Mais do que o confronto de duas fortes equipes do Campeonato Inglês, Aston Villa x Chelsea acontecerá a partir das 14h30 (horário de Brasília) de sábado, no Villa Park, sob intensa disputa por uma vaga em competição europeia na próxima temporada.
O jogo, válido pela 26ª rodada, pode servir para os Villans reduzirem a atual desvantagem justamente para os Blues, que seriam a última equipe classificada para um torneio europeu neste momento, no caso, a Conference League. Em nono lugar, com 39 pontos, o Aston Villa vê o Chelsea em sexto, com 43.
O Manchester City, com 44, fecha a zona de classificação para a Champions League, ao passo que o Bournemouth, com 43, está se garantindo na Liga Europa da próxima temporada.
As odds para Aston Villa x Chelsea
O equilíbrio entre as equipes se reflete nas odds disponíveis para Aston Villa x Chelsea. Vitória dos donos da casa paga 2.70, cota que cai para 2.40 em caso de triunfo dos Blues. Empate pode render 3.70 por real.
Como a partida colocará frente a frente dois times cujos jogos têm alta média de gols — 3,24 para o Chelsea, 2,96 para o Aston Villa —, o mercado de gols passar a ser atraente. Palpite para ambas as equipes irem às redes pode render 1.46, ao passo que qualquer movimentação no placar antes do intervalo fará jus a uma odd de 1.28. Se a partida tiver pelo menos três gols, essa cota aumenta para 1.53.
Também é possível explorar o mercado de desempenhos individuais, ainda mais se lembrarmos que os artilheiros dos dois times costumam ser lembrados nas convocações da seleção da Inglaterra. Gol de Cole Palmer para o Chelsea pode pagar 2.35, ao passo que o apostador levará para casa 2.60 por real caso Ollie Watkins deixe sua marca a favor do Villa.
Com essas dicas, você já pode começar a fazer suas apostas na Premier League hoje.
Aston Villa
Campeão inglês sete vezes, mas sem levantar a taça desde 1980/1981, o Aston Villa faz campanha razoável nesta temporada e figura na nona colocação, com 39 pontos, fruto de dez vitórias, nove empates e sete derrotas. Em casa, como será a partida de sábado, a equipe tem a quarta melhor campanha entre os 20 times, com seis triunfos, sete igualdades e apenas um revés.
Após amargar três temporadas consecutivas na Championship, a segunda divisão inglesa, o Aston Villa retornou à elite em 2019/2020 e foi crescendo de desempenho até a campanha da última edição, quando terminou em quarto lugar e conquistou uma vaga na Champions League.
No maior torneio de clubes do mundo, do qual foi campeão em 1981/1982, o Aston Villa vem fazendo bonito e assegurou vaga direta nas oitavas de final, esperando agora que o sorteio defina seu adversário entre Club Brugge e Borussia Dortmund.
O principal nome dos Villans na Premier League é Ollie Watkins, que já anotou 12 gols e deu cinco assistências. Destaque também para Jhon Durán, que balançou as redes adversárias sete vezes, e Morgan Rogers, que contribuiu até aqui com seis gols e quatro assistências.
Chelsea
Campeão inglês seis vezes em sua história, sendo cinco na Era Roman Abramovich, que já deixou o comando do clube, o Chelsea não celebra um título de grande expressão desde 2021, quando faturou a Champions League pela segunda vez e, posteriormente, o Mundial de Clubes, derrotando o Palmeiras na decisão.
Mesmo com grande investimento, os Blues ficaram em 12º em 2022/2023 e em sexto na última temporada, posições aquém do que sua torcida se acostumou. Desta vez, o time aparece novamente na sexta colocação, com 43 pontos, após 12 vitórias, sete empates e seis derrotas. O Chelsea está apenas um ponto do Manchester City, último classificado para a Champions League se o Campeonato Inglês terminasse hoje.
Fora de casa, como será o jogo no sábado, são seis triunfos, três igualdades e quatro reveses. Ainda que detenha a quinta melhor campanha como visitante, o Chelsea tem retrospecto recente ruim jogando longe de seus domínios, com três derrotas e dois empates nos cinco últimos jogos.
Mais uma vez, Cole Palmer é o melhor jogador dos Blues, agora com 14 gols e seis assistências. Em seguida na tabela de artilheiros da equipe aparecem Nicolas Jackson, com nove gols, e Noni Madueke, com sete.
Quem vence: Aston Villa ou Chelsea?
Ainda que só tenha sido batido uma vez no Villa Park na atual edição da Premier League, o Aston Villa vem de cinco partidas sem vencer. Já o Chelsea perdeu três de seus cinco últimos jogos fora de casa, ficando na igualdade nos dois restantes. Isso mostra que os dois adversários, tão próximos na tabela, também apresentam retrospectos recentes parecidos.
Olhando para o histórico do confronto em partidas válidas pelo Campeonato Inglês, o equilíbrio também aparece, já que aconteceram 61 vitórias do Chelsea, 54 triunfos do Aston Villa e 34 empates. No último encontro, melhor para o time de Londres, que venceu em casa por 3×0, no início de dezembro.
Por conta de todas as estatísticas apresentadas, nenhum resultado seria surpreendente no Aston Villa x Chelsea de sábado, mas o empate desponta como a alternativa mais provável.
Onde assistir
Aston Villa x Chelsea, que terá início às 14h30 (horário de Brasília) de sábado, no Villa Park, em Birmingham, terá transmissão exclusiva da ESPN na TV fechada, mas também poderá ser acompanhado pelo serviço de streaming Disney+.