Existem alguns jogadores no Brasil que saem do país cercados de expectativas sobre o seu futuro. Um desses jogadores era Gabriel Jesus, ex-atleta do Palmeiras. O atacante foi para o Manchester City e, posteriormente, se transferiu para o Arsenal. Em ambos os clubes conseguiu demonstrar um bom futebol e teve excelentes números. Aliás, nos Gunners, o atacante foi um dos principais nomes do time logo após sua transferência ser feita.
Começo da carreira Gabriel Jesus
Gabriel Fernando de Jesus nasceu em 1997 na cidade de São Paulo.
Quando era menor, jogou em times da região de Peri em categorias menores e se destacou. Dessa forma, em 2013, fez teste para entrar no Palmeiras, onde foi contratado pela equipe sub-17 incialmente. Dois anos depois, estreou no profissional e foi uma das principais revelações do Brasileirão em 2015.
Já em 2016, iria chegar à melhor forma em território brasileiro. Foi um dos principais artilheiros do Campeonato e, ainda por cima, conquistou o título nacional. Isso seria um prelúdio da carreira de Gabriel, que iria tomar rumos internacionais a partir de então.
Início na Inglaterra
Antes de termos Gabriel Jesus no Arsenal, o jogador foi contratado pelo Manchester City. Na equipe comandada por Pep Guardiola, ficou seis temporadas e participou de diversas conquistas, incluindo quatro edições de Premier League.
Todavia, por mais que tenha tenha sido vitorioso, esse período foi cheio de altos e baixos na carreira de Jesus. O atleta iria começar de forma fenomenal na equipe, mas com o passar dos anos acabou perdendo cada vez mais espaço. A contratação do norueguês Erling Haaland pela equipe dos Citizens na temporada 2022/23 foi praticamente o ponto final da passagem de Jesus.
Gabriel Jesus no Arsenal
2022/23
Com sua saída da equipe de Manchester, Gabriel e Arsenal acabaram unindo forças. Inicialmente isso gerou um resultado bem positivo para ambos os lados. Para se ter uma ideia, nos 3 primeiros jogos de Jesus nos Gunners, o atleta marcou duas vezes e deu três assistências. Isso fazia com que tivesse 1 participação em gol a cada 42 minutos.
O restante da temporada também foi bom, embora não chegasse a ser avalassador igual no começo. No geral, Jesus marcou onze gols e deu seis assistências pela Premier League, o que ajudou a equipe a atingir a segunda colocação na classificação geral.
2023/24
O início da temporada de 2023/24 começou da melhor maneira para Gabriel Jesus no Arsenal. O time conquistou a Community Shield em cima do Manchester City e o atacante levantaria o seu primeiro, e único, troféu pelo clube até então.
No entanto, ao contrário de 2022/23, Jesus não chegou a ter as mesmas performances e viu seu lugar no ataque ser perdido com o passar do tempo. Seus números na Champions não são ruins, em oito jogos fez quatro gols e deu três assistências. Porém, na Premier League, em 27 jogos, marcou apenas quatro vezes e deu cinco passes para gol, número bem inferior ao da último temporada.
Atualmente, Gabriel Jesus no Arsenal é reserva da equipe, e o técnico Mikel Arteta prefere contar com nomes como Bukayo Saka e Kai Havertz na posição.