- 1 Campeonato Brasileiro Série B;
- 1 Campeão do Gelo;
- 1 Copa dos Campeões do Brasil;
- 1 Florida Cup;
- 1 Taça Millenium;
- 1 Three Continent`s Cup.
Ao todo, somando os itens dessa lista, são 83 troféus, um valor que, aliás, poucos clubes conseguem superar aqui no Brasil. Destacando que as únicas premiações que ainda não estão na galeria são a Copa Sul-Americana e o Mundial da FIFA.
Na “Sula”, o Galo da Massa, em tese, jamais disputou uma final, todavia, o próprio time talvez discorde dessa afirmação. Isso porque a Copa Conmebol, na época que foi feita, tinha quase o mesmo valor que o atual torneio e os atleticanos até chegaram a ir à própria Conmebol em 2022 para “transformar” as duas conquistas em títulos sul-americanos. Até o momento, no entanto, não houveram desdobramentos.
Já em se tratando de Mundial, o melhor resultado até então foi obtido em 2013. Naquela edição do torneio, com Ronaldinho Gaúcho no elenco, o Atlético perdeu para o Raja Casablanca na semifinal e venceu o Guangzhou Evergrande na disputa do terceiro lugar.
Quais são os títulos mais importantes que o Atlético Mineiro conquistou?
E, dentre essas opções, quais foram os títulos mais importantes para os atleticanos? Embora isso entre em um campo subjetivo, já que cada um pode ter um ranking diferente, é possível destacar as seguintes:
Libertadores 2013
Esse é para muitos, o principal feito do Galo em toda a história. Sob o comando do técnico Cuca, a equipe mineira fez uma campanha histórica e reverteu placares adversos contra Newell´s Old Boys, nas semis, e Olimpia, na final, para levantar o caneco. Algo que levou à criação da famosa frase “Yes, we CAM” por parte da torcida.
Brasileirão 2021
Novamente com Cuca no volante, a campanha de 2021 que o Atlético fez foi quase irretocável. Com 26 vitórias, seis empates e seis derrotas, o aproveitamento do grupo, após 38 rodadas, era de 73,6%, o segundo maior na história. Apenas o Flamengo de 2019, com 78,9%, chegou a ter números melhores.
Copa do Brasil 2014
Por fim, vale mencionar o triunfo atleticano na copa nacional em 2014. Dessa vez tendo como comandante Levir Culpi, os alvinegros bateram o Cruzeiro, maior rival, na decisão do evento em dois jogos, e levantaram seu primeiro troféu da copa até então. Ressaltando que o bicampeonato viria apenas sete anos depois, em 2021.
Menções honrosas
Além dos troféus citados anteriormente, existem outros feitos que tiveram sua relevância e merecem uma menção honrosa, como:
- Copa dos Campeões de 1978;
- Supercopa do Brasil de 2022;
- Copa do Brasil de 2021;
- Copa Conmebol de 1992.
Em 2021, é preciso destacar também que o Atlético conquistou uma “Tríplice Coroa Nacional”, ou seja, venceu a Copa do Brasil, o Brasileirão e o Estadual na mesma temporada. Não é um título oficial, verdade seja dita, mas ainda assim é um motivo de orgulho dos atleticanos.