Início » Futebol » Panathinaikos FC: conheça o clube de futebol grego que é o maior rival do Olympiacos

Panathinaikos FC: conheça o clube de futebol grego que é o maior rival do Olympiacos

Publicado em:

Última atualização:

Vencedor da Copa da Grécia da temporada 2023/2024, o Panathinaikos FC é um clube de futebol fundado em 1908. Com um gol de Giorgos Vagiannidis aos sete minutos dos acréscimos, o clube grego conquistou o vigésimo título na competição.

Na final da competição, o Panathinaikos FC venceu o Airis Salonica por 1 a 0. O volante brasileiro Willian Arão, que atuou grande parte da temporada improvisado como zagueiro, conquistou o 25º título de sua carreira.

O treinador uruguaio Diego Alonso, ex-técnico da seleção do Uruguai, é o novo comandante do Panathinaikos FC, um dos três grandes do futebol grego. O anúncio foi feito no início de junho e o contrato tem duração de dois anos. Alonso assume a vaga que era ocupada pelo interino Christos Kontis, que, por sua vez, assumiu após a saída do técnico Fatih Terim.

Acompanhe o artigo e conheça mais sobre o time.

Quais títulos o Panathinaikos FC já conquistou?

O Panathinaikos FC, um dos clubes mais renomados da Grécia, possui uma rica história de conquistas. No cenário nacional, o clube foi campeão 20 vezes na Superliga Grega, com a última vitória tendo acontecido em 2009/2010. 

Além disso, o clube também venceu 20 vezes a Copa da Grécia, com as vitórias mais recentes tendo acontecido em 2021/2022 e 2023/2024. O Panathinaikos também venceu a Supercopa da Grécia três vezes, em 1988, 1993 e 1994, além de ganhar a Copa dos Balcãs em 1977.

Nas estatísticas europeias, a equipe foi vice-campeã da Liga dos Campeões em 1971, chegou às semifinais em 1985 e 1996 e alcançou as quartas de final em 1992 e 2002. Na Liga Europa da UEFA, o time chegou às quartas de final em 1988 e 2003. Em competições mundiais, o Panathinaikos FC foi vice-campeão da Copa Intercontinental em 1971.

O clube também conquistou o “doblete” (vitória na liga nacional e na copa nacional na mesma temporada) oito vezes, nas temporadas de 1968/1969, 1976/1977, 1983/1984, 1985/1986, 1990/1991, 1994/1995, 2003/2004 e 2009/2010. 

Além disso, em 1976/1977 o Panathinaikos conseguiu o “triplete”, vencendo a Alpha Ethniki, a Copa da Grécia e a Copa dos Balcãs. Desse modo, a longa lista de vitórias do clube é um testemunho da grandeza e influência do time no futebol grego e internacional.

O que significa Panathinaikos FC?

O nome Panathinaikos significa pan-ateniense (de toda Atenas) e é como o clube é chamado desde 1924. Contudo, em 1908, o nome original em sua fundação era Podosferikos Omilos Athinon (Clube de Futebol de Atenas). Os torcedores costumam chamar o time de “Trifylli” (Trevo, o emblema do clube) ou “The Greens” (Os Verdes), já que verde é a cor principal.

Curiosamente, nos dois primeiros anos de existência, o time usava vermelho e branco, o que, nos tempos modernos, parece irônico, já que o vermelho é a cor fortemente associada aos maiores rivais do Panathinaikos FC, o Olympiacos.

O Panathinaikos se destacou durante as décadas de 1970 e 1980 por sua estrutura profissional e influência europeia. Assim, é considerado o primeiro clube verdadeiramente europeu da Grécia, marcando o profissionalismo do futebol grego. 

Isso pois, durante aquele período, o Panathinaikos FC teve contato próximo com os maiores clubes dessas duas décadas, por meio de seus sucessos a nível internacional. Assim, o time  aprendeu com eles e gradualmente foi adotando padrões europeus, contando com poder financeiro para isso.

Quem é o maior rival do Panathinaikos?

O Panathinaikos é o maior time da capital da Grécia, Atenas, com o Athens Football Club (AEK) sendo o maior rival da cidade. Porém, são os derbies contra o Olympiacos que atraem maior atenção na Grécia todos os anos. 

Conhecida como “Dérbi dos Rivais Eternos”, essa disputa transcende o futebol, envolvendo aspectos sociais, culturais e até políticos. O Panathinaikos foi fundado em 1908 e é baseado em Atenas, enquanto o Olympiacos foi fundado em 1925 e é baseado em Pireu, um porto adjacente à cidade. 

Não há uma fronteira física clara entre as duas cidades, o que intensifica a proximidade e a rivalidade. Tradicionalmente, o Panathinaikos é associado às classes média e alta de Atenas, enquanto o Olympiacos tem uma base de torcedores mais associada à classe trabalhadora de Pireu. Essas diferenças sociais adicionam uma camada de profundidade à rivalidade.

Embora o Panathinaikos FC tenha conquistado menos títulos da liga grega em comparação com o Olympiacos, eles têm uma presença europeia mais significativa, incluindo a chegada à final da Liga dos Campeões (Champions League) em 1971. Na época, acabaram perdendo a partida por 2 a 0 para o clube holandês Ajax, em Wembley.

Quem é o maior artilheiro da história do clube?

Krzysztof Warzycha é o maior artilheiro de todos os tempos do clube, tendo passado incríveis 15 anos (1989-2004) vestindo a camisa verde e branca. Durante sua passagem pelo clube grego, Warzycha marcou cerca de 300 gols. 

Além disso, o atleta não é o único polonês a ter associado seu nome ao Panathinaikos. O goleiro Józef Wandzik passou toda a década de 90 em Atenas, ligando seu nome a muitos momentos gloriosos para o clube.

Vale notar que, ao longo dos anos, o Panathinaikos FC também contribuiu significativamente para a seleção nacional grega, fornecendo vários jogadores talentosos que representaram o país em competições internacionais, como o icônico Mimis Domazos.