Início » Futebol » Premier League » As estatísticas de Fabinho no Liverpool

As estatísticas de Fabinho no Liverpool

Publicado em:

Última atualização:

A passagem de Fabinho no Liverpool o coloca como um dos maiores jogadores brasileiros dos Reds. Vencedor de todos os títulos, o volante foi peça-chave de um dos melhores elencos do time no século. Em Anfield, o atleta se tornou referência em sua posição, disputando com Casemiro a vaga de titular na Copa do Mundo de 2022.

Com características de boa marcação, cabeceio e primeiro passe para a construção de jogadas, atualmente o esportista defende o Al-Ittihad da Arábia. Ele forma um meio-campo com N’Golo Kanté e outros protagonistas no futebol europeu.

Quer saber mais sobre como foi a passagem de Fabinho no Liverpool? Confira, neste artigo, títulos, estatísticas e desempenho do brasileiro que marcou história nos Reds.

O desempenho de Fabinho no Liverpool

Saindo da base do Fluminense, a passagem de Fabinho no Liverpool o fez ser destaque em sua posição e um dos principais jogadores do mundo. Porém, antes disso, o esportista atuava como lateral-direito, como foi vendido para o Real Madrid e, assim, chegou ao continente europeu. Utilizando a camisa dos merengues, o defensor atuou somente uma partida oficial com os Blancos; mas, pelo Castilla, foram 30 jogos, 2 gols e 1 assistência.

Após trajetória na Espanha, Fábio Henrique Tavares despontou e se destacou no Mônaco. Transformado em volante pelo técnico Nuno Espírito Santo, fez parte do plantel da equipe que contava com Bernardo Silva, Kylian Mbappé e Falcão Garcia, chegando às semifinais da Champions em 2017. Com bom desempenho, rapidamente o brasileiro foi cogitado em diversos clubes.

Em 2018, Fabinho chegou ao Liverpool. Contratado por 45 milhões de euros, o esportista foi peça-chave do elenco histórico de Jürgen Klopp. Com atuações que o colocaram como uma figura carimbada da seleção de Tite para o ciclo da Copa de 2022, o atleta teve 219 partidas pelos Reds, com 11 gols e 9 assistências. 

Além disso, o volante levantou as taças de Champions League, Mundial de Clubes, Premier League, Carabao Cup, Copa da Inglaterra e os títulos da Supercopa Nacional e Continental. Vale destacar que, além de ganhar todos os torneios, o brasileiro também foi vice do Campeonato da UEFA duas vezes e fez parte da campanha de 97 pontos do time de Anfield. 

Saída do clube

Com o investimento do Governo da Arábia nos principais times de futebol de sua liga, a passagem de Fabinho no Liverpool terminou em 2023. Aos 29 anos, o jogador foi vendido por 40 milhões de libras para o Al-Ittihad, chegando com Karim Benzema e N’golo Kante para reforçar o time. 

A partir da saída do brasileiro dos Reds, a diretoria de Anfield precisou estruturar uma reformulação profunda no meio de campo do time. O volante saiu no mesmo ano que o capitão Henderson, o experiente James Milner e o Naby Keïta. Para reposição no clube, a equipe inglesa contratou Mac Allister, Dominik Szoboszlai, Wataru Endo e Gravenberch.

Na temporada 2023/2024, o clube ficou na terceira posição da Premier League, atrás de Arsenal e Manchester City. Além disso, foram até as quartas de final da Europa League e ganharam a Carabao Cup. Vale destacar que esse foi o último ano do treinador Jürgen Klopp com o plantel.