O Fluminense passa por um momento de instabilidade na temporada, que parece não ter fim. Após passar boa parte do Campeonato Brasileiro entre os últimos colocados, a equipe conseguiu uma boa sequência de vitórias e ocupa a 14ª colocação. Assim, ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento. Porém, os últimos dois resultados foram ruins para os planos do Tricolor. Dessa forma, o Fluminense ainda está na luta contra o rebaixamento em 2024? Entenda qual é a real situação do clube.
Quais foram os últimos resultados do Fluminense?
Para compreender as perspectivas de rebaixamento do Fluminense em 2024, precisamos analisar seus últimos jogos. O Flu jogou contra equipes que vivem situação parecida na tabela nas últimas duas rodadas. Nesse sentido, empatou com o Grêmio em casa, após estar vencendo por 2 x 1 até os acréscimos do segundo tempo. Com o empate, o Tricolor deixou escapar a chance de ultrapassar os gaúchos.
Já na 31ª rodada, perdeu para o Vitória fora de casa por 2 x 1. Como resultado, a equipe baiana, que também luta contra o rebaixamento, se afastou do Z4 e começa a pensar em classificação para a Copa Sul-Americana de 2025.
Antes dos resultados negativos, o Fluminense venceu três partidas seguidas que foram fundamentais para a arrancada na tabela. Assim, ganhou do Athletico-PR e Cruzeiro, em casa, por 1 x 0 e derrotou o Flamengo como visitante por 2x 0. Com a conquista dos nove pontos consecutivos, o clube chegou a ocupar a 11ª posição no Campeonato Brasileiro.
Quais são as perspectivas de rebaixamento do Fluminense em 2024?
O Fluminense chegou a ocupar a lanterna do Brasileirão por cinco rodadas. Dessa forma, chegou a acreditar que a perspectiva de sair da zona de rebaixamento fosse baixa. Nesse sentido, em julho o Tricolor tinha 86% de chances de cair para a segunda divisão.
Atualmente, em 14ª lugar na Série A, esses números são melhores. Desse modo, seis clubes têm situação pior na tabela: Criciúma, Athletico-PR, Red Bull Bragantino, Juventude, Cuiabá e Atlético-GO. Além disso, cinco confrontos diretos acontecem entre eles nas próximas rodadas, reduzindo a chance de escaparem do rebaixamento.
Antes do início da 33ª rodada, o Fluminense tem 15,1% de chances de cair para a Série B. Veja quais são as estatísticas de todos os clubes que ainda lutam contra o rebaixamento para a segunda divisão nacional:
- Atlético-GO – 98,78%
- Cuiabá – 98,2%
- Juventude – 61,9%
- Red Bull Bragantino – 43,9%
- Athletico-PR – 38,5%
- Criciúma – 21,9%
- Fluminense – 15,1%
- Vitória – 9,7%
- Corinthians – 6,6%
- Grêmio – 3,5%
Ou seja, o Flu que já teve 86% de risco de queda para a Série B, reduziu consideravelmente esta possibilidade. Dessa forma, a perspectiva de rebaixamento é baixa. Em seis jogos restantes, pode conseguir se livrar de vez do Z4 com algumas rodadas antes do fim do campeonato a depender dos resultados.
O que o Fluminense precisa para não ser rebaixado?
Seis rodadas separam o Fluminense do seu objetivo principal no Campeonato Brasileiro: evitar o rebaixamento. Normalmente, as equipes que chegam aos 45 pontos conseguem se livrar da queda para a Série B. Assim, o Tricolor precisa somar oito pontos em 18 possíveis. Um aproveitamento de 44%.
Além disso, a equipe das Laranjeiras conta com três confrontos diretos contra equipes abaixo na tabela. Nesse sentido, joga contra Criciúma e Cuiabá no Rio de Janeiro, nas rodadas 35 e 37, respectivamente. A terceira partida é contra o Athletico-PR, em Curitiba, na 36ª rodada.
O que está acontecendo com o Flu?
O Fluminense passou por um primeiro turno de resultados negativos no Brasileirão que levaram o clube a chegar nas últimas rodadas na luta contra o rebaixamento. Entretanto, teve uma melhora significativa no returno, a oitava melhor campanha.
O clube também sofreu com lesões na temporada. Além disso, recentemente Marcelo rescindiu o contrato com o clube, o que indica problemas nos bastidores do Tricolor.