A cidade de Brentford, no oeste de Londres, tem o seu próprio time de futebol: o Brentford Football Club. Representado pelas cores vermelho, branco, e a abelha como mascote, o elenco está na ativa há mais de 100 anos.
Por outro lado, o Brentford nunca venceu a Premier League ou qualquer outro torneio do país. Sendo assim, conheça a história do clube inglês, títulos e os artilheiros.
Em que ano o Brentford foi fundado?
O Conselho Local de Brentford decidiu abrir um novo campo de recreação em 1889. Em 10 de outubro do mesmo ano, membros de associações definiram que um clube deveria ser criado para utilizar o terreno para fins esportivos.
Nesse cenário, por oito votos a cinco, o futebol venceu o rugby na votação e se tornou a modalidade da nova agremiação.
De início, as negociações para utilizar o campo não progrediram, mas a decisão de fundar o clube se manteve. Foi assim que surgiu o Brentford Football Club.
A primeira partida do elenco foi em 23 de novembro de 1889, um empate em 1 a 1, contra o Kew eleven. Posteriormente, em 1899, o time foi forçado a se profissionalizar depois de pagar os jogadores, prática ilegal em categorias amadoras. Dezoito meses depois, o Brentford venceu a segunda divisão da Liga Sul e foi promovido.
Dessa maneira, o time foi subindo entre as divisões. Venceu a Segunda Divisão da Football League em 1934 e garantiu a vaga na elite pela primeira vez. Em sua temporada de estreia, terminou em quinto lugar, à frente de Arsenal e Chelsea.
Foram altos e baixos entre a quarta, terceira, segunda e a primeira divisão. O Brentford não conseguia se manter na elite do futebol inglês, por isso sempre caía para as ligas inferiores, com o ciclo se repetindo.
Em 2020, o Brentford Community Stadium foi inaugurado sem a presença da torcida, devido à pandemia. Por fim, em 2021, o Brentford conquistou o passaporte para a Premier League pela primeira vez na história. O elenco tem, por sua vez, conseguido se manter na liga profissional.
Quantos títulos tem o Brentford?
Desde a sua fundação, o Brentford coleciona apenas cinco títulos: três campeonatos da quarta divisão, um da terceira e outro da segunda. O clube nunca subiu ao lugar mais alto do pódio em torneios nacionais, como a Copa da Inglaterra e s Copa da Liga Inglesa, e internacionais, como a Liga dos Campeões ou a Liga Europa.
O primeiro troféu foi conquistado em 1934/35, na segunda divisão do Campeonato Inglês. Obteve bons resultados nas temporadas seguintes e mais quatro canecos.
Porém, as abelhas deixam a desejar quando o assunto é ganhar títulos de expressão. Vencer uma taça e deixa-la em exposição na sede é o objetivo no futuro.
É importante ressaltar que o elenco participa da Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra todos os anos, mas sequer alcançou a final das competições.
Acompanhe, então, as conquistas do time ao longo dos anos:
- Campeonato Inglês – 4ª divisão:
- 1962/63;
- 1998/99;
- 2008/09.
- Campeonato Inglês – 3ª divisão:
1991/92.
- Campeonato Inglês – 2ª divisão:
1934/35.
Por que tem uma abelha no escudo do Brentford?
A primeira coisa a se notar no escudo do Brentford é o desenho de uma abelha. Mas de onde surgiu a inspiração para adotar o inseto como mascote? Temos de voltar no tempo para entender a decisão. Tudo começou com um mal-entendido entre torcedores, na década de 1890.
Um grupo de estudantes passou a acompanhar os jogos do Brentford para apoiar um amigo que jogava no time. Da arquibancada, os colegas gritavam “Vamos, Bs”, em suporte ao jogador. Então, de acordo com informações do site da Premier League, outros torcedores também adotaram o grito de guerra e, por consequência, surgiu o apelido “The Bees”.
Em 1973, a diretoria decidiu colocar o animal em seu emblema. A abelha se tornou também o mascote do time, Buzz e Buzzette, personagens presentes em todos os jogos em casa.
A versão atual do emblema, um círculo vermelho, preto e branco com os dizeres Brentford Football Club, o ano de fundação e uma grande abelha no centro, surgiu na campanha 2017/18. O objetivo era tornar o clube popular na era digital. No entanto, é preciso notar uma pequena diferença: a abelha tem seis patas, mas o inseto do Brentford, apenas quatro.
Artilheiros do clube
O topo da lista de maiores artilheiros do Brentford tem Ivan Toney, com 72 gols. Experiente no futebol inglês, o atacante também defendeu o Northampton, Newcastle, Barnsley, Shrewsbury e o Peterborough. Carrega não somente o status de ídolo como, também, o de maior goleador.
A lista também tem Lloyd Owusu, Clayton Donaldson e Bryan Mbeumo. Então, confira os 10 artilheiros da história do time, de acordo com as estatísticas do portal Transfermarkt:
- 1) Ivan Toney – 72 gols;
- 2) Lloyd Owusu – 58 gols;
- 3) Clayton Donaldson – 53 gols;
- 4) Bryan Mbeumo – 50 gols;
- 5) Neal Maupay – 49 gols;
- 6) Ollie Watkins – 49 gols;
- 7) Charlie MacDonald – 45 gols;
- 8)Kevin O’Connor – 41 gols;
- 9) Lasse Vibe – 37 gols;
- 10) Sergi Canós – 36 gols.
A estreia na Premier League em 2021
Em 2021, o Brentford encheu os olhos dos torcedores de lágrimas e aqueceu o coração dos moradores da região ao conquistar o acesso para a elite do Campeonato Inglês após 74 anos. Pela primeira vez, o elenco disputaria a Premier League, a liga de futebol profissional instalada na Inglaterra em 1992.
O The Bees participou da EFL Championship (segunda divisão inglesa) em 2020. Depois de 46 rodadas, o elenco acabou em 3º lugar na classificação, com 87 pontos conquistados em 24 vitórias, 15 empates e sete derrotas. Mas, para carimbar o passaporte até a Premier League, teria que participar da repescagem que oferece a promoção.
Ganhou do Bournemouth na semifinal (3×2 no agregado) e superou o Swansea City na decisão (2×0), em partida única, com gols de Ivan Toney de pênalti e Emiliano Marcondes. Com direito a champanhe e a muita festa, o Brentford oficializou o seu retorno para a elite do futebol inglês.
Sexta-feira, 13 de agosto de 2021: a data do primeiro jogo do grupo londrino na Premier League. Em sua nova casa, o Brentford Community Stadium, o time venceu o Arsenal por 2 a 0, na primeira rodada. Manteve-se no meio da tabela por toda a temporada, mas não brigou por vagas em torneios internacionais.
Com a contratação do dinamarquês Christian Eriksen, o time ganhou o gás necessário, mas terminou em 13º com 46 pontos, somados em 13 triunfos, sete empates e 18 derrotas, o quarto melhor resultado da história.
Desde que retornou à primeira divisão, o Brentford tem sustentado a sua permanência em 2022, 2023 e 2024, sem correr risco de rebaixamento.