Terminando na sexta posição do campeonato francês, o Olympique Lyonnais vê sua boa fase voltando aos poucos. Agora tendo como proprietário John Textor, a trajetória da equipe que antes lutava contra o rebaixamento no início da temporada agora é de retorno de disputa dos torneios continentais. Nas últimas quatro partidas da League One, foram quatro vitórias seguidas e uma esperança de melhoria para os próximos anos.
O plantel que já dominou a França no início do século teve períodos conturbados com a ascensão do PSG e má escolhas da diretoria. Ainda assim, o clube teve a passagem de bons atletas brasileiros nesse período, como: Lucas Paquetá, Bruno Guimarães, Lucas Perri e Adryelson. Vale destacar que todos esses jogadores já estiveram presentes na Seleção Canarinho e alguns disputaram a Copa do Mundo de 2022.
Quer saber mais sobre a história do Olympique Lyonnais? Acompanhe a leitura do artigo para entender seus títulos, estatísticas e o bom momento do plantel em sua região.
A história e os títulos do Olympique Lyonnais
Fundado em 1899, o Olympique Lyonnais, popularmente conhecido como Lyon, é criado após desacordos da equipe multiesportiva Lyon Olympique. Suas eras mais vitoriosas são no período dos anos de 1960 e no início do século XXI. Ainda assim, o clube conquistou seu primeiro campeonato francês em 1910.
Buscando por grandes aspirações e a alcançar a escala de potência europeia, é em 1987, com o controle de Jean-Michel Aulas, que ocorrem os primeiros investimentos na estrutura do elenco. Mas é a partir dos anos 2000 que o plantel passa a ser conhecido, principalmente com a vinda de Juninho Pernambucano para a equipe.
Após ficar em segundo lugar na League One de 2001, o atleta brasileirou liderou os leões para sete títulos consecutivos nos pontos corridos da França. Vale destacar que esse foi o primeiro, e até então único, da equipe a conquistar esse feito. Confira todas as taças conquistadas pelo plantel de Olympique Lyonnais:
- 7 Campeonatos Franceses
- 5 Copas da França
- 8 Supercopas da França
- 1 Copa da Liga
- 3 Campeonatos de 2ª Divisão
- 1 Copa Intertoto da UEFA
Embora tenha dominado por um período a França, o Lyon nunca chegou de fato a emergir como uma potência na Europa, chegando ao máximo nas semifinais da Champions League. Atualmente, o clube é comandado pelo empresário norte-americano John Textor e busca voltar a ter protagonismo no futebol. Ainda assim, desde a saída de Juninho Pernambucano da equipe, muitos veem o plantel como um coadjuvante para o time do PSG.
Vale destacar que, embora não tenha mais os mesmos holofotes de antes, o Olympique Lyonnais recentemente repetiu o feito de ficar entre os quatro melhores da Champions League ao vencer a Juventus de Cristiano Ronaldo e o Manchester City de Pep Guardiola. Ainda assim, perdeu para os Bavaros, comandados por Hansi Flick.
Plantel e momento atual
Atualmente comandado pelo técnico Pierre Sage, o Olympique Lyonnais fez um bom final de temporada e se classificou para a Conference League de 2025. Após ficar no meio da tabela por vários anos consecutivos, o ano dos leões marca sua volta para os campeonatos europeus.
Com uma boa administração de John Textor e contratações pontuais para a temporada, confira o plantel detalhados dos jogadores que participaram das vitórias em sequência do clube francês:
Goleiros: Lucas Perri, Anthony Lopes e Justin Bengui João.
Defensores: Moussa Niakhaté, Jake O’Brien, Sinaly Diomandé, Adryelson, Dejan Lovren, Mamadou Sarr, Nicolás Tagliafico, Achraf Laâziri, Saël Kumbedi, Clinton Mata e Irvyn Lomami.
Meio-campistas: Johann Lepenant, Nemanja Matic, Paul Akouokou, Maxence Caqueret, Orel Mangala, Corentin Tolisso, Mahamadou Diawara, Mohamed El Arouch, Florent Sanchez, Ainsley Maitland-Niles, Malick Fofana e Rayan Cherki.
Atacantes: Saïd Benrahma, Gift Orban, Alexandre Lacazette, Amin Sarr e Mama Baldé.
Nas estatísticas do elenco, a faixa etária da equipe é de 24 anos. Além disso, seu valor total de mercado é de 213 milhões de euros e conta com nove jogadores presentes em suas seleções.
Entre os destaques do time, o atacante Lacazette é a principal liderança do plantel. Sendo cotado entre os melhores jogadores da Ligue One da temporada, o artilheiro ficou atrás apenas de Kylian Mbappé pela disputa da chuteira do torneio. No total, foram 19 gols para o camisa 10 do Olympique Lyonnais. Outros futebolistas que tiveram holofotes na liga foram o centroavante Gift Orban e o ponta esquerda Saïd Benrahma.
Para a temporada de 2024/2025, o plantel dos Leões já conta com o reforço do argentino Thiago Almada, que irá atuar pelo Botafogo até o final do ano e em seguida irá se transferir para a França. Com 23 anos, o meia já tem 183 partidas e 50 gols na carreira.