Início » Futebol » Começo “tarde” no futebol e artilharia no Vasco: conheça a trajetória de Pablo Vegetti

Começo “tarde” no futebol e artilharia no Vasco: conheça a trajetória de Pablo Vegetti

Publicado em:

Última atualização:

Um dos principais jogadores do Vasco, Pablo Vegetti tem uma carreira diferente do comum para jogadores de futebol. Além de ter se tornado profissional já adulto, o atacante passou por times das três divisões do Campeonato Argentino, não conseguindo se destacar até a sua ida para o Boca Unidos. Conheça a trajetória dele!

Carreira de Pablo Vegetti

Pablo Vegetti nasceu na pequena comunidade de Santo Domingo, na Argentina, em 15 de outubro de 1988. Apesar do destaque no Vasco atualmente, quem assiste e torce pelo argentino não imagina que seu talento tenha demorado para aparecer. 

Por mais que a paixão dele pelo esporte seja antiga, sua principal opção de carreira era cursar faculdade. Assim, ele passou um período estudando Ciências Contábeis, embora tenha mudado para Educação Física posteriormente. Apesar do desejo, não conseguiu se formar.

Já “velho” para o futebol, o atleta iniciou sua carreira aos 23 anos com o Atlético Villa San Carlos. Como ele não teve passagem por categorias de base, o atacante teve um pouco de dificuldade no início.

Na temporada 2012-13, então, conquistou o título da terceira divisão do futebol argentino com sua equipe. Mas, além disso, se tornou artilheiro da competição ao marcar 24 gols. No entanto, o bom desempenho não se repetiu nas demais equipes.

Mudança para o Chile

Em 2013, Pablo Vegetti se transferiu para o Rangers, do Chile, tendo marcado apenas três gols em 19 jogos. Como resultado da passagem discreta, a equipe chilena o emprestou ao Ferro Carril Oeste, da Argentina. Por lá, o atacante marcou seis gols em 21 partidas.

Posteriormente, seguiu para o Gimnasia La Plata, também argentino, para a disputa da Primera División de 2014. O início do atacante não foi bom, porém, marcou em vitórias decisivas contra Boca Juniors e San Lorenzo por 2 a 0 e no empate com o River Plate por 1 a 1. No clube, teve ainda a chance de disputar a Sul-Americana.

Na sequência, o Gimnasia emprestou Pablo Vegetti ao Colón. Novamente, o jogador não se destacou, tendo marcado dois gols em 19 jogos. A questão por trás dessa passagem, no entanto, é que se tratava de seu clube do coração. De acordo com o próprio atacante, a paixão esfriou um pouco após seu período na equipe. 

“É muito difícil jogar pelo clube pelo qual é torcedor. Lamento ter ido para o Cólon, porque perdi o fanatismo e a paixão que tinha”, disse o jogador.

Salto positivo na carreira

Depois do Colón, o atleta voltou para o Gimnasia, mas não teve oportunidades. Como resultado, retornou à Primera B Nacional em 2017 para jogar no Boca Unidos. Ele, então, chamou a atenção do Instituto Atlético Central Córdoba, também da segunda divisão.

No Córdoba, marcou 15 gols em 23 jogos, assumindo a artilharia do torneio. Foi assim, então, que Pablo Vegetti chamou a atenção do Belgrano, rival local. Por lá, atingiu marcas históricas com o clube, alcançou a maior conquista da carreira e se tornou ídolo com o título da segunda divisão em 2022.

Uma vez na primeira divisão, ele marcou 13 gols e ajudou o Belgrano a terminar o Campeonato Argentino na sétima colocação em 2023. Como resultado, passou de jogador rival para um dos maiores da história da equipe celeste. Ao todo, marcou 63 gols em 117 jogos disputados, tendo se tornado o 14º maior artilheiro do clube. 

Pablo Vegetti no Vasco

Em 4 de agosto de 2023, Pablo Vegetti se tornou oficialmente jogador Vasco em um contrato válido até julho de 2024. Mas, apesar de uma carreira irregular, o jogador conseguiu manter o nível em relação à sua passagem no Belgrano.

O atleta fez sua estreia pelo Vasco diante do Grêmio no dia 6 de agosto de 2023. Na ocasião, saiu do banco de reservas e marcou o gol da vitória, encerrando um jejum de oito jogos em relação ao adversário. Ao longo do Campeonato Brasileiro, o atacante disputou 21 partidas e marcou dez gols, sendo um dos principais nomes da permanência de sua equipe na Série A.

Em 2024, então, apesar do Vasco ter caído nas semifinais, Pablo Vegetti se estabeleceu como artilheiro da Copa do Brasil ao marcar sete gols. Até o momento, o jogador marcou 30 gols em 71 partidas disputadas com a camisa cruzmaltina. Com o número, ele já aparece entre os quatro maiores artilheiros estrangeiros da história do time.