Um dos jogadores mais questionados do futebol mundial antes da temporada 2024 era o meia alemão Kai Havertz. O atleta, embora tivesse momentos bons na carreira, sofria com inconsistências e acabava sendo bastante criticado pelas suas performances. Tudo isso mudou quando Havertz e Arsenal decidiram se unir no final de 2023. Atualmente ele é um dos grandes meias da Premier League e, sob o comando de Arteta, vive a melhor fase da carreira.
Veja o texto a seguir para descobrir um pouco da história de Kai no futebol e também ver quais foram as suas estatísticas na última temporada pelos Gunners.
As origens do atleta
Kai Havertz nasceu na cidade de Aschen, na Alemanha, em 1999.
Começou sua jornada atuando no time local quando era mais jovem: o Alemannia Aachen Juvenis. Lá ficou por dois anos até que entrou nas categorias de base do Bayer Leverkusen em 2010. No time do Leverkusen, permaneceu por seis temporadas antes de fazer sua estreia profissional.
O atleta era tido como uma das grandes promessas do clube e os números indicam o porquê. Ao todo, Havertz marcou 46 gols e deu 31 assistências em 150 jogos durante os quatro anos na Alemanha. Ademais, fez a equipe do Bayer disputar as primeiras posições da Bundesliga durante todo o período que esteve no clube.
Início de Havertz na Inglaterra
Antes de Havertz e Arsenal terem algum tipo de relação, o jogador foi parar no Chelsea e lá teve alguns dos momentos mais emblemáticos de toda sua carreira. O atleta fez o gol que deu o título da Champions League para os Blues na temporada 2020/21 e também marcou na vitória contra o Palmeiras no Mundial de Clubes da FIFA do mesmo ano.
No entanto, as temporadas que teve pelo Chelsea foram de altos e baixos, especialmente a de 2022/23, quando o time terminou apenas na décima segunda posição da Premier League.
Havertz no Arsenal
Após uma temporada ruim com o time de Londres, Havertz foi vendido ao Arsenal por 75 milhões de Euros. Os valores, incialmente, eram questionáveis para um atleta que só tinha feito nove gols em 47 jogos em 2022/23. No entanto, desde o início o alemão mostraria que estava de volta à melhor forma.
Havertz no Arsenal marcou nada menos que 14 gols em 51 jogos, além de providenciar sete assistências. Na Premier League, foram 13 gols, mais do que no último ano inteiro pelo Chelsea. Dessa forma, a campanha de vice-campeão que os Gunners tiveram se deve muito ao jogador, que ajudou o time a disputar ponto a ponto com o Manchester City o título da Premier League.
O único torneio em que o meia acabou não tendo boas performances foi na Liga dos Campões, fazendo apenas um gol em oito jogos. Todavia, vale destacar que Havertz tem apenas 25 anos e poderá amadurecer na competição, assim como o resto do elenco, que também é jovem. Além disso, foi a primeira vez em seis anos que o Arsenal disputou a Champions, o que certamente deve ter pesado para todos do clube.