Início » Futebol » Premier League » Veja como Alisson se tornou um dos melhores goleiros do planeta

Veja como Alisson se tornou um dos melhores goleiros do planeta

Publicado em:

Última atualização:

O goleiro Alisson, recentemente, não vem tendo boas atuações com a Seleção Brasileira. Logo, as críticas em cima do jogador têm aparecido bastante, ainda mais no seu próprio país. Todavia, fato é que qualquer nome brasileiro, para conseguir a titularidade na equipe, precisa ter uma carreira bem sólida para chamar a atenção. Com ele, o cenário não é diferente. Mas, afinal, como foi a trajetória do atleta até chegar a esse ponto? E ele é o melhor goleiro que temos disponível?

Veja o texto a seguir para descobrir essas respostas. Vamos analisar um pouco do percurso de Alison e mostrar alguns de seus números pelas equipes que passou.

O surgimento do atleta nas categorias de base

Alisson Ramsés Becker nasceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em 1992.

O jogador começou atuando aos oito anos nas categorias de base de uma das equipes do seu estado: o Internacional. Lá, permaneceu de 2006 a 2013 nas divisões inferiores e se destacou entre os seus pares.

A partir daí, quando completou 20, passou a integrar o elenco profissional em 2013, fazendo sua estreia contra o Grêmio em partida do campeonato gaúcho, no mês de fevereiro.

Sua titularidade, no entanto, ainda demoraria a acontecer. Aliás, para se ter uma ideia, o goleiro Alisson teve apenas nove jogos disputados em toda essa temporada e 14 em 2014. Apenas em 2015, com Dida sendo colocado no banco, que o atleta conseguiu se firmar na posição e ter uma minutagem maior.

Dessa forma, os seus melhores momentos com o Colorado viriam na Libertadores. Naquela edição, o Inter fez uma bela campanha e parou nas semis, quando caiu para o time mexicano dos Tigres. Alisson, no caso, teve excelentes performances no mata-mata, principalmente nas oitavas e nas quartas.

Ida para a Europa e anos em Roma

Após se destacar no Brasil, Becker seguiu a trajetória que muitos atletas jovens daqui fazem e partiu para a Europa. O seu destino inicial era a Roma, que fez uma oferta de sete milhões de euros para levá-lo em 2016.

A passagem dele por lá foi similar à do Internacional. No seu primeiro ano, jogou apenas 15 confrontos e sofreu nove gols, uma média que o deixou no banco por boa parte do tempo.

Todavia, na sua segunda temporada, em 2017/18, despontou de vez no futebol europeu, virando titular da equipe após a venda de Szczesny e fazendo 49 jogos ao todo. Nesse ínterim, teve performances espetaculares na Liga dos Campeões e foi responsável por levar o time italiano à semifinal.

Inclusive, os jogos que mais o marcaram foram os dois das quartas de final contra o Barcelona, que o colocaram em outro patamar.

Período do goleiro Alisson no Liverpool

Por fim, chegamos ao período atual, no qual o jogador faz parte do elenco do Liverpool.

Depois de uma Champions League fora de série, em 2018/19, o time de Jürgen Klopp, que era carente na posição, viu no brasileiro uma oportunidade de supri-la. E assim o fez, pagando 62,50 milhões de euros à Roma.

Desde então, o atleta se consolidou como um dos maiores goleiros do planeta e virou titular inquestionável dos Reds. Além disso, há sete anos na equipe, ganhou praticamente tudo o que podia no Velho Continente.

Estatísticas do goleiro Alisson

Por fim, hora de conferir os números do arqueiro pelos times que passou. A tabela a seguir os mostra de forma resumida:

TimesJogos Gols sofridos Jogos sem sofrer gol
Internacional1018947
Roma 646626
Liverpool266236117