A temporada 2023/24 da Premier League não foi das melhores para o Burnley FC. O clube, liderado pelo técnico Vincent Kompany, terminou a competição no penúltimo lugar, sendo rebaixado para a segunda divisão do campeonato britânico.
Ao todo, o Burnley venceu apenas sete dos 42 jogos que disputou em sua última campanha, ficando atrás apenas do Sheffield United. Curiosamente, apesar da campanha decepcionante para a torcida, Kompany está sendo disputado por um dos maiores times do futebol europeu.
Nesta virada de temporada, o Bayern de Munique tenta a todo custo negociar com o Burnley a contratação do técnico por acreditar que seu estilo arrojado terá um desempenho muito melhor junto a um time com mais recursos.
A seguir, conheça um pouco mais sobre o clube inglês que fará de tudo para voltar à elite do futebol britânico em sua próxima campanha.
Qual é a história do time?
Muito embora o Burnley Rovers tenha começado como uma equipe de rugby, ele rapidamente mudou de rumo e se transformou no Burnley Football Club em 1882. Para dar uma ideia, somente seis anos depois, em 1888, é que veio a fundação da Football League, que passou a organizar a FA Cup, a mais antiga competição de futebol do mundo.
A primeira conquista do Burnley foi o título da segunda divisão na temporada 1897/98. A primeira vitória da FA Cup, no entanto, veio somente em 1914, em uma vitória por 1 a 0 em cima do Liverpool. Infelizmente, meses após a conquista, eclodiu a primeira Guerra Mundial.
No período pós-guerra, da década de 1920, os Clarets alcançaram um feito incrível: passaram 30 jogos sem perder, conquistando, assim, seu primeiro título da primeira divisão do futebol britânico. Esse recorde durou mais de 80 anos, sendo quebrado apenas na temporada 2003/04 pelo Arsenal.
Qual é o maior rival do Burnley?
Assim como o Burnley FC é um dos mais antigos times de futebol da Inglaterra, sua rivalidade com o Blackburn Rovers também é. De “inocentes” faixas penduradas em estádios como forma de zombar dos rivais a episódios de violência entre as torcidas, o clássico britânico entre “The Dingles” e “Bastard Rovers” – para usar os xingamentos dados pelos próprios torcedores – já teve de tudo.
O primeiro confronto entre os dois times aconteceu ainda em 1888, com uma goleada de 7 a 1 do Rovers em cima do Burnley. Desde então os dois times se enfrentaram 102 vezes. E, para atiçar ainda mais a rivalidade entre ambos, os resultados dos confrontos são bastante equilibrados.
Embora o Blackburn Rovers tenha ganho o primeiro jogo, no histórico como um todo, ele tem 41 vitórias contra 43 dos Clarets. Os dois clubes empataram outras 18 vezes. Ao todo, foram 169 gols marcados pelo Burnley contra 176 do Rovers.
Qual é o estádio do Burnley?
Pouco depois de sua fundação, o Burnley Football Club recebeu um convite do clube de críquete da cidade para ocupar o Turf Moor. E, desde então, o estádio tem sido a casa dos Clarets. Com capacidade para cerca de 22 mil torcedores, o estádio é localizado em uma área rodeada por parques e colinas, servindo também como ponto turístico da cidade.
Artilheiros e estatísticas de jogadores
Em seus mais de 140 anos de história, o irlandês Jimmy Mcllroy foi quem mais entrou em campo vestindo a camisa do Burnley FC.
Nas 13 temporadas que jogou pelo clube (entre 1949 e 1962), o meia participou de 497 jogos. Enquanto isso, cabe ao atacante inglês George Beel o título de maior artilheiro da história do time. Beel atuou apenas pelo Burnley em toda sua carreira, marcando 142 gols nas 252 partidas que jogou.
Apesar da última temporada ter sido difícil, ela também teve seus bons jogadores. O norueguês Sander Berge, por exemplo, foi quem mais defendeu os Clarets, disputando 40 jogos. E, na sequência, o atacante dinamarquês Bruun Larsen marcou sete vezes nos 36 jogos que participou na temporada.
Títulos do clube
O rebaixamento em 2024 não tira o brilho do histórico de títulos do Burnley FC. Ao todo, o clube conquistou mais de 10 títulos, incluindo o bicampeonato da Premier League. Veja a lista completa:
- Bicampeão da Inglaterra nas temporadas de 1959/60 e 1920/21.
- Campeão da Taça FA na campanha 1913/14.
- Bicampeão da Super Taça da Inglaterra nas temporadas de 1973/74 e 1960/61.
- Tetracampeão da segunda divisão da Inglaterra em 2022/23, 2015/16, 1972/73 e 1897/98.
- Campeão da terceira divisão da Inglaterra na temporada 1981/82.
- Campeão da quarta divisão da Inglaterra em 1991/92.