Início » Futebol » Quais times Bruno Lage comandou no Brasil e na Europa

Quais times Bruno Lage comandou no Brasil e na Europa

Publicado em:

Última atualização:

Entre o futebol europeu e o brasileiro, não foram muitos os times dirigidos por Bruno Lage. Atualmente sem comandar nenhum time, o técnico Bruno Lage deixou mais arrependimentos do que saudades em sua primeira e última passagem pelo Brasil. O português esteve à frente do Botafogo em uma curta passagem entre julho e outubro que acabou de forma polêmica.

Lage assumiu o clube carioca quando este estava em uma boa fase no Campeonato Brasileiro de 2023. Na época, o antigo técnico, Luis Castro, havia deixado o Fogão como líder folgado do Brasileirão. Com a ida de Castro para o Al Nassr, da Arábia Saudita, Lage assumiu o comando do clube.

No entanto, sua campanha frente ao time da estrela não agradou em nada a torcida alvinegra. Foram 16 jogos no comando do Botafogo, com apenas cinco vitórias. Por outro lado, foram sete empates e quatro derrotas sob sua batuta.

A gota d’água para a queda de Bruno Lage foi o empate do Fogão com o Goiás em pleno estádio Nilton Santos. A torcida clamava pela entrada de Tiquinho Soares em campo, mas o técnico optou por começar a disputa com o jogador no banco de reservas. Sob gritos de “burro”, Lage deixou o campo após a partida e o Botafogo pôs fim ao contrato.

Os times que Bruno Lage dirigiu no futebol europeu

O comando do Botafogo foi a primeira – e única até o momento – atuação de Lage no futebol brasileiro. Entretanto, o técnico começou a construir sua carreira em seu país de origem, Portugal, nos times de base do Benfica.

Bruno Lage, diferentemente de seus colegas de profissão, não passou do posto de jogador para técnico. Ele nunca entrou em campo para defender um time, mas aos 21 anos já estava envolvido com o universo do futebol como preparador físico. Em 2004, ele assumiu o time sub-11 do Benfica, seguindo depois para o sub-17 e o sub-19. 

Mas somente em 2018 Lage chegou ao time B do Benfica, enquanto o time principal apresentava uma campanha irregular sob a direção de Rui Vitória. Assim, Bruno Lage conquistou o posto de técnico de uma das equipes mais tradicionais de Portugal, levando-os a ganhar o título português na temporada 2018/19.

Com Lage, o Benfica também conquistou a Supertaça de Portugal. Contudo, após apresentar um desempenho bem abaixo do esperado na temporada seguinte, Bruno Lage foi dispensado pelo clube. Porém, ele não ficou muito tempo afastado dos campos. Em 2021, foi a vez do Wolverhampton contratar o técnico português. 

A passagem de Lage pelo time britânico começou promissora, com o técnico levando o clube à 10º posição na temporada 2021/22 da Premier League. Sob seu comando, os Lobos venceram grandes times como o Tottenham e o Manchester United. Bruno Lage, no entanto, viu sua história se repetir. Isso porque a temporada seguinte foi novamente ruim para a equipe britânica – e consequentemente para o técnico português. Com isso, em 2023, o Wolverhampton rescindiu seu contrato com Lage.

Além dos times que dirigiu, Lage também passou por outros clubes como Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, Sheffield Wednesday, da Inglaterra, e Swansea City, do País de Gales. Mas, nesses casos, ele atuou apenas como auxiliar técnico de Carlos Carvalhal.