Início » Futebol » Premier League » Saiba como foi a passagem de Andy Carroll no Newcastle

Saiba como foi a passagem de Andy Carroll no Newcastle

Publicado em:

Última atualização:

São raras as jovens promessas no futebol mundial que acabam vingando em grandes clubes. Vários são chamados eventualmente de “novo Pelé” ou “novo Messi” e falham em cumprir as expectativas que caem em seus ombros. Até mesmo nomes mais bem-sucedidos, como Gareth Bale ou Hazard, possuem asteriscos na carreira, já que muitos não acreditam que alcançaram seu máximo potencial. Em uma prateleira menor, Andy Carroll do Newcastle United é um que faz parte dessa lista controversa.

Início de Andy Carroll no clube

Andrew Thomas Carroll nasceu em Gateshead, na Inglaterra, em 1989.

O jogador começou no futebol dentro da categoria sub-18 do Newcastle em 2006, lugar onde eventualmente iria subir para o profissional no ano seguinte. Todavia, ainda iria demorar um pouco para que se firmasse na equipe titular. Tanto que, em 2007, foi emprestado para o Preston North End por um período de 6 meses.

Com isso, somente partir de 2008, Andy Carroll e Newcastle iriam ter uma relação mais interessante. O atleta faria seu primeiro gol profissional pelo clube na temporada e, posteriormente, faria 32 a mais ao longo de três anos. Aliás, Carroll seria artilheiro da equipe durante a subida dos Magpies para a Premier League em 2010, ao colocar 17 bolas na rede em 39 jogos na Championship. Isso ajudou o time a se reerguer e conquistar o troféu da segunda divisão, além de tornar o atacante um dos jogadores favoritos da torcida.

A boa fase continuaria no ano seguinte na Premier League. Em 2010/11, o atacante marcaria onze gols e daria oito assistências em 19 partidas feitas, no entanto, não faria isso somente por um clube. Isso porque Newcastle e Andy Carroll se separaram em 2011, no meio da temporada, quando o atacante foi comprado pelo Liverpool.

Auge e declínio

Após excelente fase no Newcastle, Andy Caroll infelizmente não teria o mesmo sucesso no Liverpool. Pelos Reds, participou apenas de onze gols e seis assistências em 58 jogos. Mesmo levantando uma Carabao Cup e até sendo convocado pela Seleção Inglesa para a Euro 2012, o atacante estava longe do seu melhor.

Dessa forma, após um ano acabou sendo emprestado ao West Ham. Nos Hammers, comandados por Sam Allardyce, Carroll não apenas retomou seu bom futebol, mas viveu o auge da sua carreira. De 2013 a 2019, em 142 jogos no clube, marcou 34 vezes e deu 20 assistências, superando as suas marcas no Newcastle.

Entretanto, o jogador também sofria com diversas lesões e jamais chegou a lavar a equipe a outro patamar. Não chegou a conquistar um título sequer pelo clube durante sua trajetória e, após 2019, a diretoria decidiu não renovar o seu contrato.

Voltou ao time de origem para a temporada 2019/2020 e, na segunda passagem pelo Newcastle, Andy Carroll marcou apenas um gol em dois anos. Essa foi a última instância em que o atacante jogaria no futebol de primeiro nível na Europa. Após isso, jogaria no Reading, no West Brom e, posteriormente, no Amiens, clube que defende desde setembro de 2023.