Com mais de 110 anos de existência, a história do Old Trafford, estádio do Manchester United, confunde-se com a do clube.
Com capacidade para cerca de 75 mil torcedores, o local vai na contramão de outros estádios dos grandes clubes britânicos, que modernizaram e transformaram suas casas em espaços multiusos. O Velho Trafford mantém a tradição de manter o local quase um templo dedicado ao clube e ao futebol.
Construído em 1910, o estádio tem 74.879 assentos cobertos. Ele oferece, ainda, um campo híbrido de 105 metros de comprimento por 68 de largura, sem pista ao redor, mas com aquecimento de gramado.
Por mais que existam planos para a construção de um novo estádio para o United, maior e mais moderno, o coração dos torcedores sempre baterá mais forte pelo Old Trafford. Então, conheça a seguir um pouco mais sobre essa verdadeira relíquia futebolística.
Antes, um pouco de história
O Manchester United surgiu em 1878 e, na época, tinha o nome de Newton Heath LYR. O clube, no entanto, enfrentou uma série crise financeira. Atolado em dívidas no começo da década de 1900, John Henry Davies, proprietário da Manchester Brewery – uma cervejaria local –, resolveu ajudar o clube e comprá-lo.
Foi Davies que mudou o nome para Manchester United, mas na época, o time ainda não tinha um estádio para chamar de seu. O clube antes treinava em um local chamado Bank Street, com velhas arquibancadas de madeira. Mas, em 1910, o United pôde enfim chamar o Old Trafford de lar.
Em tradução literal, o nome do estádio do Manchester United significa “velho Trafford”, em referência ao local em que a arena está construída: no distrito de Trafford, condado de Manchester, Inglaterra.
O próprio Davies comprou o terreno onde fica o estádio e, inclusive, pagou pela obra, que começou em 1908. Em fevereiro de 1910, o campo do Old Trafford recebeu sua primeira partida oficial e o primeiro clássico de dois times que, depois, virariam dois monstros do futebol inglês: Manchester United contra o Liverpool.
Infelizmente, os anfitriões perderam por 4 a 3, mas, ainda assim, aquela partida entrou para a história.
Curiosamente, dois dias antes do jogo, fortes rajadas de vento derrubaram as antigas arquibancadas do Bank Street, deixando claro que era mesmo hora do United ter um novo lar.
Old Trafford: o estádio do Manchester United hoje
Aberto aos visitantes em dias sem jogos, o Velho Trafford tem um museu dedicado à história dos Red Devils. Ele conta não apenas sua criação, mas também homenageando os grandes jogadores que passaram pelo seu gramado. O local também possui um café temático além de uma loja onde é possível comprar diferentes artigos oficiais do clube.
Infelizmente, o local é considerado por muitos uma “relíquia”, o que o deixou de fora de competições como a Eurocopa de 2028. Segundo o jornal britânico The Guardian, o estádio não é reformado desde 2005, e não há planos de modernizá-lo ou ampliar sua capacidade.
No entanto, os acionistas do time pretendem construir um novo estádio para o Manchester United nos arredores de onde fica o Old Trafford, como um “Wembley do norte” – em referência à mais famosa arena esportiva do Reino Unido –, com capacidade para até 100 mil pessoas.