Início » Futebol » Premier League » Conheça a história de Aaron Ramsey no Arsenal

Conheça a história de Aaron Ramsey no Arsenal

Publicado em:

Última atualização:

Se tem um time europeu famoso por revelar ao mundo grandes talentos do futebol, é o Arsenal Football Club. Atual casa de jogadores como o brasileiro Gabriel Jesus, o clube britânico já recebeu jogadores como David O’Leary e Bukayo Saka. E mantendo a tradição, o Arsenal também descobriu o galês Aaron Ramsey.

Antes de vestir a camisa dos Gunners, no entanto, Ramsey estreou nas categorias de base do Cardiff City, time do País de Gales. Ele entrou na equipe sub-15 na temporada 2001/02 e foi subindo de equipe em equipe até entrar para o elenco principal do clube galês. Assim, em 2008, quando estava prestes a completar 18 anos de idade, Aaron fechou contrato com o Arsenal.

“Eu tinha apenas 17 anos na época e a única coisa que passava pela minha cabeça era: ‘Será que eles vão saber quem eu sou?’ porque só joguei algumas partidas pelo Cardiff. Para ser honesto, duvido que algum deles tenha ouvido falar de mim, muito menos me visto jogar!”, escreveu o próprio jogador ao site do Arsenal.

Aaron Ramsey no Arsenal: de desconhecido a estrela

De fato, poucos poderiam conhecer o nome de Aaron Ramsey até então, mas o jogador dificilmente seria esquecido após sua passagem pelo Arsenal. Ainda no começo de sua trajetória junto ao clube britânico, o jovem galês se dedicou ao máximo para alcançar o nível de seus companheiros de equipe. “Eu sempre os observava de perto, especialmente nossos meio-campistas, e tentava aproveitar um pouco de seus jogos para me tornar um jogador mais completo”, escreveu Ramsey.

E tamanho esforço foi recompensado. Logo, Aaron estreou na equipe principal do time. Sua estreia aconteceu nas eliminatórias da Champions League contra o FC Twente. Também foi na Champions que o jovem marcou seu primeiro gol pelo clube, na vitória por 5 a 2 em cima do Fenerbahçe. Em sua primeira temporada com o Arsenal, Ramsey entrou em campo 22 vezes, marcando dois gols. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para todos aprenderem seu nome.

Uma carreira quase interrompida

Aaron Ramsey crescia cada vez mais no Arsenal, destacando-se no futebol britânico. A temporada de 2009/10 do atleta parecia brilhante, com sua atuação em campeonatos como a Liga Inglesa. No entanto, em fevereiro de 2010, a carreira do galês poderia ter se encerrado abruptamente.

Era dia de Champions League e o Arsenal entrou em campo para enfrentar o Stoke City. Caso ganhasse, assumiria a segunda posição na tabela de classificação, ficando a apenas três pontos do líder. A disputa estava acirrada e a rivalidade em campo e entre as torcidas era grande. O jogo já estava no segundo tempo quando Ryan Shawcross entrou de forma violenta em Aaron Ramsey, que caiu imediatamente.

De longe, era possível ver a expressão de dor no rosto do galês, bem como a gravidade de sua lesão. Ramsey quebrou os dois ossos da perna, a tíbia e a fíbula, com o impacto. Ele seguiu imediatamente encaminhado para o hospital, onde se operou apenas algumas horas após o incidente.

Aaron passou oito meses afastado dos campos. Ao retornar, foi emprestado ao Nottingham Forest e de volta ao Cardiff para ir retomando seu jogo aos poucos. Na temporada seguinte, totalmente recuperado, ele voltou ao Arsenal, onde seguiu jogando e conquistando a torcida até 2019.

Números e estatísticas de Aaron Ramsey no Arsenal

Ao todo, Ramsey passou 11 temporadas jogando no Arsenal. Nesse período, ele defendeu a camisa dos Gunners em 369 partidas. Destas, o clube britânico venceu 221, empatando outras 68 delas e perdendo 80. Nos 23.975 minutos em que passou em campo, marcou 64 gols em 57 jogos, e prestou outras 60 assistências. Além disso, recebeu 43 cartões amarelos, tendo sido expulso apenas uma vez por receber o segundo.

Seu recorde de gols em uma única partida foi em 2018, quando o Arsenal ganhou de 5 a 1 em cima do FC Everton pela Champions League. Na ocasião, Ramsey marcou três dos cinco gols. Por outro lado, a maior derrota de sua carreira junto aos Gunners também aconteceu na Liga dos Campeões, mas em 2011. Na ocasião, o Arsenal perdeu para o Manchester United com um placar de 8 a 2.

Pelo Arsenal, Aaron Ramsey foi três vezes campeão da Taça da Inglaterra nos anos de 2014, 2015 e 2017, além de também ser tricampeão da Supertaça da Inglaterra nas temporadas de 2014/15, 2015/16 e 2017/18.