Início » Futebol » Premier League » Dono de duas Liga dos Campeões: conheça o Nottingham Forest

Dono de duas Liga dos Campeões: conheça o Nottingham Forest

Publicado em:

Última atualização:

O Nottingham Forest conta com uma história riquíssima no futebol. O clube inglês já viveu seu auge, atingido ainda no século XX. No entanto, nos últimos anos conseguiu retornar para a elite do futebol de seu país e, mesmo com dificuldades, vem se mantendo nela.

Fundação

Fundado em 1865, o Nottingham Forest é conhecido, principalmente, por ser um dos seis clubes ingleses a vencer a Liga dos Campeões, tendo levado o troféu para casa duas vezes. No entanto, sua história é muito mais interessante, uma vez que o time surgiu após uma sugestão inusitada à época. Isso porque, em 1865, um grupo de jogadores de shinty e descobriram que J.S. Scrimshaw gostaria de jogar futebol. Foi nessa reunião que as cores oficiais do Forest foram estabelecidas.

Aliás, vale observar que os primeiros passos do Nottingham Forest foram de prática de muitos esportes. Com um pé no shinty e outro no bandy, a equipe serviu de incentivo e inspiração para o surgimento de outros clubes, como Liverpool, Brighton e Arsenal. Inclusive, em 1886, o Forest ajudou os Gunners a se recuperar de uma crise.

O clube teve muito sucesso sob o comando de Brian Clough e Peter Taylor, que comandou a equipe no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, respectivamente. Aliás, falando em Clough, durante os últimos anos de seu comando, o Nottingham Forest venceu duas Copas da Liga Inglesa (1989 e 1990). Além disso, foi vice-campeão na final da Copa da Inglaterra (1991) e na final da Copa da Liga de 1992, antes de ser rebaixado em 1993. No entanto, o Forest conseguiu um retorno imediato, terminando em terceiro na Premier League de 1995.

Principal rivalidade do Nottingham Forest

A principal rivalidade do Nottingham Forest é com o Derby County, duelo este que desde de 2007 premia o vencedor com o Troféu Brian Clough. Aliás, a homenagem foi realizada justamente porque o treinador também comandou o County. De 1969 e 1975, o The Rams conseguiu chegar à Premier League, conquistando a liga na temporada de 1971-72.

Títulos

Além de ter vencido a Liga dos Campeões em duas oportunidades, o Nottingham Forest possui ainda um título da Supercopa da Europa. Falando em competições nacionais, já venceu o Campeonato Inglês uma vez, bem como também conquistou das Copas da Inglaterra e quatro Copas da Liga Inglesa.

Jogadores históricos do Nottingham Forest

O Nottingham Forest possui diversos jogadores históricos em sua trajetória. Um dos primeiros a conquistar o posto de ídolo foi Viv Anderson, um jogador negro nascido em Nottingham. O lateral-direito subiu para o time profissional muito jovem, com apenas 17 anos, mas acabou se tornando um nome de confiança do treinador. Aliás, o técnico em questão é Brian Clough, que ajudou o atleta durante um dos piores momentos de sua vida, quando se viu rodeado de bananas durante um aquecimento para uma partida.

Após o apoio do Clough e do próprio Nottingham Forest, Anderson pode desempenhar seu papel em campo e atingiu até mesmo a seleção da Inglaterra. A ida do jogador ao time profissional que representava seu país foi assunto na época, pois tratou-se do primeiro jogador negro a disputar uma partida oficial pelos ingleses.

Além de Viv Anderson, Martin O’Neill também marcou a história do Nottingham Forest, já que passou mais de dez anos na equipe. John McGovern, Stuart Pearce, Grenville Morris, Peter Shilton, Trevor Francis, Bob McKinlay, Kenny Burns e John Robertson também são constantemente lembrados por torcedores e pelo próprio clube.

Elenco atual do Nottingham Forest

Atualmente, o Nottingham Forest tem como destaques o jovem Neco Williams, Nuno Tavares, Danilo (ex-Palmeiras), Callum Hudson-Odoi e Anthony Elanga. Além deles, o atacante Divock Origi, ex-Liverpool, é uma figura experiente no elenco. Por fim, o principal nome da equipe é mesmo o experiente técnico Nuno Espírito Santo, o qual venceu a segunda divisão inglesa em 2017-18 com o Wolverhampton.