Início » Futebol » O mágico voltou: saiba tudo sobre a trajetória de Philippe Coutinho no Vasco

O mágico voltou: saiba tudo sobre a trajetória de Philippe Coutinho no Vasco

Publicado em:

Última atualização:

Cria da base cruzmaltina, a história de Philippe Coutinho no Vasco vem de muito antes desta temporada. Em 2024, o meio-campista acertou seu retorno ao clube carioca, mas ainda encontra problemas para despontar com a camisa do clube.

Nesta temporada, o jogador tem dois gols marcados, sendo um deles contra o Atlético-MG, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. Além desse, ele balançou as redes contra o Flamengo, gol que garantiu o empate em 1 a 1 no clássico realizado no Maracanã.

Quais títulos Coutinho ganhou pelo Vasco?

A história de Philippe Coutinho no Vasco começou em 2004, quando ele atou pela equipe de base. Posteriormente, passou mais cinco anos nas categorias de formação cruzmaltina até ser alçado ao time profissional.

Já em 2008, antes mesmo de se firmar na equipe principal, foi vendido pelo Cruzlmantino a Inter de Milão, da Itália. No entanto, como tinha menos de 18 anos, permaneceu no clube até se tornar adulto.

Nesse período, o único título conquistado por Philippe Coutinho no Vasco foi a Série B de 2009. Na ocasião, o jogador participou de 12 partidas da campanha vascaína na segunda divisão.

Quanto tempo o Coutinho vai jogar no Vasco?

O anuncio oficial de Philippe Coutinho no Vasco aconteceu em julho deste ano. Inicialmente o jogador chega ao Rio de Janeiro por empréstimo, cedido pelo Aston Villa até junho de 2025.

A negociação para repatriar o meio-campista foi difícil nos bastidores vascaínos, mesmo com o interesse do jogador em voltar. Nesse ínterim, clubes como Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Grêmio também procuraram o jogador.

Entretanto, todos os times que procuraram seu staff, ouviram que a preferência do jogador era ir para o Cruzmaltino. No momento, Philippe Coutinho tem vínculo com o Aston Villa até julho de 2026.

É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta“, disse o Philippe Coutinho em sua chegada ao Vasco, que o chamou de mágico durante as ações de marketing.

Trajetória do jogador

Depois de sua primeira passagem pelo Vasco, Philippe Coutinho arrumou as malas e foi para a Inter de Milão, onde ficou até 2013. Pela equipe italiana, o jogador disputou 31 partidas e marcou dois gols.

Posteriormente, o Liverpool acertou a contratação do jogador em 2013, por 8,5 milhões de libras. Pela equipe inglesa, o meio-campista teve os melhores momentos de sua carreira, com 54 gols e 43 assistências em 201 partidas.

Além disso, ele se tornou o brasileiro que marcou mais gols pela Premier League, sendo eleito duas vezes o jogador da temporada do clube. Apesar disso, o atleta deixou os Reds antes dos anos que reservaram as maiores conquistas recentes do time.

Depois, em 2017, Philippe Coutinho se transferiu para o Barcelona, em negociação considerada a quarta mais cara da história do futebol. Na época, os catalães desembolsaram 142 milhões de libras (aproximadamente R$ 887,5 milhões na cotação da época) para contar com o brasileiro.

Entretanto, apesar da empolgação da equipe espanhola pela sua contratação, ele ficou no time por apenas um ano e meio. Nesse meio-tempo, disputou 76 jogos, com 21 gols e dez assistências.

Empréstimos

Logo em sua segunda temporada, o Barcelona emprestou Philippe Coutinho para o Bayern de Munique com opção de compra ao final da temporada. No entanto, seu desempenho também não fez brilhar os olhos dos alemães, que não acionaram a cláusula.

Em 2020, voltou ao Barcelona e atuou em pouco mais de 20 jogos, com cinco gols marcados e duas assistências. Depois, o clube catalão o emprestou novamente, desta vez para o Aston Villa, que o comprou na sequência.

Sofrendo com lesões, o meio-campista brasileiro disputou apenas 43 partidas pela equipe inglesa, balançando as redes seis vezes e dando uma assistência. Nesse cenário, ele foi para o Al-Duhail em 2023, por empréstimo.

Na última janela de transferências, de saída da equipe catari e sem espaço no Aston Villa, o meio-campista recebeu diversas propostas e fechou sua volta ao Vasco.

Philippe Coutinho na Seleção

Apesar dos altos e baixos nos clubes, o meia teve uma boa passagem pela Seleção Brasileira, sendo um dos principais parceiros de Neymar. Na Copa do Mundo de 2018, teve uma ótima atuação na fase de grupos. Ao todo, ele disputou 69 partidas com a amarelinha, com 21 gols marcados. Recentemente, o técnico Dorival Júnior afirmou que vê com bons olhos o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco.

Fico feliz, Philippe (Coutinho) tem muita coisa para acontecer, pode ser muito importante ao clube. É mais um jogador que está em nosso radar pelas qualidades que possui”, disse o técnico após o “Futebol Solidário”, no Maracanã.