Início » Futebol » Veja quem são os maiores artilheiros da história do Uruguai

Veja quem são os maiores artilheiros da história do Uruguai

Publicado em:

Última atualização:

Certamente, são muitos os craques passaram pelos gramados da Copa do Mundo pela seleção do Uruguai e ajudaram a colocar a América do Sul na posição de destaque que tem hoje quando o assunto é futebol. Neste post, você vai saber quem são os maiores artilheiros da história do Uruguai, isto é, as lendas que marcaram a história do futebol Celeste.

Luis Suárez

Você com certeza já ouviu falar do Luis Suárez, não é? O jogador uruguaio tem mais de 500 gols na carreira e é o quinto maior artilheiro do futebol em atividade

Nesse sentido, Luis Suárez participou de quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022) e fez 68 gols pela Seleção do Uruguai. Além disso, Suárez tem passagens pelo Nacional, Groningen, Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid em seu currículo.

Atualmente, acima do uruguaio em número de gols, estão apenas os atacantes Cristiano Ronaldo, Messi, Lewandowski e Ibrahimovic.

Ainda recebeu a Chuteira de Ouro de maior goleador da Europa em 2014 e 2016. Inclusive, em 2014, dividiu o prêmio com Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro do mundo.

Hoje em dia, o atleta joga pelo Inter Miami, após participar da equipe do Grêmio durante uma temporada. 

Edinson Cavani

Ademais, outro nome que entra para a lista dos maiores artilheiros do Uruguai é Edinson Cavani. Cavani foi um dos melhores atacantes de sua geração pela Seleção Uruguaia. Atualmente, o jogador atua no Boca Júniors, aos 37 anos.

Por sua vez, o uruguaio conhecido como “El Matador” já ultrapassou a marca dos 430 gols marcados, sendo 200 deles pelo Paris Saint-Germain. Assim, é tido como maior artilheiro do PSG de todos os tempos e um dos maiores nomes da sua geração.

Diego Forlan

Diego Forlán é filho do ex-jogador de futebol Pablo Forlán. Durante sua época jogando no Uruguai, o atleta passou pelas categorias de base do Peñarol e do Danubio.

Desde então, Forlán se tornou um dos principais jogadores e terceiro maior goleador do Uruguai, marcando um total de 36 gols ao longo de 108 disputas. Jogou as Copas do Mundo de 2002, 2010 e 2014; quando, em dez jogos, marcou seis vezes.

Ainda, durante sua carreira, o atleta passou por  diversos clubes, como Avellaneda, Manchester United, Villareal, Internacional de Porto Alegre, Cerezo Osaka, Mumbai City e Kitchee.

Sebastian Abreu

Sebastian Abreu, ou Loco Abreu, para os mais íntimos, iniciou sua carreira nos gramados no Defensor Sporting, clube uruguaio, durante os anos de 1994 e 1995. 

Um dos maiores artilheiros do mundo, o atacante disputou a Copa América de 1997, 2007 e de 2011, assim como as Copas do Mundo de 2002 e 2010. Por consequência, já marcou 26 gols e é o sétimo maior artilheiro do time Celeste.

Após uma carreira brilhante, o uruguaio anunciou sua aposentadoria aos 44 anos, em 2021. 

Hector Scarone

Muitos torcedores consideram Héctor Scarone um dos melhores jogadores do mundo em seu auge. Ao longo de sua carreira, venceu o Campeonato Sul-Americano quatro vezes (1917, 1923, 1924 e 1926) e ajudou o Uruguai a conquistar seu título da Copa do Mundo de 1930.

Assim, foram 31 gols em 52 jogos defendendo a Seleção Celeste. Recebeu o apelido de “El Mago” e é, de fato, um dos dois únicos campeões mundiais da história do futebol do século XIX. 

Oscar Miguez

Óscar Omar Miguez Antón nasceu em Montevidéu, 1927, e foi titular da Seleção Uruguaia campeã mundial de 1950. Ao longo de oito anos jogando na Seleção do Uruguai, marcou 27 gols nos 39 jogos que disputou. 

Pedro Petrone

Pedro Petrone foi o atleta mais jovem a conquistar a medalha de ouro olímpica, nos anos de 1924 e 1928 pelo Uruguai. Além disso, também levantou a taça Mundial pela Seleção Celeste em 1930.

Nesse cenário, o jogador marcou 24 gols em 29 partidas oficiais pelo Uruguai. Contudo, se considerarmos as partidas não oficializadas pela FIFA, Petrone participou de 80 jogos pelo Uruguai, quando marcou 36 gols.

Logo, também entra para o ranking dos maiores artilheiros da história do Uruguai.

Severino Varela

Da mesma forma, Severino Varela também aparece neste ranking. 

O jogador uruguaio possui 15 gols pela Copa América e venceu a edição de 1942, tornando-se ídolo da seleção. Além disso, teve passagens pelo Peñarol e Boca Juniors – clubes mais emblemáticos do Uruguai e da Argentina nos anos de 1930 e 1940.

Angel Romano

Ángel Romano é seis vezes vencedor da Copa América e foi oito vezes campeão uruguaio, nos anos 1915, 1916, 1917, 1919, 1920, 1922, 1923 e 1924. Durante sua trajetória na seleção uruguaia, Romano disputou um total de 70 jogos, nos quais marcou 28 gols. No mais, conquistou a medalha de ouro olímpica em 1924.

Hector Castro

Por fim, este é o último nome da nossa lista sobre os maiores artilheiros da história do Uruguai. Dessa maneira, Hector Castro é pouco conhecido fora de sua terra de origem., mas foi um grande nome para os uruguaios durante seus tempos em atividade.

Nesse sentido, Castro foi responsável pelo primeiro e o último gol do Uruguai na primeira Copa do Mundo de 1930 e fez parte da seleção que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928.

Contudo, tem algo sobre Hector que mostra sua habilidade para superar as adversidades e se tornar um dos maiores jogadores de seu tempo: ele não tinha uma mão. 

Isto é, ele perdeu o antebraço direito em um acidente com uma motosserra quando criança. Por esse motivo, ganhou o apelido de “El Manco”.