Início » Futebol » Não passa nada: saiba qual goleiro pegou mais pênaltis na história

Não passa nada: saiba qual goleiro pegou mais pênaltis na história

Publicado em:

Última atualização:

Em geral, a discussão sobre quem é o maior goleiro da história sempre tem nomes como o de Lev Yashin. No entanto, uma estatística pode ser utilizada para definir, com base em números, quem teve o maior desempenho na posição. Dessa forma, nós preparamos uma lista elucidando qual é o goleiro que mais pegou pênaltis na história do futebol masculino. Prepare-se!

Qual goleiro pegou mais pênaltis na história?

Fábio

Lendário goleiro do Cruzeiro, Fábio possui 35 pênaltis defendidos atualmente. O jogador, atualmente no Fluminense, iniciou sua carreira em 1997, tendo destaque com a camisa da Raposa em quase 1000 partidas (976 no total).

O curioso é que sua lista de penalidades rejeitadas começou a ser construída a partir de 2005, justamente no ano em que o time mineiro o contratou. Vale observar também que suas principais atuações nesse quesito aconteceram durante disputa de Copa do Brasil, ou seja, em momentos que exigem maior concentração.

Tiago Volpi

O brasileiro Tiago Volpi tem a mesma quantidade de pênaltis defendidos que Fábio: 35, porém com a diferença de ter iniciado sua carreira apenas em 2010.

Aliás, é importante mencionar que o goleiro ganhou fama como pegador de penalidades após sua ida para o México. A sua passagem pelo São Paulo não foi regular, mas desde 2022 ele defende o Toluca, tendo se tornado um dos maiores paredões do país.

Mickael Landreau

Mickael Landreau passou sua carreira na França entre Nantes, PSG, Lille e Bastia. Durante seu período como goleiro profissional, acumulou 37 pênaltis defendidos atualmente, embora a UEFA tenha publicado um artigo com duas defesas a mais.

A penalidade mais notável de Landreau aconteceu em 02 de outubro de 1996 durante duelo entre Nantes e Bastia. Na ocasião, ele defendeu um pênalti do meio-campista Lubomir Moravcik.

Gianluigi Buffon

Outra lenda do futebol que dedicou anos a um único clube, Gianluigi Buffon disputou 656 jogos pela Juventus em sua primeira passagem (2001-2018) e mais 29 na segunda passagem (2019-2021).

Além disso, também defendeu o Parma (2x) e o PSG. Durante a carreira, o goleiro protegeu o gol e impediu a conversão de 39 pênaltis.

Diego Alves

Outro brasileiro na lista de goleiros que pegaram mais pênaltis na história, Diego Alves já defendeu 40 pênaltis em sua carreira. Sua caminhada, aliás, é bastante regular nesse quesito, uma vez que conquistou fama de pegador de pênaltis tanto no Almeria e no Valência, da Espanha, quanto no Flamengo.

Aliás, quando jogava pelo Almeria, o goleiro conseguiu o feito de defender 13 cobranças, estabelecendo o recorde de mais defesas de pênalti em uma única temporada. Anos mais tarde, acumulou e ampliou esse número para 24 quando jogava pelo Valência.

Gianluca Pagliuca

Mais um italiano, Gianluca Pagliuca possui um legado forte no futebol italiano. O goleiro fez carreira na Itália jogando por Sampdoria, Internazionale, Bologna e Ascoli, acumulando 40 pênaltis defendidos.

Além disso, esteve na seleção nacional e, inclusive, protagonizou um momento histórico diante do Brasil. Na Copa do Mundo de 1994, as duas equipes mediram forças e os brasileiros quase saíram sem a taça. Isso porque, Pagliuca defendeu a cobrança de Márcio Santos. Apesar disso, Cláudio Taffarel garantiu o Tetra do outro lado.

Dida

O terceiro brasileiro na lista dos dez maiores defensores de pênalti da história do futebol é Dida. O goleiro se destacou no quesito, principalmente, quando jogava pelo Milan.

No total, são 42 pênaltis defendidos por ele, geralmente em momentos decisivos. Por exemplo, durante a disputa da final da Liga dos Campeões de 2002-2003, o paredão segurou três tentativas da Juventus, garantindo o título para sua equipe.

Samir Handanovic

O esloveno Samir Handanovic se destacou ao longo da carreira por defesas incríveis, foco e frieza debaixo das traves.

Dessa forma, acumulou 43 pênaltis defendidos durante período jogando por NK Domzale, Udinese, Treviso, Lazio, Rimini e Internazionale. Como o goleiro esteve no futebol italiano entre 2004 e 2023, ele se estabeleceu como o maior pegador de penalidades da história da Itália.

Rogério Ceni

O principal goleiro brasileiro presente na listagem de maiores pegadores de pênaltis da história é Rogério Ceni. Lenda e ídolo incontestável do São Paulo, em que jogou de 1993 a 2015, o “Mito” defendeu 51 cobranças em sua carreira.

Leia também: Quem é melhor goleiro, Rogério Ceni ou Cássio? Veja os números!

A curiosidade aqui é que, dentre suas principais características, Ceni ficou conhecido e lembrado por suas habilidades nas batidas de falta e pênaltis, tendo anotado 131 gols. Assim, se tornou referência tanto defensiva como ofensivamente.

Lev Yashin

Por fim, a lista a respeito de qual goleiro pegou mais pênaltis na história é encabeçada por Lev Yashin. O “Aranha Negra” é mais um exemplo de devoção a um único clube, tendo passado sua carreira no Dínamo de Moscou. As estatísticas de Yashin beiram o absurdo, o que rendeu a ele um troféu Bola de Ouro (Ballon d’Or) em 1963.

Leia também: Neuer ou Yashin? Saiba quem é o melhor goleiro da história!

Até hoje, nenhum outro arqueiro venceu a premiação, geralmente dada para atacantes e meio-campistas. Sobre a quantidade de pênaltis defendidos, o soviético impediu a bola de entrar em 150 oportunidades, tendo disputado 404 partidas.