Palmeiras Copa do Brasil é um tema recorrente entre os fãs de futebol e torcedores do time. Entender um pouco da trajetória palmeirense é fundamental para compreender melhor a história do esporte.
Com uma torcida que conta com mais de 15 milhões de pessoas e sendo um time centenário, o Palmeiras possui uma longa história. Com a descendência italiana, o Palmeiras foi criado no berço da comunidade italiana em São Paulo e no início dos anos 1900 no bairro do Brás. Além disso, é um dos poucos times com dois mascotes: o porco e um periquito.
Quer descobrir um pouco mais sobre a trajetória Palmeiras Copa do Brasil, como surgiu o time esportivo, curiosidades e muito mais? Então continue a leitura deste conteúdo até o final e confira!
Criação do time Palmeiras
Organizaram uma associação esportiva para a sua representação em 1914. Assim, nasceu o time Palestra Itália primeiro, nome do Palmeiras que foi concedido após uma reunião entre uma grande variedade de nacionalidades. Isso porque possuía italianos, brasileiros, dois portugueses e um espanhol.
O seu primeiro nome, Palestra Itália, é uma abreviação do italiano que significa ginásio ou academia, remetendo assim diretamente à prática de esportes.
Criado em 26 de agosto de 1914, o seu primeiro jogo ocorreu em 24 de janeiro de 1915 contra o time de Savoia, na cidade de Sorocaba. Neste, o Palmeiras foi vitorioso por 2×0. Além disso, nos anos seguintes, com o apoio da Companhia Matarazzo, o time comprou o campo de futebol e boa parte do Parque Antártica.
Mais para frente, a equipe venceu competições nacionais e estaduais, além dos confrontos contra os seus dois rivais São Paulo e Corinthians. O time do Palestra Itália enfrentou o Corinthians pela primeira vez em 1918 e conquistou a vitória por 3×0.
Como surgiu o nome Palmeiras
A transição do nome Palestra Itália para Palmeiras se deu na década de 40, quando o Brasil estava participando da Segunda Guerra Mundial e o atual presidente da época Getúlio Vargas proibiu que as instituições esportivas tivessem nomes referentes aos países do eixo da Alemanha, Japão e Itália.
Assim, devido à guerra, o nome foi alterado para Palestra São Paulo, de modo que a alteração não foi suficiente sob grande ameaça de não participar dos campeonatos e sofrendo várias perseguições. Portanto, decidiram trocar o nome para o Palmeiras, mantendo o verde do uniforme e a letra “P” no símbolo, com o intuito de amenizar os ataques devido à descendência de italianos do time.
O seu primeiro jogo com o nome Palmeiras aconteceu contra o seu atual rival São Paulo; os jogadores entraram em campo com a bandeira do Brasil acompanhados de um oficial do exército.
Palmeiras Copa do Brasil
Atualmente, o time ocupa um dos lugares com a maior posições, sobretudo quando falamos em Palmeiras Copa do Brasil. Sendo um dos times que possuem mais títulos, um dos maiores campeões do Brasil, o time possui quatro Copas do Brasil do ano de 1998, 2012, 2015 e 2020.
O estádio do Palmeiras é o Allianz Parque, também conhecido como Arena do Palmeiras, inaugurado em 2014. O estádio é um dos mais modernos e avançados da América Latina, proporcionando experiência única para todos os torcedores. Cada jogo é um verdadeiro show.
Rivalidade Palmeiras Copa do Brasil
Como o futebol é um jogo que aquece os corações, a rivalidade do Palmeiras é histórica e intensa, principalmente entre Palmeiras e Corinthians, jogo conhecido como Derby Paulista. É uma das disputas mais acirradas e mais aclamadas no futebol brasileiro.
O São Paulo é outro grande rival, de modo que, quando eles se enfrentam, o evento tem o nome de Choque-Rei. Santos, rival do grande Palmeiras, tem duelo conhecido como Clássico da Saudade.
Torcida Palmeiras
A sua torcida, conhecida como Mancha Verde, é uma das mais fiéis engajadas de toda a nação. Ainda, se mostra famosa pelo seu apoio e sua presença incontestável em todos os jogos do time.
E o Mundial?
O Palmeiras possui um grande fato cômico: várias pessoas zoam o time pelo fato de ele não possuir o Mundial. Após vários debates, o time venceu um campeonato em 1951 que contou com a participação de times europeus e sul-americanos. Apesar de o campeonato ser chamado Campeonato Mundial de Clubes, a FIFA não reconhece esse torneio sendo o primeiro Mundial.
A instituição declarou que apenas as equipes que venceram competições criadas após os anos 2000 são consideradas campeãs mundiais. Logo, torneios anteriores a esse período são vistos como competições de nível mundial, mas não como o Mundial de Clubes. Dessa forma, o Palmeiras não possui um Mundial, embora tenha títulos de nível mundial.