Início » Futebol » Palmeiras x Athletico-PR: onde assistir, histórico e expectativas para a partida

Palmeiras x Athletico-PR: onde assistir, histórico e expectativas para a partida

Publicado em:

Última atualização:

Domingo será dia de celebrar todas as mães do Brasil, mas também de grudar os olhos na TV ou os ouvidos no rádio para acompanhar um jogaço válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Athletico-PR.

O palco do confronto direto na parte de cima da tabela será a Arena Barueri, já que o Allianz Parque, estádio do Verdão, estará cedido para a realização de um show. Em nobre gesto, o Palmeiras anunciou que irá doar toda a renda líquida da partida para as vítimas das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.

O que esperar de Palmeiras x Athletico-PR

Campeão paranaense e dono de campanha perfeita na Copa Sul-Americana, com quatro vitórias em quatro partidas, o Athletico-PR também lidera o Campeonato Brasileiro, tendo 10 pontos após cinco rodadas. Já o Verdão, atual bicampeão do torneio, aparece na sexta colocação, com 8 pontos, ou seja, irá superar o Furacão na tabela em caso de vitória. 

Briga pelo título

Campeão brasileiro uma única vez, no distante ano de 2001, o Athletico-PR quer provar que a liderança não é por acaso e, para isso, irá lutar por sua primeira vitória fora de casa na edição atual do Brasileirão.

Até aqui, o Furacão saiu de seus domínios, onde venceu todos os três jogos já realizados (Cuiabá, Internacional e Vasco), para enfrentar Grêmio e Juventude. Após má atuação e derrota para o tricolor gaúcho, o time melhorou e empatou em Caxias do Sul, tendo até chances de sair com a vitória.

O Palmeiras, por sua vez, ainda não venceu em São Paulo: derrota para o Internacional e empates com Flamengo e São Paulo — neste último, a equipe foi visitante no Morumbis. Os dois triunfos do Verdão na competição aconteceram fora de casa, contra Vitória e Cuiabá.

Atual bicampeão brasileiro, o Palmeiras foi o melhor mandante do campeonato em 2023 e o segundo melhor em 2022, ou seja, o sucesso da equipe passa por uma sólida campanha em casa.

Horário do jogo e transmissão de Palmeiras x Athletico-PR

A partida está marcada para começar às 16 horas de domingo, mesmo horário de outros dois jogos do Brasileirão: Fortaleza x Botafogo, na Arena Castelão, na capital cearense, e Atlético-GO x Cruzeiro, no Antônio Accioly, em Goiânia.

Na rede aberta, a TV Globo transmitirá Palmeiras x Athletico-PR para São Paulo, Paraná e parte da rede. Já o canal pago Premiere irá exibir o confronto para todo o Brasil.

Prováveis escalações e jogadores-chave

Os treinadores Abel Ferreira e Cuca não divulgaram os times que mandarão a campo no domingo, mas é possível ter uma ideia das duas equipes de acordo com as escalações das últimas partidas.

Pelo lado do Palmeiras, o português Abel Ferreira tem mexido na escalação nos últimos jogos, tentando descansar atletas mais desgastados e dando passagem à joia Estêvão, cuja titularidade vem sendo pedida pela torcida.

Possível Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Endrick e Flaco López.

Já o técnico Cuca, do Athletico-PR, em seu reencontro com o Palmeiras, pelo qual foi campeão brasileiro em 2016, não terá à disposição o atacante uruguaio Canobbio, que sofreu uma lesão no tornozelo na vitória sobre o Vasco. As opções para substituí-lo são Alex Santana, Julimar, Nikão e Mastriani.

Possível Athletico-PR: Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Fernandinho, Erick e Zapelli; Cuello, Julimar e Pablo (Mastriani).

Principais jogadores do Palmeiras

O Palmeiras manteve neste ano a espinha dorsal que conquistou a Libertadores em 2020 e 2021, o Brasileirão em 2022 e 2023, a Copa do Brasil em 2020 e o tri do Paulistão entre 2022 e 2024.

Além de transformar Abel Ferreira no treinador com mais títulos na história alviverde, o atual grupo elevou vários nomes à categoria de ídolos do clube, como Weverton, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Dudu. Os vitoriosos Marcos Rocha, Murilo e Rony, entre outros, também merecem ser lembrados.

Verdão mistura experiência com a “magia” dos garotos

Novidade no elenco do Verdão em 2022, quando subiu da base com a responsabilidade de ser um dos líderes técnicos da equipe com apenas 17 anos, Endrick foi peça importantíssima na arrancada que garantiu o bicampeonato brasileiro do Palmeiras. Este ano, ainda mais à vontade, o atacante assumiu de vez o papel de protagonista da equipe. Pena para nós torcedores é que o garoto já esteja de malas prontas para o Real Madrid, que o espera em julho.

