Início » Futebol » Quantas seleções participam da Copa do Mundo Feminina? Entenda mais sobre o torneio

Quantas seleções participam da Copa do Mundo Feminina? Entenda mais sobre o torneio

Publicado em:

Última atualização:

Após o sucesso da Copa do Mundo Fifa de 2014 no Brasil, o torneio agora volta para o solo brasileiro em 2027, mas na modalidade feminina. A confirmação veio após o país receber 119 votos no Congresso da Fifa contra 78 da candidatura europeia, que incluía Holanda, Alemanha e Bélgica. 

Desse modo, a décima edição da maior competição de seleções do futebol feminino acontecerá pela primeira vez em um país da América do Sul — e no próprio país do futebol, diga-se de passagem. 

Por ser o anfitrião, o Brasil naturalmente já está classificado, enquanto isso, os outros nove países da Conmebol devem disputar outras duas vagas. 

Muitos sabem que o futebol masculino e o feminino não são exatamente a mesma coisa, o que também gera a dúvida se esses torneios e competições funcionam da mesma forma em ambas as modalidades. 

Um exemplo disso é a dúvida sobre quantas seleções participam da Copa do Mundo feminina, que só chegou a se igualar em número de participantes com a masculina em sua última edição, em 2023. 

Quantas seleções participam da Copa do Mundo feminina?

Bom, atualmente, assim como a masculina, 32 seleções participam da Copa do Mundo feminina da Fifa. Porém, este número era diferente até a edição de 2023, que ocorreu na Austrália e na Nova Zelândia. 

Antes disso, o torneio, que aconteceu pela primeira vez em 1991, contou com apenas 12 times. Em 1999, nos Estados Unidos, o número subiu para 16 e, em 2015, no Canadá, alcançou a marca de 24 seleções em campo. 

Já a Copa do Mundo Feminina do Brasil em 2027 também deve contar com 32 seleções, o mesmo número da última competição. 

Como ocorre a qualificação?  

Como país-sede, o Brasil já ocupa a primeira das 32 vagas da Copa do Mundo Feminina FIFA de 2027. Assim como na masculina, a classificação para o campeonato acontece por continente.

Na América do Sul, as vagas serão distribuídas conforme o desempenho das seleções na Copa América de 2025, sendo duas vagas restantes, já que o Brasil tem vaga garantida. Enquanto isso, na América do Norte e na Central, o Campeonato da Concacaf vai distribuir quatro vagas.

A mesma lógica também acontece na Ásia, com a Copa da Ásia definindo seis vagas; na África, com a Copa das Nações Africanas definindo quatro vagas; e na Oceania, com a Copa das Nações Oceânicas definindo uma vaga. 

Porém, na Europa, as coisas acontecem de forma diferente. Ao contrário do que se pensa, as vagas não são definidas na Eurocopa de 2025 da Uefa, mas sim, em outro torneio que deve acontecer entre o fim de 2025 e 2026 — as eliminatórias europeias.

A última edição contou com 50 seleções que se enfrentaram em nove grupos de cinco ou seis times, sendo a equipe líder de cada grupo a classificada para a Copa. Após isso, as segundas colocadas seguem para um mata-mata que define mais duas classificadas. 

Por fim, a qualificação para as últimas três vagas da Copa do Mundo Feminina vai ocorrer em formato de playoffs intercontinentais entre 10 países – um europeu, um oceânico e mais dois de cada continente restante. 

Quais países participaram da Copa do Mundo feminina em 2023? 

Os países que participaram da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia foram África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Holanda, Inglaterra, Itália, Jamaica, Japão, Marrocos, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Suécia, Vietnã e Zâmbia.