Início » Futebol » Premier League » Tottenham Hotspur Stadium: tudo sobre o maior estádio particular de Londres 

Tottenham Hotspur Stadium: tudo sobre o maior estádio particular de Londres 

Publicado em:

Última atualização:

O Tottenham Hotspur Stadium é o maior estádio particular de Londres e o segundo maior de clubes em todo o país. Atual casa do Tottenham Hotspur Football Club, está localizado ao lado do que era o White Hart Lane, antigo estádio do time, demolido em 2017.

Com mais de 60 lojas de alimentos e bebidas que foram inspiradas na cena gastronômica de Londres, o estádio oferece uma gama de opções para que os torcedores se alimentem, incluindo os vegetarianos. 

Além disso, é um estádio multiuso que permite a realização de uma variedade de grandes eventos além das partidas do Spurs, como NFL, rugby e shows musicais. Assim, diversas opções aumentam a receita do clube que reinveste em suas atividades de futebol. 

Outro destaque vai para a adição de atrações para visitantes, como Stadium Tours e The Dare Skywalk, além de instalações para receber conferências e eventos de caráter internacional, que fazem com que o Tottenham Hotspur Stadium receba mais de dois milhões de visitantes todos os anos.  

História do Tottenham Hotspur Stadium 

O atual Tottenham Hotspur Stadium surgiu como resultado de um longo processo de planejamento e construção que começou com a necessidade de modernização do antigo estádio, o White Hart Lane. Sendo assim, começou a explorar algumas opções nos anos 2000. 

Depois de muitas ideias descartadas e abandonadas, um projeto inicial de um estádio com capacidade para 58.000 lugares surgiu. No entanto, passou por muitas revisões por conta de considerações de planejamento urbano e conservação ambiental. 

Após aprovações municipais e diversos ajustes, a construção do estádio se iniciou finalmente em 2015. Para que o o antigo White Hart Lane continuasse operando ao longo da temporada de 2016/17, a construção foi dividida em duas fases.

A primeira fase focou na construção das arquibancadas norte, oeste e leste. A segunda fase, iniciada após a demolição do White Hart Lane, concentrou-se na arquibancada sul.

Dito isso, também incorporaram alguns elementos do antigo estádio no novo, como a parte do pavimento e outros detalhes arquitetônicos. Por fim, depois da conclusão das etapas de construção, a inauguração finalmente aconteceu em abril de 2019. 

A primeira partida aconteceu com equipes do Sub-18 e ocorreu entre Tottenham e Southampton no dia 24 de março daquele ano, que terminou em 3 a 1 para o clube londrino. Depois disso, a equipe principal inaugurou os campos somente em 3 de abril de 2019. Na data, um jogo da Premier League contra o Crystal Palace terminou em 2 a 0 para a equipe de casa. Son Heung-min marcou o primeiro gol oficial da história do estádio.

Alguns dados sobre o estádio 

Com capacidade para 62.850 pessoas, o estádio tem o público recorde de 62.027, que ocorreu em uma partida do Tottenham contra o Arsenal e terminou em uma vitória de 3 a 0 para o Spurs. 

Por fim, o Tottenham Hotspur Stadium também detém o título de estádio mais verde da Premier League, já que se alimenta 100% de energia renovável e possui política zero de desperdício. Além disso, possui um esquema de reutilização de copos de cerveja e uma variedade de opções de transporte público.