Se uma joia vai embora, outra surge com intenso brilho. Trata-se do atacante Estêvão, também de 17 anos e que já desperta o interesse de vários clubes da Europa. Insinuante e decisivo, o garoto vem pedindo passagem e parece ter conquistado de vez o posto de titular do Verdão — além de xodó “oficial” da torcida palmeirense.

Principais jogadores do Athletico-PR

Principal nome do Furacão neste início de campeonato, com dois gols e uma assistência, o uruguaio Canobbio será desfalque na Arena Barueri, já que está atualmente tratando uma lesão no tornozelo. Com isso, a responsabilidade aumenta para os demais destaques da equipe, como Bento, Erick, Pablo e Fernandinho. Este último, aliás, é a referência técnica do time, além de ter ascendência sobre o elenco — não à toa é um dos capitães do Athletico-PR.

Furacão no embalo de Fernandinho

Pretendido por diversas equipes do futebol brasileiro em 2022, quando anunciou sua saída do Manchester City, clube que defendeu por quase 10 anos, Fernandinho optou por “voltar para casa”, já que fora jogador do rubro-negro paranaense entre 2002 e 2005.

Após vestir as camisas do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e do já citado City, além de enfileirar duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (2014 e 2018), o volante de 39 anos voltou ao Athletico-PR em alto nível. Se a velocidade já não é a mesma da primeira passagem pelo Furacão, Fernandinho compensa com muita técnica e experiência.

Histórico do confronto Palmeiras x Athletico-PR

O Palmeiras leva larga vantagem no histórico geral do confronto, com 30 vitórias em 63 jogos. Além disso, foram 20 empates e 13 triunfos dos paranaenses. Contando apenas jogos pelo Campeonato Brasileiro, são 22 vitórias alviverdes, 16 empates e 11 triunfos rubro-negros.

O auge do duelo ocorreu em 2022, quando os times se enfrentaram seis vezes, por três competições diferentes: Brasileirão, Recopa Sul-Americana e Libertadores.

Se o Verdão levou a Recopa após um placar agregado de 4×2 (vitória por 2×0 em São Paulo e empate por 2×2 em Curitiba), o Furacão comemorou o triunfo na semifinal da Libertadores, quando avançou à decisão, na qual perderia para o Flamengo, após vencer em casa por 1×0 e empatar fora por 2×2.

Últimos 10 jogos entre as equipes

  • Palmeiras 1×0 Athletico-PR (04/11/2023) – Campeonato Brasileiro de 2023.
  • Athletico-PR 2×2 Palmeiras (02/07/2023) – Campeonato Brasileiro de 2023.
  • Athletico-PR 1×3 Palmeiras (25/10/2022) – Campeonato Brasileiro de 2022.
  • Palmeiras 2×2 Athletico-PR (06/09/2022) – Libertadores de 2022.
  • Athletico-PR 1×0 Palmeiras (30/08/2022) – Libertadores de 2022.
  • Palmeiras 0x2 Athletico-PR (02/07/2022) – Campeonato Brasileiro de 2022.
  • Palmeiras 2×0 Athletico-PR (02/03/2022) – Recopa Sul-Americana de 2022.
  • Athletico-PR 2×2 Palmeiras (23/02/2022) – Recopa Sul-Americana de 2022.
  • Athletico-PR 0x0 Palmeiras (06/12/2021) – Campeonato Brasileiro de 2021.
  • Palmeiras 2×1 Athletico-PR (28/08/2021) – Campeonato Brasileiro de 2021.

Palmeiras x Athletico-PR no Campeonato Brasileiro 2024

Depois da partida de domingo, Palmeiras e Athletico-PR novamente voltarão suas atenções para as competições sul-americanas, nas quais vão muito bem.

O Verdão, líder do grupo F da Taça Libertadores com 10 pontos após quatro partidas, irá a campo na próxima quarta-feira, no Allianz Parque, para enfrentar o Independiente del Valle, do Equador.

O Furacão, por sua vez, primeiro colocado do grupo E da Copa Sul-Americana, com quatro triunfos em quatro partidas, receberá o Danubio, do Uruguai, na Ligga Arena. Pelo Brasileirão, o Athletico-PR voltará a campo no dia 18, contra o Fortaleza, fora de casa, ao passo que o Palmeiras visitará o Criciúma, um dia depois