A diretoria do Grêmio pegou os torcedores de surpresa quando anunciou a contratação de Luis Suárez. Membro do trio MSN no Barcelona, ao lado de Messi e Neymar, o uruguaio ficou no Tricolor por um ano, em 2023, mas fez o suficiente para escrever o seu nome na história do clube gaúcho. Por isso, saiba quantos gols Suárez tem no Grêmio e quantos títulos ele conquistou no Brasil.
O uruguaio também defendeu o Club Nacional, Groningen, Ajax, Liverpool, Barcelona, Atlético de Madrid e o Inter Miami. Com a Seleção do Uruguai, venceu a Copa América em 2011.
Quantos gols Luis Suárez marcou no Grêmio?
Em 54 partidas pelo Grêmio, Suárez balançou as redes 29 vezes e deu 17 assistências. O uruguaio fez gol de pé direito, esquerdo, cabeça, de pênalti, em faltas, dentro e até fora da área no Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Recopa e Brasileirão. Em dezembro de 2023, se despediu do Imortal com dois títulos estaduais.
Suárez vestiu a camisa tricolor pela primeira vez em 17 de janeiro, na vitória por 4 a 1 sobre o São Luiz, na final da Recopa Gaúcha. Com três gols, conquistou o seu primeiro troféu no Brasil. Com o alto nível e o bom desempenho em campo, o atacante não teve problemas para assumir a titularidade até o fim da sua estadia.
Só no Brasileirão, o Pistolero acertou as redes em 17 oportunidades, com o Botafogo sendo a sua maior vítima (três gols). É importante ressaltar que o uruguaio não participou de competições internacionais porque o Grêmio havia acabado de subir da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, portanto não se classificou.
O último jogo de Suárez pelo Tricolor aconteceu em 06 de dezembro, contra o Fluminense. No Maracanã, marcou os seus dois últimos gols com as cores azul, preto e branco. Prestes a encerrar a carreira, aceitou o convite do Inter Miami, e viajou para os Estados Unidos com a família para jogar ao lado do amigo Lionel Messi, na MLS.
Você já sabe quantos gols Suárez tem no Grêmio. Então, fique de olho nas principais estatísticas:
- 54 partidas (32 vitórias, 9 empates e 13 derrotas)
- 29 gols
- Primeiro gol: 3x São Luiz – 17/01/2023
- Último gol: 2x Fluminense – 06/12/2023
- Maior vítima: Botafogo e São Luiz (três gols)
- 17 assistências
- 2 títulos (Recopa Gaúcha e Campeonato Gaúcho)
- 1 prêmio (Bola de Ouro no Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet)
Quem trouxe o atacante para o Grêmio?
Suárez ficou pouco tempo no Brasil, mas a contratação do atacante pelo Grêmio entrou para a história como uma das maiores negociações do mercado brasileiro. De acordo com informações do UOL, a parceria entre investidores e a diretoria do Grêmio ajudou a suportar o alto custo do atacante.
A ML3 Football, empresa gaúcha que investe no interior do Rio Grande do Sul, teve grande papel na contratação de Suárez. A ML3, segundo o UOL, gerencia a escola de futebol do 14 de Julho, em Sant’Anna do Livramento, além de participar de negociações de jogadores, com exemplos de Lucas Moura, do Aláves, e Denílson, no Cruzeiro.
O salário do craque era de R$ 2 milhões, o maior do elenco. As cifras, apesar de altas, faziam sentido: era a grande estrela do futebol brasileiro na época. Suárez representou o Tricolor só por um ano, mas se tornou ídolo com do clube gaúcho.