Um dos jogadores mais talentosos da geração, Romelu Lukaku se destacou no Everton, clube onde teve mais jogos na carreira. No entanto, sua história não se resume aos Toffees, principalmente no que diz respeito a títulos conquistados. Apesar de não ter levantado nenhum troféu pelo clube de Liverpool, o atacante teve uma passagem memorável, tendo estabelecido suas principais estatísticas.
Quem é Romelu Lukaku?
Romelu Menama Lukaku Bolingoli é um jogador de futebol que atua como atacante. Apesar de sua descendência congolesa, o jogador é belga e joga pela seleção da Bélgica. Aliás, ele começou a carreira nas categorias de base do Rupel Boom em 1999, onde permaneceu até 2003. Depois disso, no mesmo ano, foi para a base do KFC Wintam e, mais tarde, iria para o Lierse. Por fim, chegou ao Anderlecht em 2006.
Carreira
Com 16 anos, Lukaku assinou seu primeiro contrato profissional com o Anderlecht, o qual foi cumprido de 2009 a 2011, tendo deixado o clube com os títulos do Campeonato Belga (2009-10) e da Supercopa da Bélgica (2010), além de 98 partidas, 41 gols e 17 assistências. Ainda na temporada 2011-12, o Chelsea fez uma proposta pelo jogador, que aceitou a mudança. A transação custou 10 milhões de libras, chegando a 17 milhões em compensações.
No entanto, seu desempenho em campo não o agradou pessoalmente, apesar de estar realizando um sonho de jogar nos Blues. Apesar disso, o atacante retornou ao clube inglês em outras duas oportunidades. Na soma das atuações, ele acumulou 59 jogos, 15 gols e duas assistências.
Antes de seguir para o Everton, Lukaku passou ainda por um empréstimo ao West Bromwich. Em 2012, o Chelsea o ofereceu ao adversário de Campeonato Inglês para que o garoto ganhasse experiência e minutagem. Depois de uma temporada como artilheiro pelos Baggies com 17 gols, o clube londrino pediu a volta do atacante. Mas, apesar do desejo dos Blues de ficarem com o jogador, ele foi novamente emprestado, desta vez para o Everton. Antes disso, porém, ele foi campeão da Copa da Inglaterra (2011-12) e do Mundial de Clubes (2021).
Lukaku no Everton
Lukaku foi anunciado pelo Everton no último dia da janela de transferências de verão na Europa. O jogador chegou mostrando serviço fazendo o gol da vitória por 3 a 2 diante do West Ham em setembro de 2013. O curioso é que, durante sua tentativa de fazer o gol, o zagueiro adversário e ele colidiram, deixando o atacante desacordado. Como resultado, ele saiu de campo e teve que ser informado pelo médico dos Toffees que havia dado a vitória ao seu time.
2013-2014
O jogador recebeu muitos elogios ao longo da temporada, mas uma lesão tiraria Lukaku do Everton, e dos gramados, por um período. No final de janeiro, o jogador teve uma lesão no ligamento do tornozelo constatada. A curiosidade fica por conta do fato de que a jogada que causou o trauma envolveu seu companheiro de equipe, Gareth Barry, que tentava evitar um gol de Steven Gerrard, do Liverpool. Naquela temporada, o atacante marcou 15 gols em 31 jogos, ajudando os Toffees a ficarem em quinto lugar na Premier League.
2014-15
Depois daquela temporada, Lukaku voltaria ao Chelsea, mas o Everton decidiu comprá-lo. Na época, o clube de Liverpool pagou 28 milhões de libras, estabelecendo um recorde pessoal. Sua estreia como jogador oficial dos Toffees aconteceu diante do West Brom, seu ex-clube. Na ocasião, o jogador fez um gol, porém não comemorou como forma de respeito.
Mais tarde, Lukaku anotaria um hat-trick perfeito diante do Young Boys pela Liga Europa. Os gols, marcados de cabeça, de perna direita e de perna esquerda, deram o caminho da vitória para o Everton por 4 a 1. Em seu período no clube inglês, o atacante jogou 166 partidas, marcou 87 gols e deu 27 assistências.
A carreira de Lukaku depois do Everton
Depois de sua boa passagem pelo Everton, Lukaku foi para o Manchester United. Na época, o jogador assinou um contrato de cinco anos, podendo ser estendido, no valor de 75 milhões de libras, além de compensações. Sua estreia aconteceu em agosto de 2017 em uma derrota para o Real Madrid na Supercopa da UEFA por 2 a 1. Posteriormente, o atacante estreou na Premier League diante do West Ham, fazendo dois gols em um 4 a 0. Ele ficou nos Red Devils até 2019, tendo feito 96 aparições, 42 gols e 12 assistências.
Posteriormente, Lukaku deixou o Manchester United para assinar com a Internazionale de Milão. Novamente, o jogador assinou um contrato de cinco anos no valor de 80 milhões de euros. Sua chegada à Itália foi polêmica, pois ele declarou que alguns ex-companheiros o estavam culpando por certas situações no clube. O atacante ficou no time italiano de 2019 a 2021, deixando estatísticas expressivas de 132 jogos, 78 gols e 23 assistências e, mais tarde, três títulos conquistados: Campeonato Italiano (2020-21), Supercopa da Itália (2022) e Copa da Itália (2022-23).
Foi nesse momento que Lukaku voltou ao Chelsea, desta vez custando 100 milhões de euros. No entanto, assim como anteriormente, sua passagem não foi boa, rendendo até mesmo uma declaração de infelicidade no time. Assim, ele retornou à Itália em um empréstimo junto à Inter outra vez. No entanto, várias lesões deixaram o jogador longe dos gramados por alguns meses, gerando insatisfação.
Por fim, Lukaku tem defendido as cores da Roma desde a temporada 2023-24, também em um empréstimo. Apesar de ter apenas uma temporada com os Romanistas, o jogador já acumula 47 jogos, 21 gols e ainda quatro assistências.