Pouco mais de duas semanas após o eletrizante 4×4 em partida válida pela semifinal da Copa do Rei, o clássico Atlético de Madrid x Barcelona voltará a acontecer no próximo domingo, desta vez no Estádio Metropolitano, na capital espanhola, agora pelo Campeonato Espanhol.
Marcado para começar às 17h (horário de Brasília), o jogo da 28ª rodada poderá fazer com que os colchoneros tomem a liderança do time culé. Atualmente, o Barcelona soma 57 pontos, tendo ainda um jogo a menos, enquanto o Atleti aparece com 56. O Real Madrid, também com 57 pontos, está entre os dois.
Além da disputa palmo a palmo pelo título de LaLiga, Barcelona e Atlético decidirão em 2 de abril, em Madri, quem avançará à final da Copa do Rei para enfrentar Real Madrid ou Real Sociedad.
As odds para Atlético de Madrid x Barcelona
Ainda que jogue fora de casa, o Barcelona é visto com ligeiro favoritismo. A odd para vitória culé é de 2.20. Triunfo do Atlético de Madrid pode pagar 3.00 e empate tem cota de 3.70.
Atlético de Madrid x Barcelona também será o duelo da melhor defesa de LaLiga contra o melhor ataque. Os incríveis 71 gols marcados pelo time catalão em 26 jogos correspondem a uma média de 2,73 gols por jogo. Por outro lado, os colchoneros foram vazados apenas 18 vezes em 27 rodadas, média de 0,66.
Palpite para gols das duas equipes pode dar retorno de 1.49, ao passo que partida com ao menos dois gols, independentemente de quando sejam marcados, gera odd de 1.18. Na contramão, o apostador levará 1.22 por real se a partida tiver no máximo quatro gols.
Um gol do Barcelona daria retorno de 1.17, valor que subiria para 1.82 em caso de duas bolas na rede. Já se o Atlético de Madrid balançar a rede ao menos uma vez no domingo a odd é de 1.26, cota que aumenta para 2.20 se isso acontecer ao menos duas vezes.
Com essas dicas, você já pode fazer suas apostas no Campeonato Espanhol.
Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid chega para enfrentar o Barcelona ainda impactado por outro clássico, já que durante a semana foi eliminado pelo Real Madrid nas oitavas de final da Champions League. Derrotados por 2×1 na ida, os colchoneros venceram no Estádio Metropolitano por 1×0, mas acabaram caindo na disputa de pênaltis.
Terceiro maior campeão de LaLiga (veja aqui a lista completa), com 11 taças, o Atlético de Madrid celebrou sua última conquista em 2020/2021. O técnico Diego Simeone, que já era o treinador colchonero na ocasião, segue tendo a defesa como principal pilar. São apenas 18 gols sofridos em 27 jogos, média de apenas 0,66.
No ataque, os destaques ficam por conta de Julián Alvarez e Alexander Sorloth, ambos com dez gols e duas assistências, e Antoine Griezmann, que balançou as redes oito vezes e deu cinco passes para gols.
Além de estar na briga pelo título espanhol, o Atlético de Madrid jogará em casa contra o próprio Barcelona, em 2 de abril, para decidir quem será finalista da Copa do Rei.
Barcelona
Dono de 27 troféus espanhóis, o Barcelona quer reduzir a diferença para o Real Madrid, campeão em 36 oportunidades. Para isso, os comandados de Hansi Flick, em sua primeira temporada no clube, confiam no poder do seu ataque, principal arma da equipe. São 71 gols em 26 jogos, uma média incrível de 2,73.
Robert Lewandowski é o artilheiro do time e do campeonato, com 21 gols. Destaque também para o brasileiro Raphinha, com 13 gols e sete assistências, e Lamine Yamal, que contribuiu com cinco gols e 11 assistências.
Com um jogo a menos com relação aos principais concorrentes, já que a partida contra o Osasuna, que seria no último sábado, foi adiada, o Barcelona aparece na liderança com 57 pontos. O Real Madrid tem os mesmos 57 pontos em 27 rodadas, mas saldo de gols inferior, enquanto o Atleti surge com 56.
Na Liga dos Campeões, o Barcelona se classificou para as quartas de final após superar o Benfica-POR (vitória por 1×0 fora e triunfo por 3×1 em casa) e agora terá o Borussia Dortmund, da Alemanha, pela frente. Raphinha, autor de três dos quatro gols da classificação, agora é o artilheiro da Champions, após balançar as redes 11 vezes.
Quem vence: Atlético de Madrid ou Barcelona?
O retrospecto de Atlético de Madrid x Barcelona é muito favorável ao time catalão, que venceu 110 vezes e perdeu 76 — houve ainda 58 empates. No entanto, a supremacia muda de lado quando são computadas apenas as partidas com mando de campo dos colchoneros, que nesta configuração venceram 55 vezes e perderam 41.
No último encontro, no fim de fevereiro, pela ida da semifinal da Copa do Rei, um eletrizante 4×4 em jogo disputado no Estádio Olímpico de Barcelona mostrou que o equilíbrio de forças é a tônica do clássico atualmente.
Pesando o histórico do confronto como um todo, o retrospecto das partidas em Madri e as estatísticas atuais, o resultado que desponta como mais provável é o empate, ainda que nenhum outro desfecho possa ser considerado surpreendente.
Onde assistir a Atlético de Madrid x Barcelona
Atlético de Madrid x Barcelona, que terá início às 17h de domingo, no Estádio Metropolitano, em Madri, terá transmissão exclusiva da ESPN na TV fechada, mas também poderá ser acompanhado pelo serviço de streaming Disney+.