Início » Futebol » Premier League » Saiba tudo sobre Savinho, atacante do Manchester City e da Seleção Brasileira

Saiba tudo sobre Savinho, atacante do Manchester City e da Seleção Brasileira

Publicado em:

Última atualização:

O atacante Savinho, de apenas 20 anos, chegou ao Manchester City em 2024. Revelado pelo Atlético Mineiro em 2020, rapidamente o atleta se destacou, atuando também pelo PSV, da Holanda, e pelo Girona, da Espanha. Além disso, o ex-Galo é recém-chegado à Seleção Brasileira, fazendo parte do elenco das eliminatórias da Copa do Mundo e da Copa América.

Continue a leitura e conheça a trajetória de Savinho, bem como suas estatísticas, perfil e títulos ao longo da carreira profissional.

Trajetória

Sávio Moreira de Oliveira nasceu em 10 de abril de 2004, em São Mateus, no Espírito Santo. Em 2015, Savinho chegou às categorias de base do Atlético Mineiro, permanecendo até 2020, quando subiu para o futebol profissional.

Atlético Mineiro (2020-22)

No dia 19 de agosto de 2020, Savinho estreava pelo time principal do Galo na vitória por 4 a 3 contra o Atlético Goianiense, no Antônio Accioly, em Goiânia. Ao longo da temporada, ele fez oito partidas com a equipe, embora não tenha marcado gols ou distribuído assistências.

Já em 2021, marcou o primeiro gol com a camisa do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América contra o Independiente del Valle, na vitória por 3 a 1 do Galo. Ao todo, foram 13 jogos no ano, com apenas esse gol marcado. Mesmo assim, contribuiu para a tríplice coroa do time, que venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão.

Em 2022, Savinho participou de 14 partidas e marcou dois gols. Ele ainda venceu, mais uma vez, o Mineiro, além da Supercopa do Brasil.

Novela: Savinho e Grupo City

Com boas atuações, rapidamente o jogador chamou a atenção de times do exterior, especialmente o Grupo City. O Atlético Mineiro vendeu Savinho por 6,5 milhões de euros, além de 6 milhões variáveis relacionadas ao desempenho do atleta.

O Grupo City é formado pelos seguintes clubes: Manchester City, New York City, Melbourne City, Yokohama Marinos, Montevideo City Torque, Girona, Shezen Peng City, Mumbai City, Lommel, Troyes, Palermo e Bahia.

A princípio, ele chegou ao Troyes, da França, mas a equipe passou por dificuldades no campeonato, e Savinho sequer chegou a atuar pelo clube. Assim, o Grupo City negociou um empréstimo do jogador com o PSV, da Holanda.

PSV (2022-23)

Savinho chegou ao PSV para atuar, primeiro, pelo Jong PSV — o time de desenvolvimento do PSV, que compete pela Eerste Divisie. Na liga de desenvolvimento, o jogador atuou em nove partidas, marcando dois gols e distribuindo duas assistências.

No mesmo ano, devido às boas atuações, Savinho chegou à equipe principal do PSV, na qual atuou também pela Europa League. Ao todo, o atleta fez oito jogos pelo time, com duas assistências.

Girona (2023-24)

Na última temporada, o Grupo City negociou Savinho novamente por empréstimo, dessa vez para o Girona, da Espanha. Foi no clube espanhol que o jogador de fato se destacou. Isso porque ele jogou quase todas as partidas da La Liga, sendo 37 ao todo, com nove gols e dez assistências.

Além disso, o atleta terminou o ano com uma nota Sofascore de 7.29, sendo o grande destaque na vitória por 5 a 3 contra o Mallorca. Na ocasião, Savinho marcou um gol e ainda distribuiu uma assistência, terminando o jogo com uma nota 9.1.

Savinho retorna ao Grupo City: dessa vez, ao Manchester City

Com um talento nato, o Grupo City não poderia desperdiçar o jogador em outras equipes, nem mesmo nos menores times do grupo. Assim, Savinho logo chegou ao Manchester City para atuar na temporada 2024-25.

No entanto, até o momento, Savinho não marcou gols pelo time do técnico Pep Guardiola. Mesmo assim, o atleta já entrou em campo 18 vezes e distribuiu quatro assistências, sendo duas delas pela Premier League e uma pela UEFA Champions League.

O melhor jogo dele até aqui aconteceu na vitória por 5 a 0 contra o Sparta Praha pela Liga dos Campeões. Na ocasião, ele deu uma assistência para gol e ainda distribuiu cinco passes decisivos, terminando a partida com uma nota Sofascore de 8.2.

Seleção Brasileira

Muito pedido pelos torcedores brasileiros, Savinho finalmente recebeu uma convocação para a seleção principal em 2024. A estreia do jogador aconteceu na vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra nas eliminatórias da Copa do Mundo. Ao todo, foram quatro jogos e uma assistência na competição.

Já o primeiro gol aconteceu pela Copa América, na vitória por 4 a 1 sobre o Paraguai. Savinho fez quatro partidas pela seleção, sendo esse seu único gol até o momento.

Perfil de jogo de Savinho

Com grande perfil armador, Savinho busca o jogo a todo o momento. Além disso, o atacante consegue atuar tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo do campo, o que o torna bastante versátil, facilitando a vida de seus técnicos.

Outro ponto forte de Savinho é o passe. Na UEFA Champions League de 2024-25, por exemplo, o jogador tem uma média de 86% de passes certos, além de uma boa porcentagem de acertos nos cruzamentos (33%).

Apesar de ser franzino, o atacante também gosta de marcar em alta pressão, o que por vezes desestabiliza os adversários, resultando na perda da posse de bola do outro time.

Títulos

Confira a seguir todos os títulos que Savinho ganhou na carreira até aqui:

  • Campeonato Mineiro (Atlético-MG, 2020-22)
  • Copa do Brasil (Atlético-MG, 2021)
  • Campeonato Brasileiro (Atlético-MG, 2021)
  • Supercopa do Brasil (Atlético-MG, 2022)
  • Johan Cruyff Shield (PSV, 2022)
  • KNVB Cup (PSV, 2022-23)
  • FA Community Shield (Manchester City, 2024)