O campeonato inglês está prestes a acabar e os tubarões podem levar seu 4º título consecutivo da liga, um feito inédito que nem mesmo Sir Alex Ferguson fez. Desde o início do comando de Pep, cinco dos sete títulos possíveis foram conquistados pelo Citizens. Mas afinal, quantas Premier League o Manchester City tem?
Sendo o segundo maior vencedor da história do campeonato, que teve início em 1992, o torneio tem sido de soberania azul nos últimos anos. Mas, ainda assim, eles estão longe de chegar no número conquistado pelos rivais da cidade.
Confira a seguir quantos títulos da Premier League o Manchester City possui, além de curiosidades sobre a soberania dos tubarões, história sobre cada uma das ligas conquistadas e principais jogadores do clube.
Afinal, quantas Premier League o Manchester City tem?
Sendo o atual tricampeão do campeonato, feito que apenas o United também conseguiu. Responder sobre quantas Premier League o Manchester City tem pode deixar muita gente em dúvida sobre a linha temporal dos fatos.
Quando pensamos apenas na liga fundada em 1992, em que os clubes ingleses rompem com a football league em busca de aumentarem suas receitas com direitos de transmissão, os tubarões aparecem com 7 títulos, tendo o 8 encaminhado em disputa acirrada com o Arsenal.
Agora, quando olhamos o histórico geral do torneio, os Citizens aparecem com 9 títulos nacionais, tendo dois deles nos anos de 1937 e 1968.
Como vamos apresentar somente as conquistas desde a criação do campeonato atual, o Manchester City aparece como um dos maiores clubes da liga. Atrás apenas dos rivais da cidade. A soberania dos azuis desde a compra do clube pelo Abu Dhabi em 2008 é de grande destaque.
Todos os títulos do time vem a partir do investimento arabe, que culminou na primeira conquista em 2012 nos últimos minutos da rodada final da liga.
Quantas Premier League o Manchester City tem: as histórias por trás dos títulos
Quando pensamos em quantas Premier League o Manchester City tem, muitas vezes esquecemos das histórias emocionantes e de soberania dos tubarões nos últimos anos. Por isso, separamos as histórias de cada conquista de campeonato dos Citizens.
Acompanhe:
O início de quantas Premier League o Manchester City tem:
11/12 – A conquista após 44 anos
De maneira eletrizante e nos minutos finais do campeonato, os tubarões azuis fizeram história na virada contra a QPR jogando em casa. Com muita tensão, os Citizens precisavam da vitória para levar a Premier League após décadas de espera.
Com a vitória do United sobre o Sunderland e empatando no Etihad Stadium, a torcida azul se viu desacreditada e já pensava nas piores possibilidades do mundo. Até que Aguero conseguiu o gol final, por consequência o tornando ídolo da conquista.
O time de Roberto Mancini ficou com os mesmos 89 pontos dos Red Devils de Sir Alex Ferguson, mas se sobressaiu com 8 gols de saldo. Quando pensamos em quantas Premier League o Manchester City tem e nos momentos mais marcantes, essa aparece como principal para muitos fãs do time.
13/14 – O início da soberania azul
Apesar da aposentadoria de Ferguson, o Manchester City fez o dever de casa e não deixou seus rivais ameaçarem a conquista do seu segundo título da Premier League. Com atuações de destaque para Yaya Touré e Aguero, o time de Manuel Pellegrini ficou com incríveis 86 pontos na liga.
Além disso, o City foi o clube a fazer 100 gols mais rápido na história do torneio e o primeiro a completar o feito antes do início de janeiro. Muitos torcedores se lembram, da mesma forma, que foi a primeira vez que os tubarões conquistaram o campeonato nacional e a copa da liga inglesa.
17/18 – O primeiro campeonato de Pep Guardiola
Esse, para muitos, é o melhor time já visto na Inglaterra. Com soberania magistral e sendo o 2º ano de Pep Guardiola nos comandos dos Citizens, o Manchester City conquistou sua terceira Premier League fazendo uma extraordinária campanha de 100 pontos.
Com inúmeras quebra de recordes, os tubarões tiveram 32 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Fora o treinador espanhol, Gabriel Jesus, David Silva e Sergio aguero tiveram muito destaque ao longo do ano.
18/19 – O esplendor de 2018/19
Sendo um dos títulos mais emocionantes de se assistir, a rivalidade entre Jurgen Klopp e Pep Guardiola chegou ao seu ápice em 18/19. Com os tubarões fazendo 98 pontos e os Reds 97, esse é sem dúvidas o campeonato mais acirrado da história.
Sendo definido com gol de fora da área de Kompany, jogadores como Sterling, Aguero e De Bruyne também tiveram temporada primorosa na liga. Fora isso, o time do treinador espanhol também conquistou a FA Cup e a Copa da Liga, obtendo a Tríplice Coroa.
20/21 – A volta do campeão
Após campanha esmagadora do Liverpool na temporada 19/20, o City voltou a se tornar campeão da Premier League. Com o terceiro título de Pep em cinco anos de Inglaterra, os tubarões também chegaram à final da Champions League pela primeira vez na história.
O bom ano de Mahrez, De Bruyne e Gundogan os colocaram como melhores jogadores da temporada pela FIFA, inclusive rendendo indicações à Bola de Ouro.
21/22 – Pep x Klopp
O penúltimo título de pontos corridos de Pep até então reanimou a rivalidade entre Liverpool x City. Com os Reds levando as copas da Inglaterra e ficando apenas um ponto atrás dos tubarões, o treinador espanhol mostrou porque recebeu o apelido de papa-títulos e é considerado o rei dos torneios nacionais.
Esse título é muito marcado pela saída de Aguero do clube e da chegada de Jack Grealish, maior contratação da história da Premier League até então. Os Citizens terminaram a liga com 29 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Fora isso, chegaram à semifinal da Champions League.
22/23 – O cometa e a conquista da Champions
O ano de 2023 é o favorito para muitos torcedores dos azuis. Mais do que quando pensamos em quantos títulos de Premier League o Manchester City tem, a chegada do norueguês Erling Haaland também mostra o desempenho e a soberania do time no campeonato.
O novo camisa 9 quebrou recordes, marcando 36 gols e batendo a artilharia da liga inglesa em seu primeiro ano. Os tubarões também alcançaram o triplo continental. Somente Sir Alex Ferguson tinha feito isso até então.
O treinador espanhol conseguiu o primeiro título de Champions League do Manchester City e mostrou porque é um dos melhores técnicos do mundo.