Um dos melhores jogadores da história do futebol, La Pulga marcou seu nome na Argentina, principalmente pela última Copa do Mundo. Mas, afinal, quantos gols Messi tem pela Seleção Argentina?
Breve história de Lionel Messi
Nascido e criado em Rosário, na Argentina, Lionel Andrés Messi Cuccittini teve problemas ainda no início da carreira. Inicialmente, Leo atuou nas categorias de base do Newell’s Old Boys.
Quando jovem, ele foi diagnosticado com deficiência do hormônio do crescimento. Sendo assim, teve que se mudar para a Espanha ainda aos 13 anos para ingressar no Barcelona, que pagou o tratamento médico.
Na equipe catalã, estreou como profissional em novembro de 2003, quando tinha apenas 16 anos. Sua primeira partida foi contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão.
Posteriormente, em outubro de 2004, fez seu primeiro jogo como profissional no Campeonato Espanhol, no clássico contra o Espanyol. Na oportunidade, entrou no segundo tempo e se tornou, na época, o jogador mais jovem a atuar pelo Barcelona em um torneio oficial.
Quatro temporadas depois, no início da Era Guardiola, ele ganhou a atenção do mundo. Nesta fase, Lionel Messi participou do elenco que conquistou 14 títulos em 18 campeonatos.
Histórico de Lionel Messi pela Seleção Argentina
Com o destaque no futebol espanhol, La Pulga era figura presente nos noticiários de todo o mundo. Neste cenário, ele foi convocado para a Seleção Argentina sub-20 para o Mundial, acabando assim com as intenções da Espanha em naturalizá-lo.
Em sua primeira competição com a camisa de seu país natal, comandou o time na primeira fase, sendo destaque nos jogos contra Egito, Estados Unidos e Alemanha. Depois, na fase final, foi decisivo e na decisão marcou os dois gols da vitória contra a Nigéria. Além do destaque, Leo também foi o melhor jogador do torneio e o artilheiro.
Estreia na Seleção Argentina profissional
No ano seguinte, Messi faria sua primeira Copa do Mundo, na Alemanha. Seu jogo de estreia foi na segunda rodada da fase de grupos, contra a Sérvia e Montenegro. Aos 18 anos e 357 dias de idade, fez história como o quinto atleta mais jovem a marcar um gol no Mundial até então. Posteriormente, ganhou destaque na equipe, chegando a estar entre os titulares no jogo contra a Holanda.
Dois anos depois, La Pulga conquistou seu primeiro título com a camisa da Seleção Argentina. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, foi destaque na equipe que levou a medalha de ouro. Na final, participou do gol que deu o prêmio aos argentinos e foi eleito um dos melhores atletas da Olimpíada.
Em sua segunda Copa do Mundo, já era considerado um destaque internacional. Entretanto, sob o comando de Maradona, o camisa 10 teve um Mundial abaixo do esperado. A Seleção Argentina foi eliminada nas quartas de final com uma goleada para a Alemanha por 4 a 0, e o craque não marcou nenhum gol no torneio.
Primeira final de Copa do Mundo
Quatro anos depois, Lionel Messi chegou ao Brasil já como um dos maiores jogadores da história do futebol e chegou perto do troféu. No entanto, ele não se destacou tanto durante a competição, com apenas quatro gols marcados. Por outro lado, nas penalidades máximas da semifinal contra a Holanda, abriu a série convertendo sua cobrança. Na final, os argentinos perderam para a Alemanha na prorrogação.
Quedas na Copa América e na Copa do Mundo de 2018
Posteriormente, a Argentina de Messi amargou mais um vice, desta vez na Copa América de 2015. Apesar de o camisa 10 ter sido um grande personagem na competição, na decisão contra o Chile, os hermanos perderam nos pênaltis, com apenas o craque convertendo em sua equipe.
No ano seguinte, ocorreu a Copa América Centenário, e La Pulga também fez uma grande campanha. No entanto, novamente em uma final contra o Chile, empataram em 0 a 0 e perderam nas penalidades máximas por 4 a 2. Após a partida, Messi chegou a dizer que seu ciclo na Seleção Argentina acabou.
“É incrível, mas não dá. Não passamos outra vez nos pênaltis. É a terceira final seguida. Nós buscamos, tentamos. É difícil, o momento é duro para qualquer análise. No vestiário pensei que acabou para mim a seleção, não é para mim. É o que sinto agora, é uma tristeza grande que volto a sentir. Foram quatro finais, infelizmente não consegui. Era o que mais desejava. É para o bem de todos. Por mim e por todos. Muitos desejam isso. Não se conformam com chegar a final, nós também não nos conformamos. Perdemos outra vez nos pênaltis“, afirmou.
Na Copa do Mundo da Rússia, os argentinos amargaram mais um desempenho ruim. Desta vez sob o comando de Jorge Sampaoli, a equipe caiu nas oitavas de final, derrotada por 4 a 2 pela França, que se sagrou campeã.
Glórias e coroação no Catar com gols de Messi pela Seleção Argentina
Depois de mais um teste, na Copa América de 2019, na qual Lionel Messi chegou a ser expulso na disputa pelo terceiro lugar. Entretanto, este seria o último capítulo triste da carreira do atleta pela seleção.
Em solo brasileiro e durante a pandemia em 2021, a chave virou para Messi na Seleção Argentina. Em pleno Maracanã, com gol de Di Maria, o craque ergueu o troféu da competição e mudou o clima da equipe.
No ano seguinte, pela Copa do Mundo, os hermanos levaram um susto na primeira partida, com a derrota para a Arábia Saudita, mas se recuperaram. Em um jogo que marcou a transformação da personalidade de Lionel Messi na Seleção, a equipe passou pela Holanda nos pênaltis. Na decisão contra a França, protagonizaram um dos maiores jogos da história do futebol, com o camisa 10 marcando duas vezes e convertendo seu pênalti.
Mas, afinal, quantos gols Messi tem na Seleção Argentina?
Em toda a história narrada anteriormente, Lionel Messi acumula 112 gols na Seleção Argentina. Os números foram conquistados 189 jogos disputados representando seu país, e ele também deu 60 assistências.