Início » Futebol » Premier League » Saiba mais sobre Carlos Miguel, goleiro do Nottingham Forest

Saiba mais sobre Carlos Miguel, goleiro do Nottingham Forest

Publicado em:

Última atualização:

Formado nas categorias de base do Internacional, Carlos Miguel é o goleiro do Nottingham Forest. Nesse sentido, o brasileiro chegou na temporada 2024/25 ao clube britânico e disputa a Premier League, a principal liga de futebol da Inglaterra.

Dessa forma, é o quarto goleiro brasileiro no país. Os principais são Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City. Além disso, a dupla também defende a Seleção Brasileira. O outro nome é Neto, que defende o Arsenal. Porém, o guarda-redes dos Gunners é reserva do espanhol David Raya.

No Brasil, Carlos Miguel jogou no profissional do Santa Cruz, de Pernambuco, e no Boa Esporte, de Minas Gerais. Entretanto, começou a ter destaque no Corinthians.

Desse modo, confira a trajetória de Carlos Miguel, goleiro do Nottingham Forest, no futebol.

Biografia de Carlos Miguel

Carlos Miguel dos Santos Pereira nasceu no Rio das Ostras, cidade do estado do Rio de Janeiro, em 9 de outubro de 1998. A primeira referência no futebol foi em casa. Nesse sentido, é filho de José Cláudio Zaquiei Pereira, ex-goleiro do Botafogo da década de 1970.

A posição de goleiro está no sangue da família. O irmão, José Cláudio, dois anos mais velho, passou pela base do Fluminense e do Vasco. Contudo, desistiu da carreira antes de chegar ao profissional.

Em relação a times, Carlos Miguel foi em direção contrário aos familiares. O primeiro clube do jogador é o rival dos outros três, o Flamengo. Assim, chegou ao Rubro-Negro aos 12 anos, em 2015, e chegou a treinar com Vinícius Júnior. Porém, sua passagem pelo clube carioca foi curta. Nesse sentido, em 2016, foi para o Inter, de Porto Alegre. No clube gaúcho, apresentava deficiências técnicas, mas a estatura chamou atenção. Atualmente, Carlos Miguel tem 2,05 metros de altura.

Dessa forma, fez o restante da categoria de base no Colorado e se destacou na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do futebol brasileiro, de 2018. A equipe chegou as semifinais e perdeu nos pênaltis para o São Paulo, após empate por 1 X 1 no tempo regulamentar.

O Internacional promoveu o jogador para o profissional após a competição, mas ele nunca chegou a atuar pela equipe principal. Como resultado, saiu por empréstimo em 2020, com destino para o Santa Cruz.

No clube pernambucano, também não chegou a fazer sua estreia e acabou saindo para um novo empréstimo. Dessa vez, foi cedido ao Boa Esporte, para a disputa do Campeonato Mineiro de 2021.

Na equipe do município de Varginha fez oito jogos, fazendo, assim, sua estreia como jogador profissional. O primeiro jogo de sua carreira foi contra o Coimbra, na vitória por 2 X 1, na 4ª rodada do estadual. Porém, o clube foi rebaixado para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Transferência para o Corinthians

Após a disputa do Campeonato Mineiro de 2021, Carlos Miguel não voltou para o Internacional. Nesse sentido, o Corinthians contratou o jogador a custo zero, para ser reserva de Cássio, ídolo do clube.

Porém, sua estreia pelo Corinthians aconteceu apenas em 24 de julho de 2022, na partida contra o Atlético Mineiro, válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão venceu o Galo fora de casa por 2 x 1.

Carlos Miguel voltou a jogar na temporada apenas mais uma vez, na vitória por 2 X 1 contra o Athletico Paranaense. Apesar da coincidência do placar e do nome do adversário, dessa vez jogou em casa, diante da torcida na Neo Química Arena, pela primeira vez.

O jogador teve mais chances na temporada seguinte, em 2023. Nesse sentido, fez nove jogos. Entretanto, foi em 2024 que conseguiu uma sequência como titular do Corinthians, com 11 jogos seguidos, deixando Cássio no banco.

Ida de Carlos Miguel ao Nottingham Forest

O Corinthians em 2024 passou por problemas no gol. Nesse sentido, Cássio, insatisfeito com a reserva, rompeu o contrato com o clube de forma amigável, em maio. Apesar do caminho livre para Carlos Miguel assumir a titularidade, o jogador começou a ter boas atuações e despertou o interesse do Nottingham Forest. Assim, o clube inglês pagou a multa rescisória do jogador de € 4 milhões, cerca de R$ 23 milhões, considerada baixa.

Dessa forma, o goleiro se juntou a outros brasileiros do clube: Danilo e Murilo, ex-jogadores do Palmeiras e Corinthians, respectivamente, e Morato, com passagens pela base da Portuguesa e do São Paulo.

Carlos Miguel fez seu primeiro jogo com a camisa do Forest na pré-temporada da Premier League 2024/25. O adversário foi o Chesterfield, da quarta divisão da Inglaterra. Dessa forma, o Nottingham Forest venceu por 3 X 0 e Carlos Miguel teve um desempenho seguro.

Porém, o goleiro brasileiro conta apenas com um jogo oficial pelo clube, a partida contra o Newcastle pela 2ª fase da Copa da Liga Inglesa. Além disso, o jogador tomou gol com menos de um minuto de partida e o Forest foi eliminado nos pênaltis, por 4 x 3. Na disputa de pênaltis, Carlos Miguel chegou a defender uma cobrança, do também brasileiro Joelinton.

Números na carreira

ClubeTemporadaJogosCleansheets*
Boa Esporte202181
Corinthians2022 – 20242514
Nottingham Forest2024 – atualmente10
* Jogos sem sofrer gols