Dono de uma variedade de habilidades com a bola, Olivier Giroud é um dos atacantes mais completos e impactantes que já defenderam o Arsenal. Na sua jornada pelo clube londrino, o jogador não só contribuiu com gols e assistências, como conquistou títulos e se firmou com uma referência na posição. Aliás, um de seus gols venceu até um prêmio Puskàs. Relembre o desempenho do francês nos Gunners!
Quem é Olivier Giroud?
Nascido na França, Olivier Jonathan Giroud é um jogador de futebol com sucesso, principalmente, no Arsenal e na Seleção Francesa. No início da carreira, ele jogou no Grenoble e, posteriormente, no Tours, ambos times de menor expressão da França. Mais tarde, já melhor desenvolvido, o atacante foi contratado pelo Montpellier, tendo sido campeão do Campeonato Francês em 2011-12. O atleta, então, chamou atenção dos Gunners e saiu de seu país querendo novos desafios, tendo deixado sua ex-equipe com 85 jogos disputados, 39 gols e 17 assistências.
Olivier Giroud no Arsenal
Após seu período em casa, isto é, na França, Olivier Giroud foi contratado pelo Arsenal em 2012. Na época, o clube inglês pagou cerca de 13 milhões de libras para contar com o jogador, um pedido de Arsène Wenger. Aliás, o lendário treinador dos Gunners foi quem mais acreditou no potencial de Giroud, sempre destacando sua coletividade. De forma recíproca, o atacante chegou à equipe com muita admiração ao ex-técnico.
Contratado em junho de 2012, Olivier Giroud fez sua estreia pelo Arsenal em agosto. Passado o período de adaptação à Premier League, o jogador logo mostrou a que veio. Ao final da primeira temporada 2012-13, Giroud jogou 47 partidas, anotou 17 gols e dez assistências.
2013-14
Em 2013-14, Olivier Giroud disputou 51 jogos pelo Arsenal. Nesse período, foram 22 gols e 11 assistências, já elevando seu nível. Foi nessa temporada que o jogador conquistou o primeiro título com os Gunners. Trata-se da Copa da Inglaterra, torneio o qual a equipe londrina venceu 14 vezes, que foi conquistada em cima do Hull City após um placar em 3 a 2.
2014-15
Após uma boa temporada com o Arsenal, Olivier Giroud perdeu alguns jogos, totalizando apenas 36 ao final das competições. Desse número de partidas, ele marcou 19 gols e quatro assistências. No quesito títulos, voltou a conquistar a Copa da Inglaterra de 2014-15, além da Supercopa da Inglaterra do mesmo ano.
2015-16
Na temporada seguinte, Olivier Giroud voltou a passar dos 20 gols, terminando com 24 em 53 partidas pelo Arsenal. Além disso, distribuiu ainda seis assistências. E, assim como no período anterior, o jogador venceu a Supercopa da Inglaterra de 2015-16 com sua equipe.
2016-17
A temporada de 2016-17 no Arsenal foi especial para Olivier Giroud, apesar de um baixo desempenho nas estatísticas. Isso porque, o jogador protagonizou um dos maiores momentos do futebol internacional ao marcar um gol “escorpião”. No dia 1º de janeiro de 2017, o atacante fez uma acrobacia incrível, e sem esforço, para marcar um golaço de calcanhar. A jogada em si já havia sido bonita, com uma troca de passes envolvente, mas a finalização fez, de fato, a diferença. Como resultado, os Gunners venceram o Crystal Palace por 2 a 0, e Giroud venceu o prêmio Puskàs daquele ano.
Além disso, Olivier Giroud conquistou o que viria a ser o seu penúltimo título com a camisa do Arsenal. Mantendo sua hegemonia, os Gunners venceram a Copa da Inglaterra de 2016-17.
2017-18
Após períodos impactantes no Arsenal, Olivier Giroud decidiu por uma mudança de ares. No entanto, o jogador não foi muito longe, visto que assinou com o rival Chelsea. A decisão visava não só o desenvolvimento em clubes, bem como manter a titularidade na seleção da França, uma vez que a Copa do Mundo de 2018 estava próxima. Assim, ele deixou os Gunners na metade da temporada, com sete gols em 26 partidas, além do título da Supercopa da Inglaterra de 2017.
Pós-Arsenal
Como dito anteriormente, Olivier Giroud deixou o Arsenal rumo ao Chelsea. O jogador passou cinco temporadas nos Blues antes de ir para o Milan, da Itália. No período, ele acumulou 119 partidas, marcou 39 gols e deu 14 assistências. Logo de cara, venceu a Copa da Inglaterra 2017-18. Posteriormente, em 2018-19, conquistou a Liga Europa para, em 2020-21, levantar a “Orelhuda”, a taça da Liga dos Campeões. Na sequência, foi para o Milan e atualmente soma 132 jogos, 49 gols e 20 assistências, além de um título de Campeonato Italiano em 2021-22.