Início » Futebol » Premier League » A longa trajetória de Beto até o Everton

A longa trajetória de Beto até o Everton

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente, é bastante comum encontrar nas grandes ligas do futebol europeu jogadores de diferentes nacionalidades. Afinal, com a globalização do esporte, existem mais oportunidades para que pessoas de todos os cantos do planeta consigam encontrar espaço e mostrar seu talento para as grandes equipes do mundo. Todavia, ainda assim, virar um futebolista profissional não é nenhum pouco fácil, e o centroavante Beto, do Everton, mostra isso de forma bem clara.

Veja o texto a seguir para conhecer mais sobre ele e o seu caminho até o clube britânico. Além disso, confira os seus dados até a última temporada do Campeonato Inglês.

Como o atleta começou sua carreira?

Norberto Bercique Gomes Betuncal, conhecido simplesmente como Beto, nasceu na cidade de Lisboa, em 1998. Todavia, ele possui uma descendência de Guiné-Bissau, e inclusive joga pelo país africano.

O seu início na modalidade foi relativamente tardio, já que ele começou a praticar o esporte de forma amadora como um adulto. Aliás, ele dividia esse período no campo com um trabalho que arranjou em uma franquia de restaurantes. Isso ocorreu até 2018, quando assinou um contrato com o time Olímpico de Montijo, da terceira divisão lusitana.

Segundo o próprio atleta, em entrevista ao veículo “Jornal de Notícias”, de Portugal: “Eu jogava no Tires e trabalhava, tinha uma boa vida. Trabalhava no KFC, era bom. (…) Quando volto para casa, vou sempre ao KFC com os meus amigos”.

A subida de Beto na “pirâmide”

A partir da oportunidade que lhe foi dada, Beto começaria a subir o sistema de divisões (“pirâmide”) do futebol português. No Olímpico, realizou 36 jogos, marcando 21 gols e dando cinco assistências. O que, não à toa, despertaria a atenção do Portimonense, que disputava a primeira divisão do país.

E como foi sua trajetória no Portimonense? Lá, ficaria entre 2019 e 2022, disputando três temporadas ao total, e conseguiria realizar 46 jogos ao todo com o clube, a sua maior marca com uma única equipe até aquele instante. Além disso, converteria 13 tentos, 11 deles em 2020/21, o seu melhor período em números.

Os anos de Beto antes do Everton

Com o sucesso feito em Portugal, no último dia da janela de transferências em 2021, Beto seria emprestado pela Udinese com a obrigação de compra um ano depois. O time italiano pagou  € 15 milhões para obtê-lo.

Nesse ínterim, obteve os seguintes dados:

TemporadasJogos Gols Assistências
2021/2229110
2022/2333102
2023/24210

Ressaltando que ele apenas atuou duas vezes em 2023/24 por conta da sua ida à Premier League.

Chegada de Beto no Everton e números na equipe

Por fim, chegamos aos últimos momentos vividos pelo jogador. Como atleta do Everton, Beto fez boas apresentações em 2023/24 e conseguiu essas estatísticas:

JogosGols Assistências Minutagem
37521.305

Esses números podem parecer abaixo da média, mas é preciso levar em conta o contexto. Apenas em três ocasiões ele jogou 90 minutos em uma partida e, nos duelos em que esteve em campo, o Everton conseguiu ir bem na parte ofensiva, fazendo 45 gols.

No entanto, infelizmente, o bissau-guineense não resolve o grande problema que o time vem enfrentando nos últimas temporadas: a sua própria defesa. Afinal, ao mesmo tempo que os “Toffees” fluíam com Beto no ataque, eles sofreram os mesmos 45 gols nesse intervalo.