Início » Futebol » Premier League: os maiores campeões

Premier League: os maiores campeões

Publicado em:

Última atualização:

Muitas pessoas não sabem, mas a Premier League é um evento recente do futebol inglês. Ela nasceu em 1992, em virtude do desejo dos clubes britânicos de aumentarem suas receitas. E nesses quase 30 anos, quem são os maiores campeões da Premier League? Confira o ranking a seguir!

Ranking dos maiores campeões da Premier League

4. Campeões únicos: Blackburn Rovers, Leicester City e Liverpool (1 título)

A Premier League não é um campeonato com diversidade de campeões. Dos sete times que a venceram, três conquistaram o torneio apenas uma vez. Surpresa ou não, entre eles está o gigante Liverpool.

O Blackburn Rovers é um entre os campeões solitários da Premier League. O time foi campeão da terceira edição da Premier League. À época, na temporada 1994/1995, o time era comandado pelo multicampeão Kenny Dalglish.

O destaque para a equipe ficava na dupla de ataque formada por Chris Sutton e, principalmente, Alan Shearer. Naquela temporada, o lendário centroavante inglês marcou 34 gols e foi o artilheiro da competição.

Por sua vez, o Leicester City foi campeão em uma das maiores zebras da história do futebol mundial. Chefiados por Claudio Ranieri, os Foxes obtiveram sucesso com um estilo de jogo reativo e vertical.

A defesa sólida, a competitividade de N’Golo Kanté, o talento de Riyad Mahrez e o faro de gol de Jamie Vardy marcaram o título da temporada 2015/2016. Foi o primeiro título da elite do Campeonato Inglês conquistado em 132 anos de existência do Lester.

Já o Liverpool, o segundo maior campeão inglês da história, é o campeão único mais recente. Na temporada 2019/2020, o esquadrão de Jurgen Klopp conquistou a primeira Premier League dos Reds com 99 pontos.

Naquele ano, enquanto Mohamed Salah e Sadio Mané se destacaram com gols, Trent Alexander-Arnold e Roberto Firmino ficaram por conta das assistências. A campanha marcou o fim do jejum de 30 anos do time no Campeonato Inglês.

3. Arsenal (3 títulos)

Terceiro time com mais títulos do Campeonato Inglês, o Arsenal é o quarto maior campeão da Premier League. Todas elas foram obtidas com o longo trabalho do francês Arsene Wenger.

Técnico lendário dos Gunners, Wenger moldou elencos diferentes para obter seus títulos. As taças vieram nas temporadas 1997/1998, 2001/2002 e 2003/2004.

Apesar das diferenças em alguns nomes, os times campeões do francês tinham estrutura parecida: defesas bem postadas e dupla letal no ataque. No meio-campo, passaram jogadores talentosos como Patrick Vieira e Robert Pires.

Outra constante em seus times era a figura de Dennis Bergkamp na parte ofensiva. O craque holandês, assim como Vieira, esteve presente nos três títulos de Premier League do clube londrino. 

Entre os times campeões de liga do Arsenal, o da temporada 2003/2004 é o mais lembrado. “Os Invencíveis”, como o nome mesmo explica, venceram a Premier League sem nenhuma derrota.

Na campanha invicta, além de uma defesa muito forte, o destaque foi para Thierry Henry. O artilheiro francês marcou 30 gols naquela edição e foi eleito o melhor jogador da competição.

2. Empatados em 2º lugar no ranking dos maiores campeões da Premier League: Chelsea e Manchester City (5 títulos)

Chelsea

Com cinco títulos de Premier League, o Chelsea é o terceiro no ranking dos maiores campeões de Premier League. Os Blues são marcados por um sucesso mais recente: apenas um de seus seis títulos do Campeonato Inglês não foram na Premier League.

As temporadas que datam as campanhas vitoriosas do Chelsea são 2004/2005, 2005/2006, 2009/2010, 2014/2015 e 2016/2017. Ao longo desse período, diversos ídolos se formaram dentro do clube. Peter Cech, John Terry, Frank Lampard, Didier Drogba e Eden Hazard são alguns deles.

Fora das quatro linhas, no entanto, José Mourinho foi quem marcou essa ascensão histórica do clube londrino. Isso porque ele foi responsável por três dos cinco títulos de Premier League do clube.

A campanha mais emblemática, talvez, tenha sido a primeira. O Chelsea, ainda buscando se consolidar com um aumento progressivo de investimento, contratou o “Special One” depois do título europeu conquistado com o Porto. Nos Blues ele trouxe sua característica marcante: a defesa insuperável. 

Nessa temporada, o time londrino anotou o recorde de melhor defesa na história da Premier League: 15 gols sofridos em 38 rodadas do campeonato. Assim, o gajo encerrou o jejum do clube de 50 anos sem conquistar o campeonato inglês e começou a construir sua história por lá.

Manchester City

Campeão em 2011/2012, 2013/2014, 2017/2018, 2018/19, 2020–21, 2021-22 e 2022-23, o Manchester City é o time mais vitorioso da última década no Campeonato Inglês e o segundo entre os maiores campeões da Premier League. As conquistas são, em grande parte, decorrentes de um investimento que mudou o patamar do clube.

As últimas cinco ligas, por exemplo, coroam o projeto tocado atualmente por Pep Guardiola. O lendário técnico espanhol foi pentacampeão da liga em sete anos comandando os Citizens. O futebol ofensivo e a força no mercado são marcas características dessa era vencedora dos azuis de Manchester.

Apesar de uma certa hegemonia conquistada por esse esquadrão atual do Manchester City, a conquista mais emblemática não pertence a eles, mas sim ao time de Manuel Pellegrini na temporada 2011/2012. 

Aquele que foi o primeiro título de Premier League do clube teve um roteiro especial. Os Citizens, que contavam com a presença dos ídolos Sergio Aguero, David Silva e Vincent Kompany, superaram o rival Manchester United nos critérios de desempate para erguer a taça pela primeira vez em sua história. 

O gol do título, marcado por Aguero quase que no último minuto do jogo diante do Queens Park Rangers, foi a cereja do bolo de uma campanha extremamente emocionante.

1. Manchester United (13 títulos) – o maior campeão da Premier League

Com 13 títulos, o Manchester United está isolado entre os maiores campeões da Premier League. Os Red Devils são também os que mais detém campeonatos ingleses, com 20 taças ao longo da história. Entretanto, o clube caminha não vence o campeonato local desde 2013.

Entre essas diversas conquistas do Manchester United, lendas se formaram no clube. Roy Keane, David Beckham, Rio Ferdinand, Ryan Giggs, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo são alguns poucos exemplos dentre uma geração tão vitoriosa.

No entanto, apesar dos diversos destaques individuais diferentes, todos esses títulos podem ser resumidos em um único nome: Sir Alex Ferguson. O lendário treinador dos Red Devils esteve no comando técnico em todas as 13 taças da liga inglesa. Coincidência ou não, desde que ele saiu, o clube nunca mais venceu a Premier League.

Ferguson moldou diferentes elencos ao seu estilo de futebol mais objetivo. O objetivo era claro: passes que avançam rapidamente para marcar um gol o quanto antes.

Assim, soube desenvolver jovens como Beckham e Cristiano Ronaldo, utilizar a polivalência de Rooney, construir defesas sólidas, entre outros feitos. Atualmente o United segue buscando alguém que possa ter sucesso no longo prazo, como foi o caso do escocês.