A temporada 2023/2024 da Premier League já começou e, como de costume, a atuação de brasileiros nos times britânicos segue grande. Mas a história dos brasileiros na Premier League é antiga que o Campeonato Inglês já pode ser considerado o quintal para muitos dos jogadores canarinhos.
Este ano, são mais de 30 atletas “importados” diretamente do Brasil para a Premier League. Apesar de ser um número menor que a temporada passada, que contou com 35 brasileiros em campo, ainda se trata de uma quantidade expressiva para o torneio.
Por um lado, apenas quatro dos 16 clubes participantes do campeonato não contaram com brasileiros em seu elenco: Brentford, Everton, Luton Town e Sheffield United — com estes dois recém-chegados da segunda divisão. E, por outro lado, Arsenal e Fulham são os clubes com mais sangue verde e amarelo em campo.
Confira a lista completa dos brasileiros na Premier League 2023/2024!
Lista completa de brasileiros na Premier League 2023/2024
Arsenal: Gabriel Magalhães (zagueiro); Gabriel Martinelli (atacante); Gabriel Jesus (atacante) e Marquinhos (atacante);
Aston Villa: Diego Carlos (zagueiro); Douglas Luiz (volante) e Philippe Coutinho (meia);
Bournemouth: Neto (goleiro);
Brighton: Igor Júlio (zagueiro) e João Pedro (atacante);
Burnley: Vitinho (lateral-direito);
Chelsea: Thiago Silva (zagueiro) e Andrey Santos (volante);
Crystal Palace: Matheus França (meia);
Fulham: Andreas Pereira (meia); Rodrigo Muniz (atacante); Willian (atacante) e Carlos Vinícius (atacante);
Liverpool: Alisson (goleiro);
Manchester City: Ederson (goleiro);
Manchester United: Fred (volante); Casemiro (volante) e Antony (atacante);
Newcastle: Joelinton (meia) e Bruno Guimarães (volante);
Nottingham Forest: Felipe (zagueiro); Danilo (volante) e Gustavo Scarpa (meia);
Tottenham: Emerson Royal (lateral-direito) e Richarlison (atacante);
West Ham: Luizão (zagueiro) e Lucas Paquetá (meia);
Wolverhampton: João Gomes (volante) e Matheus Cunha (atacante).
A história dos brasileiros na Premier League
Apesar de torneios como a LaLiga já contarem com brazucas há tempos, demorou um pouco para os brasileiros entrarem na Premier League. Hoje, porém, essa história mudou: a Premier League só perde para os torneios portugueses no total de brasileiros, que contabilizam mais de 100.
A primeira participação de um jogador brasileiro na Premier League ocorreu em 1995. Então, podemos dizer que o atacante Isaías andou para os jogadores listados acima pudessem correr ao estrear, aos 32 anos, no Campeonato Britânico.
E, se agora times como o Arsenal e o Fulham abrem diversas vagas para os pentacampeões mundiais, é possível afirmar que, no começo, coube aos times menores aproximar o Brasil da Inglaterra. Infelizmente, tais clubes acabaram decepcionando um pouco seus torcedores — mas nada relacionado à atuação brasileira no campeonato.
Isaías abriu caminhos para a Premier League com a camisa 8 do Coventry City. No entanto, o Coventry caiu para a segunda divisão inglesa na temporada 2000/01 e por lá ficou.
Na temporada 1995/96, foi a vez de o Middlesbrough apostar em Juninho Paulista e Branco para também brilhar em terras britânicas. Outros brasileiros como Doriva, Emerson e Fábio Rochemback também defenderam a camisa do time, que não conseguiu escapar do rebaixamento em 2017.
Contudo, esse histórico não impediu o Arsenal de, em 1999, pagar quatro milhões de libras — o equivalente a R$10 milhões na época — ao Corinthians pelo lateral-esquerdo Sylvinho, em um período em que o nome dele ainda era grafado sem o Y.
Depois foi a vez de o Chelsea tirar o zagueiro Emerson Thomé do Sheffield United por 2,7 milhões de libras. Então, em 2003, o volante campeão do mundo em 2002, Kleberson, foi a escolha do gigante Manchester United. A estrada de tijolos amarelos para os brasileiros rumo à terra da rainha estava cimentada de vez.
Destaques do Brasil no Campeonato Inglês
Levando, então, em conta as participações de brasileiros na Premier League, o atacante William fica no posto de canarinho com mais jogos disputados no torneio. São 286 partidas defendendo as camisas de três diferentes times: Chelsea, Arsenal e Fulham.
Com 264 participações, o meio-campo Fernandinho defendeu o Manchester City 264 vezes na Premier League. E, em 3º lugar, vem o atacante Firmino, com 256 partidas nos oito anos em que fez parte do elenco do Liverpool no torneio.
Aliás, falando em Firmino, foram dos pés dele que saíram a maior quantidade de gols marcados por um brasileiro na Premier League: 82 no total. Ele também é campeão de assistências brazucas no campeonato, com 40 no total.
Contudo, Gabriel Jesus, que joga atualmente pelo Arsenal, acompanha Firmino de perto e tem grandes chances de ultrapassá-lo como artilheiro. Estreando na Premier League na temporada 2016/17 pelo Manchester City, o atacante já marcou 72 gols ao longo de sua atuação no campeonato britânico.