Saber quando o futebol chegou ao Brasil é navegar pela história não só do esporte, como também do país. Afinal, o futebol passou a ser a paixão nacional e, atualmente, carrega uma trajetória emocionante, além de ter um grupo de jogadores nacionais que conquistaram o mundo com suas habilidades e dedicação às partidas.
Desse modo, a seguir está um resumo da história do futebol no mundo, como ele chegou a terras brasileiras e conseguiu conquistar o coração de muitos que aqui vivem.
Resumo da história do futebol mundial
Para saber quando o futebol chegou ao Brasil, é necessário também compreender um pouco do seu surgimento no mundo. Afinal, isso fará a diferença no entendimento dos motivos que fizeram com que o esporte caísse na graça dos brasileiros.
Não se tem uma data exata da origem do futebol. Porém, alguns estudos mostram que os ingleses já tinham o hábito de chutar uma bola de couro como um símbolo de vitória da saída dos dinamarqueses de seu país. Este fato se deu no século X e a prática do chute acontecia todo ano. Com o passar do tempo, este evento começou a se popularizar e então começaram os jogos com bola.
No entanto, não havia regras e isso fazia com que esses jogos criados fossem agressivos, chegando até a ferir os que estavam participando. Como consequência, a prática passou a ser proibida. Porém, não se tinha total controle e as pessoas começaram a jogar cada vez mais. Então, em 1861, os jogos que utilizavam a bola voltaram ser permitidos na Inglaterra.
As primeiras regras vieram a público em 1830. Na época, estabeleceu-se o número de jogadores por equipe e também o local ao qual a bola deveria ser levada, no caso, os gols. E, o que poucos sabem, mas os cartões vermelhos e amarelos só chegaram em 1970, durante a Copa do Mundo do México. Contudo, as mudanças nas regras sempre ocorrem; como exemplo, temos a recente utilização do Árbitro de Vídeo (VAR).
Quando o futebol chegou ao Brasil?
Agora, sabendo parte da história do esporte, fica mais fácil entender o momento que o futebol chegou ao Brasil. De acordo com dados históricos, o futebol esteve pela primeira vez no país em 1894. O responsável por trazer o esporte que, futuramente, se tornaria a paixão nacional foi Charles Miller.
Ele, que era filho de ingleses, passou um período na Inglaterra e estudou bastante sobre o futebol. Então, ao retornar para o Brasil, mais especificamente em São Paulo, trouxe consigo as regras e também as bolas para que então os brasileiros pudessem jogar.
Onde foi praticado pela primeira vez?
É importante dizer que, apesar dos dados históricos apontar quando o futebol chegou ao Brasil, ainda é possível encontrar relatos diferentes, como é o caso da primeira partida realizada no Brasil.
Para muitos, a primeira partida acontecem em 1895, ou seja, no ano seguinte em que Charles Miller trouxe as bolas e as regras da Inglaterra. O jogo foi entre ingleses e anglo-brasileiros e aconteceu na Várzea do Carmo, em São Paulo. Os times eram de trabalhadores da Estrada de Ferro São Paulo Railway Company e da São Paulo Gaz Company.
Porém, existem também alguns estudos e registros mostram que já havia futebol no Brasil em 1874 e que marinhos estrangeiros costumavam praticá-lo em algumas praias do Rio de Janeiro. Em todo caso, o que realmente importa é que o futebol não só chegou ao Brasil, como também passou a ter um lugar no coração dos brasileiros, que nutrem, até hoje, uma paixão por torcer pelo seu time.