Início » Futebol » Veja o perfil completo e as estatísticas de Pedro Geromel no Grêmio

Veja o perfil completo e as estatísticas de Pedro Geromel no Grêmio

Publicado em:

Última atualização:

Considerado um dos principais ídolos da história do Grêmio, o zagueiro Pedro Geromel irá se aposentar no final da temporada de 2024. Com apenas 11 jogos restantes para o Imortal Tricolor, o atleta anunciou a decisão em entrevista. Vale destacar que o jogador está tendo um ano difícil, com lesões recorrentes e sem apresentar o alto nível de desempenhos que a torcida gremista conhece.

Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo para ver o perfil completo de Pedro Geromel, por que ele é considerado um dos maiores jogadores da história do clube gaúcho, estatísticas em quadra e mais informações.

A trajetória de Pedro Geromel antes da ida para o Grêmio

Natural de São Paulo, Pedro Geromel iniciou sua trajetória no esporte aos dez anos. O jogador começou sua carreira profissional nas bases do Portuguesa, mas posteriormente se mudaria para o Palmeiras. Vale destacar que o esportista chegou a ter atuações no time B do Verdão.

Aos 18 anos, o Desportivo de Chaves, clube da segunda divisão de Portugal, contratou o defensor para atuar na elite do futebol. Por lá, o zagueiro começou a ter muito destaque e logo assumiu o papel de titular do plantel. É importante ressaltar que ele foi peça muito importante em diversas partidas da Segunda Liga, o que logo chamou a atenção de outras equipes portuguesas.

Na temporada seguinte, Pedro Geromel deu um salto em sua trajetória ao assinar acordo com o Vitória de Guimarães, no qual conseguiu ir para a elite de um dos principais campeonatos europeus. Por lá, o jogador estabeleceu um patamar de desempenho altíssimo.

Recentemente, vale destacar que elegeram o esportista como o melhor defensor que vestiu a camisa da equipe em toda a sua história. O feito aconteceu durante a festa do centenário do time.

Com 22 anos, o atleta já estaria em um dos cinco principais campeonatos do mundo. O Colônia, tradicional clube alemão, assinou contrato para a disputa da Bundesliga. Se, em Portugal, Pedro Geromel já aparecia com muitos holofotes, na Alemanha não foi diferente. Na sua primeira temporada, ele se destacou como um dos principais defensores da liga e recebeu elogios de lendas do futebol, como o capitão do Barcelona Puyol.

Além disso, surgiram especulações sobre sua possível ida para a equipe Catalã. Mesmo assim, ele perdeu seu espaço no plantel em 2012 e acabou sendo emprestado para o Mallorca, da Espanha.

Chegada no Grêmio e idolatria no clube

Embora tenha dito boas atuações na equipe espanhola, Pedro Geromel voltaria do empréstimo para o Colonia por conta de instabilidade no plantel. Sem espaço na Europa, o Grêmio demonstrou interesse no jogador em 2013, que mais uma vez estaria sob empréstimo.

Se apresentando no Imortal Tricolor em um acordo de três anos e vindo de muitas dúvidas por parte da imprensa, o defensor se mostrou uma peça importante para o elenco. Embora tenha iniciado sua trajetória no time oscilando nas atuações, o atleta firmou-se no elenco titular e formou dupla na defesa com Rhodolfo.

Foram apenas duas temporadas para o esportista aparecer no papel de liderança do plantel. Em 2015, com a saída do capitão do Grêmio, Pedro Geromel assumiu o papel de protagonista na linha defensiva e recebeu o prêmio de Bola de Prata no campeonato brasileiro. 

Vale destacar que, durante a cerimônia da honraria, o zagueiro chegou a comentar que tinha diversas ofertas para voltar a Europa e também com outras equipes brasileiras, mas que seu desejo era permanecer no Imortal Tricolor. Nesse sentido, não levou muito tempo para que o atleta recebesse um novo contrato com a equipe para mais quatro anos no elenco.

Mantendo o alto nível e sendo protagonista ao lado de Kanneman na conquista da Copa do Brasil e da Libertadores, Pedro Geromel se tornou um dos maiores ídolos da equipe. Nos destaques individuais, ele foi o primeiro jogador a conquistar quatro Bolas de Prata consecutivas. Além disso, com a camisa tricolor, o esportista foi duas vezes escolhido para a seleção dos melhores do continente. Veja seus títulos com o plantel:

  • Copa do Brasil: 2016
  • Libertadores: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024
  • Recopa Gaúcha: 2019, 2021, 2022 e 2023

Estatísticas de Pedro Geromel e presença na Seleção Brasileira

Pedro Geromel já marcou seu nome na história do Grêmio. Para melhor noção, ele é um dos jogadores com mais desarmes e interceptações nas estatísticas do Campeonato Brasileiro. Além disso, é o terceiro que menos fez faltas nos registros gerais.

Em votação feita pela ESPN, o zagueiro está ao lado de Hugo de León como a melhor dupla defensiva da história do Imortal Tricolor.  Nas estatísticas gerais, são 404 partidas com a equipe, tendo ainda 15 gols e seis assistências. Já na carreira geral, já são 496 jogos, com 16 bolas na rede e sete passes para gol.

Vale destacar que, em seu auge no Brasil, o atleta foi chamado para compor a seleção brasileira de Tite. Sua primeira convocação foi para repor o desfalque de Rodrigo Caio em 2016. Entretanto, por conta de seus bons desempenhos, o treinador o chamou para a Copa do Mundo de 2018.

Aos 39 anos, o jogador irá se aposentar do futebol ao final da temporada de 2024.