Enquanto alguns festejam a entrada na faculdade ou a carteira de motorista ao completar 18 anos, o jogador Joe Gomez comemorou a ida para o Liverpool. Hoje, aos 27 anos, ele celebra o fim da temporada em que mais vezes atuou junto aos Reds, enquanto se prepara para a nova campanha do futebol britânico que está por começar.
Antes de ser apresentado em Anfield, em 2015/2016, Joe Gomez jogava no Charlton Athletic. Ainda muito jovem, o britânico começou na escolinha do time, passando em seguida para as categorias de base. Ao longo de 2015, jogou em distintas posições, atuando como zagueiro, lateral-esquerdo e lateral-direito.
No final de 2015, Gomez se lesionou seriamente enquanto jogava pelo time Sub-21 da Seleção Inglesa. Na ocasião, faltando apenas dez minutos para o fim do jogo, Joe machucou o ligamento cruzado de um dos joelhos. Com isso, ele precisou ficar afastado dos campos por cerca de um ano e meio.
Em janeiro de 2017, porém, bem no meio da temporada, Joe Gomez retornou aos gramados e, na temporada seguinte, chegou com o Liverpool à final da Champions League. Em 2018, seu contrato com o clube foi renovado — muito embora ele tenha sofrido nova lesão, uma fratura, sete dias antes da renovação.
Aliás, o histórico de lesões do britânico infelizmente é maior do que qualquer preparador físico gostaria. No entanto, a cada retorno do jogador, ele mostrava por qual motivo continuava sendo um excelente investimento, ajudando o time a alcançar grandes conquistas como a taça da Premier League, o Campeonato Inglês, na temporada 2019/2020.
Dados estatísticos de Joe Gomez pelo Liverpool
Desde 2015, quando estreou no Liverpool, até a última temporada dos Reds que terminou este ano (2024), Joe Gomez atuou em 222 partidas, resultando em 15.496 minutos entre as quatro linhas. Com um índice de 63.1%, o jogador venceu 140 vezes. As taxas de empates e derrotas, por sua vez, ficam em 22.1% e 14.9%, respectivamente. Isso quer dizer que o Liverpool empatou 49 jogos e perdeu 33 com Gomez em campo.
Por ser um jogador de defesa, é normal que Joe não tenha feito nenhum gol no Liverpool até agora. No entanto, ele ainda prestou nove assistências em sua carreira nos Reds. Em Anfield, Gomez também soube se comportar em campo, tomando apenas 36 cartões amarelos. Ainda assim, o atleta acabou sendo expulso uma vez ao receber o segundo amarelo em uma partida.
Foi também junto ao Liverpool que Joe Gomez ganhou basicamente todos os seus títulos. Além de vencer a Champions League e a Premier League na temporada 2018/2019, o britânico também ganhou a Supercopa da UEFA na mesma campanha. Enquanto isso, em 2020, Gomez ajudou o Liverpool a se tornar Campeão do Mundo FIFA-Klub. Em 2022, foi a vez de o clube conquistar a Taça de Inglaterra e a Supertaça da Inglaterra. Por fim, o Liverpool de Joe Gomez também se tornou bicampeão da Taça da Liga da Inglaterra após vencer em 2022 e mais recentemente, em 2024.