Início » Futebol » Premier League » Estádio do clube Crystal Palace: conheça a história do Selhurst Park, a casa do time inglês 

Estádio do clube Crystal Palace: conheça a história do Selhurst Park, a casa do time inglês 

Publicado em:

Última atualização:

Na última temporada encerrada, vencida pelo Manchester City, o Crystal Palace F.C. terminou na décima colocação na tabela geral do Campeonato Inglês de Futebol (Premier League). Equipe que por muito tempo permaneceu nas segunda e terceira divisões do futebol inglês, o time centenário se reestruturou e vem se destacando atualmente. Conheça o estádio do Crystal Palace e mais detalhes sobre o clube inglês.

Após o rebaixamento da Premier League em 1998, o Crystal Palace entrou em declínio devido a problemas financeiros, resultando na administração judicial do clube por duas vezes. No entanto, o Palace se recuperou e retornou à Premier League em 2013, onde permanece desde então. 

Em 2016, o clube chegou à outra final da Copa da Inglaterra, terminando como vice-campeão para o Manchester United. Atualmente, o clube está em sua mais longa sequência contínua na primeira divisão, alcançando doze temporadas consecutivas no início da campanha de 2024/25. 

Já no Campeonato da Liga Inglesa (EFL Championship), equivalente à Segunda Divisão, o clube foi campeão em 1978/1979 e 1993/1994. No que diz respeito à Liga de Futebol Inglesa Um (EFL League One), o clube foi campeão na temporada de 1920/1921. Por fim, na Copa da Inglaterra, o Crystal Palace foi vice-campeão nas temporadas de 1989/90 e 2015/16.

Qual é a história do Estádio do Crystal Palace?

Construção e inauguração (1922 a 1924)

O Crystal Palace comprou o terreno onde hoje fica o Selhurst Park da Brighton Railway Company em 1922. O terreno era originalmente uma olaria e levou dois anos para se transformar em um estádio de futebol. 

O estádio do Crystal Palace foi projetado pelo arquiteto escocês de estádios Archibald Leitch e construído pela Humphreys of Kensington por cerca de trinta mil libras. Em 1924, no dia 30 de agosto, a inauguração do estádio aconteceu. Naquela época, havia apenas uma arquibancada, a atual Main Stand, que estava inacabada devido a uma greve industrial. 

O Crystal Palace jogou contra o The Wednesday (agora conhecido como Sheffield Wednesday) diante de uma multidão de 25 mil pessoas. Esse jogo da Segunda Divisão resultou em uma derrota de 1 a 0 para o Palace em sua nova casa.

Dois anos depois, no Dia de São David em 1926, a Inglaterra jogou contra o País de Gales em uma partida internacional no estádio. Partidas da seleção amadora da Inglaterra e várias outras finais também aconteceram ali, além de outros esportes, incluindo boxe, polo de bicicleta (no final dos anos 1940), críquete e shows musicais (nos anos 1980). Além disso, o estádio sediou dois jogos dos Jogos Olímpicos de Verão de 1948.

Modernização do estádio do Crystal Palace (1953 a 1969)

Quase trinta anos mais tarde, o Selhurst Park recebeu seus primeiros refletores em 1953 e, para comemorar, o clube convidou o Real Madrid, da Espanha, para jogar um amistoso. Desse modo, o jogo de 18 de abril marcou a primeira visita dos espanhóis a Londres e eles venceram por 3 a 4.

Em 1969, o Palace foi promovido à primeira divisão e, antecipando multidões maiores, o presidente Arthur Wait iniciou a construção de uma nova arquibancada e adicionou um segundo nível ao Whitehorse Lane End.

Além disso, a Arthur Wait Stand foi construída, nomeada em homenagem ao presidente de longa data do clube, que era construtor de profissão e frequentemente visto trabalhando no local. Wait foi notável por supervisionar a ascensão do Palace da quarta para a primeira divisão durante a década de 1960.

A Whitehorse Lane é uma rua localizada no bairro de Selhurst, no sul de Londres. Essa rua é notável principalmente por abrigar uma das entradas principais do Selhurst Park, o estádio do Crystal Palace Football Club. Além disso, a rua dá nome a uma das arquibancadas do estádio, conhecida como Whitehorse Lane End. 

Crystal Palace enfrenta problemas financeiros (1981 a 2008)

Em 1981, o Crystal Palace vendeu parte do terreno ao redor da Whitehorse Lane Terrace para o Sainsbury’s em uma tentativa de aliviar suas dificuldades financeiras. Ainda em crise, o Crystal Palace recebeu o Charlton Athletic em seu estádio, em 1985. Este se tornou o primeiro esquema de compartilhamento de estádio na Liga Inglesa de Futebol. 

No ano seguinte, o presidente Ron Noades comprou o estádio do clube como forma de arrecadar receita. Desde a virada do milênio, o estádio do Crystal Palace, o Selhurst Park, passou por várias mudanças de propriedade e desenvolvimento. 

Posteriormente, quando Mark Goldberg comprou o Crystal Palace em 1998, ele comprou apenas o clube. O ex-presidente do Palace, Ron Noades, ainda tinha a propriedade do estádio Selhurst Park. 

Retomada do crescimento e Ted Lasso (2008 aos dias atuais)

Em 2008, o Crystal Palace obteve um contrato de arrendamento de 25 anos, e em 2010 o consórcio CPFC 2010 comprou o clube e o estádio, unificando-os pela primeira vez desde 1998. 

Planos para desenvolver o Crystal Palace National Sports Centre foram inviabilizados pela oposição local, levando a sugestões de melhorias graduais em Selhurst Park. Primeiramente, muitos residentes valorizam o centro esportivo como parte integrante da história local e um espaço verde significativo. Além disso, havia preocupações quanto ao impacto ambiental e ao aumento do tráfego na área.

Em 2018, o clube anunciou que uma renovação de cem milhões de libras do Selhurst Park era iminente, para aproximá-lo em termos de qualidade dos estádios modernos da Premier League. O Selhurst Park, o estádio do Crystal Palace, foi utilizado na série da Apple TV+ Ted Lasso como Nelson Road, o estádio fictício do AFC Richmond.