Início » Futebol » Premier League » Raça, cartões amarelos e expulsões: relembre a passagem de Mascherano pelo Liverpool

Raça, cartões amarelos e expulsões: relembre a passagem de Mascherano pelo Liverpool

Publicado em:

Última atualização:

Conhecido por ser “raçudo”, o argentino Javier Mascherano teve várias experiências ao longo da carreira como jogador de futebol. Apesar de se destacado pelo Barcelona, hoje nós vamos relembrar a passagem de Mascherano pelo Liverpool. Mas, mesmo com uma história um tanto quanto polêmica, e já com gafe na primeira apresentação, o volante caiu nas graças da torcida dos Reds.

Quem é Javier Mascherano?

Nascido em San Lorenzo, Javier Alejandro Mascherano é um ex-jogador de futebol argentino. Com uma carreira longa, o volante passou por equipes da Argentina, Brasil, Inglaterra, Espanha e China. Dentre as passagens de Mascherano por clubes, destacam-se suas temporadas no Liverpool e no Barcelona. No entanto, é importante ressaltar que o desempenho nos dois times foi diferente, principalmente no quesito aceitação da torcida e adaptação às competições dos respectivos países.

Carreira

Javier Mascherano teve sua formação baseada na escola do River Plate, onde atuou em 71 jogos de 2003 a 2005. Posteriormente, o jogador veio ao Brasil para defender as cores do Corinthians, mas não convenceu e deixou o clube com apenas um ano de contrato cumprido e 22 partidas. Na sequência, então, ele foi para a Inglaterra e assinou com o West Ham, tendo ficado lá menos tempo do que no time brasileiro, acumulando sete aparições.

Mascherano no Liverpool

Do West Ham, Javier Mascherano seguiu para o Liverpool. Apesar da empolgação momentânea, o jogador cometeu uma das maiores gafes da história do futebol ao referir-se ao clube como “Red Devils”. Isso porque, a alcunha usada por ele é atribuída ao Manchester United, o maior rival do seu time na época. Apesar disso, seu estilo de jogo “raçudo” se destacou não só dentro do sistema dos Reds, bem como refletiu em toda a Premier League. Vale observar ainda que a torcida criou uma música para o argentino usando a base de “Seven Nation Army”, da banda White Stripes.

Em fevereiro de 2009, Mascherano assinou um contrato de quatro anos com o Liverpool. No entanto, em julho do ano seguinte, após período na Copa do Mundo de 2010, o volante pediu para sair. Na ocasião, ele informou o técnico da equipe, Roy Rodgson, o seu desejo de uma mudança de ares. De acordo com relatos divulgados posteriormente, Rodgson tentou falar com o jogador durante a pausa para o torneio, porém não foi atendido.

Como resultado, o dia 27 de agosto marcou a saída de Mascherano do Liverpool. No comunicado emitido, os Reds informaram que o jogador e o clube não tinham mais vínculo, e que o volante e o Barcelona já estavam iniciando as tratativas para uma contratação. Na época, o clube catalão pagou 17,25 milhões de libras para poder contar com o argentino.

2007-08

A primeira temporada de Javier Mascherano pelo Liverpool aconteceu em 2007-08. Naquele ano, o volante disputou 41 partidas, marcou um gol e deu ainda duas assistências. Devido à sua raça e força de vontade em campo, ele ficou conhecido pelas advertências, tendo acumulado seis cartões amarelos e uma expulsão por duas advertências no mesmo jogo. Além disso, chegou à final da Liga dos Campeões com os Reds, tendo perdido para o Milan de Kaká e Seedorf.

2008-09

Em 2008-09, então, Mascherano disputou 38 jogos e deu duas assistências pelo Liverpool, além de nove cartões amarelos. Aquela temporada foi marcada por um incidente durante uma partida contra o Manchester United. Isso porque, logo em seu primeiro jogo na casa do rival, o volante foi expulso após dois amarelos. No primeiro momento, ele fez uma falta dura em Paul Scholes e, posteriormente, levou a segunda advertência após reclamar de um cartão mostrado para Fernando Torres. A situação esquentou quando argentino não quis deixar o campo, tendo que ser empurrado para fora.

2009-10

Na temporada seguinte, Mascherano disputou 48 partidas com a camisa do Liverpool. Nesse período, ele anotou um gol e distribuiu duas assistências. Falando em cartões, o jogador recebeu 11 cartões amarelos e foi expulso duas vezes, uma por duas advertências e outra direta.

A vida fora da Inglaterra

Depois de deixar o Liverpool, Mascherano assinou com o Barcelona. Logo de cara, o jogador teve que mudar de posição para assumir o lugar de Carles Puyol, que havia se lesionado. Como resultado, o volante passou a jogar de zagueiro sob o comando de Pep Guardiola. Como não jogava em uma posição goleadora, principalmente estando na zaga, o jogador demorou marcar um gol pelo Barça. Isso só aconteceu em abril de 2017 diante do Osasuna.

Em janeiro de 2018, Mascherano deixou o Barcelona. Seu próximo destino foi o Hebei Fortune, da China, clube extinto desde 2022. Aliás, o jogador não ficou muito tempo no país asiático, tendo deixado a equipe para voltar para a América do Sul. Na ocasião, em 2019, ele optou por defender o Estudiantes. Posteriormente, o argentino se aposentou.

Atualmente, Javier Mascherano treina a seleção sub-20 da Argentina, com o objetivo claro de se desenvolver para assumir o grupo principal futuramente.